Buscar

APOL 02 SEGURANÇA DE EXECUTIVOS E DIGNATARIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Tecnologia Aplicada à Segurança
“Um SAI - Sistema de Alarme e Intrusão é composto de um painel de intrusão ou de uma central de alarme – geralmente, uma placa eletrônica na qual se inclui a fonte de alimentação e o carregador da bateria, uma caixa de proteção, um transformador de alimentação e uma bateria de backup, o teclado de operação, os sensores de alarme e as sirenes de alerta.”
 (ALMEIDA, Carlos André Barbosa de. Tecnologia aplicada à segurança: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2018)
Com base no livro da disciplina, sobre as fontes de energia principal e auxiliar, analise os itens abaixo e, depois, assinale a alternativa que apresente apenas os itens corretos.
I. Deve-se verificar se os circuitos que alimentam os sistemas estão identificados e se certificar que não compartilham ligações com outros equipamentos.
II. Existe a preocupação com a autonomia da fonte redundante, ou seja, por quanto tempo o sistema auxiliar de energia é capaz de manter os equipamentos funcionando normalmente na ausência da energia da concessionária.
III. Para o dimensionamento da fonte de alimentação, a responsabilidade é do gestor de segurança, o qual tem de considerar o tipo de alimentação disponível, as características da rede de energia fornecida pela concessionária, bem como do consumo das cargas e dos equipamentos do sistema.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens I e II estão corretos.
Você acertou!
Alternativa correta.
Os itens I e II estão corretos.
Deve se verificar se os circuitos que alimentam os sistemas estão identificados e se certificar que não compartilham ligações com outros equipamentos.
Existe a preocupação com a autonomia da fonte redundante, ou seja, por quanto tempo o sistema auxiliar de energia é capaz de manter os equipamentos funcionando normalmente na ausência da energia da concessionária.
O item III está incorreto: Para o dimensionamento da fonte de alimentação, o projetista tem de considerar o tipo de alimentação disponível, as características da rede de energia fornecida pela concessionária, bem como do consumo das cargas e dos equipamentos do sistema.
Referência: ALMEIDA, Carlos André Barbosa de. Tecnologia aplicada à segurança: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 85 e 86.
	
	C
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	D
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o item III está correto.
Questão 2/5 - Segurança Executiva e de Autoridades
“Os efeitos produzidos pelos resultados dos processos de segurança se alastram rapidamente pelos ambientes da organização e têm potencial de impacto em todos os demais processos operacionais”
(TAMMENHAIN, Antonio Carlos. Gestão de operações de segurança: estratégia e tática. Curitiba: Intersaberes, 2019)
Com base no livro base da disciplina, analise os itens abaixo sobre a estrutura de recursos humanos necessária para o melhor desempenho das missões de proteção e, depois, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. O tamanho de uma seção de proteção de autoridades e executivos dependerá da natureza do cargo da autoridade/executivo e do órgão responsável pela missão.
II. O efetivo necessário poderá variar conforme a necessidade.
III. Será possível conceber estrutura menor, mantendo-se, no entanto, as atividades previstas, uma vez que elas representam praticamente todas as variáveis envolvidas na proteção de autoridade e executivos.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas os itens I e II estão corretos.     
	
	B
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	C
	Os itens I, II e III estão corretos.
Alternativa correta.
O tamanho de uma seção de proteção de autoridades e executivos dependerá da natureza do cargo da autoridade/executivo e do órgão responsável pela missão.
O efetivo necessário poderá variar conforme a necessidade.
Será possível conceber estrutura  menor, mantendo-se no entanto, as atividades previstas, uma vez que elas representam praticamente todas as variáveis envolvidas na proteção de autoridade e executivos.
Referência: AGIBERT, Claudionor. Segurança executiva e de autoridades. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 64 a 67.
	
	D
	Apenas  os itens II e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o  item III está correto.
Questão 3/5 - Segurança Executiva e de Autoridades
(AGIBERT, Claudionor. Segurança executiva e de autoridades. Curitiba: Intersaberes, 2017)
Com base nos estudos realizados na disciplina, analise a figura acima e marque a alternativa que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Modelo de organização de uma empresa de segurança patrimonial.
	
