Buscar

DISCURSIVA PISICOLOGIA E EDUCAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antônia Fabíola da Silva Matos (1499486)
	
	Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454433) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14732127
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A escola é, sem dúvida, uma articuladora da promoção humana, tornando o indivíduo, que por ela passa, um ser preparado para viver na sociedade futura. "Assim, a vida social é tão importante para os seres humanos que necessita de um processo de construção de conhecimento que ensina sobre as regras que regulam as relações sociais e nossa conduta nas quais se desenvolve nossa vida" (OLIVEIRA, 2014, p. 41). Neste sentido, disserte sobre as intercorrências entre a escola e a sociedade, descrevendo os fatores que impedem a união entre a escola e a sociedade de modo geral.
FONTE: OLIVEIRA, Fernanda Germani de. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Indaial: Uniasselvi: 2014.
	Resposta Esperada:
A escola, em seu papel de formadora, e a sociedade, que por ela é formada, lutam pela consonância de respeito e a vivência real de suas atribuições. A escola, por ser um instrumento de mediação entre o conhecimento e a preparação do indivíduo, precisa ser vista com um pouco mais de responsabilidade, seja pelos os pais, seja pelos