	B
	Modelo hierárquico de um detetive profissional.
	
	C
	Modelo de uma instituição pública responsável pelo controle de operações de trânsito.
	
	D
	Modelo de organograma de uma seção de proteção.
Você acertou!
Alternativa correta.
Modelo de organograma de uma seção de proteção
Referência: AGIBERT, Claudionor. Segurança executiva e de autoridades. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.  65.
	
	E
	Modelo da estrutura de compliance.
Questão 4/5 - Tecnologia Aplicada à Segurança
“Os Sistemas de Alarme de Intrusão (SAI) são os mais comumente utilizados na proteção patrimonial em razão da facilidade de operação, do baixo custo e do alto nível de eficiência quando corretamente projetados e instalados.”
 (ALMEIDA, Carlos André Barbosa de. Tecnologia aplicada à segurança: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2018)
Conforme o livro base da disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta informações corretas em relação ao painel de alarme:
Nota: 20.0
	
	A
	O painel de alarme pode ser programado para operar de diversos modos, conforme a posição na instalação, de acordo com o fabricante, pode haver diferenças na nomenclatura e nos tipos de painéis disponíveis.
	
	B
	O painel de alarme é um console para a visualização do status das zonas e dos sensores, devendo ser instalado em local de fácil acesso.
	
	C
	O painel de alarme é um dispositivo de alerta destinado a causar impacto psicológico sobre quem estiver violando o sistema de alarme, pois, ao se quebrar o anonimato, a capacidade de sucesso na ação é reduzida.
	
	D
	O painel de alarme é o cérebro do sistema e deve ser instalado em local abrigado, com alimentação elétrica adequada, aterramento elétrico e linha de comunicação por telefone ou por modem GPRS.
Você acertou!
Alternativa correta.
O painel de alarme é o cérebro do sistema e deve ser instalado em local abrigado, com alimentação elétrica adequada, aterramento elétrico e linha de comunicação por telefone ou por modem GPRS.
Referência: ALMEIDA, Carlos André Barbosa de. Tecnologia aplicada à segurança: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 77.
	
	E
	O painel de alarme deve permanecer em local de fácil acesso, de acordo com as recomendações do fabricante, deve permanecer junto com o teclado, inclusive na parte externa, considerando que os sensores são a parte mais importante de um sistema de intrusão.
Questão 5/5 - Tecnologia Aplicada à Segurança
Fonte:https://canaltech.com.br/seguranca/embratel-anuncia-wi-fi-seguro-solucao-de-conexao-sem-fio-para-empresas-142167/ Acesso em 01/07/2019 às 15h05m.
Conforme o livro base da disciplina, qual a função do gestor em relação aos equipamentos de segurança que fazem parte do sistema sem fio?
Nota: 20.0
	
	A
	Cabe ao gestor de segurança realizar a programação do sistema sem fio para evitar que mais pessoas tem acesso a configuração e protocolos.
	
	B
	Cabe ao gestor analisar o melhor meio para atender às necessidades do projeto, sempre optando por sistemas sem fio.
	
	C
	Não cabe ao gestor de segurança especificar ou definir a tecnologia, a faixa de frequência ou mesmo a potência dos equipamentos no projeto, mas ele deve dominar as regulamentações da Anatel para realizar solicitações aos fornecedores do sistema.
Você acertou!
Alternativa
correta.
Não cabe ao gestor de segurança especificar ou definir a tecnologia, a faixa de frequência ou mesmo a potência dos equipamentos no projeto, mas ele deve dominar as regulamentações da Anatel para realizar solicitações aos fornecedores do sistema.
Referência: ALMEIDA, Carlos André Barbosa de. Tecnologia aplicada à segurança: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 70.
	
	D
	Não cabe ao projetista, mas ao gestor, definir todos os equipamentos e as tecnologias sem fio a serem utilizadas na segurança patrimonial, incluindo as questões que envolvem a prestação de serviços como escolta armada, transporte de valores e outros.
	
	E
	Ao gestor de segurança cabe dimensionar os serviços e os equipamentos do sistema sem fio, imprescindíveis à segurança do cliente, definindo as característica, frequência e potência dos sistemas, apresentando total domínio quanto as regulamentações da Anatel.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando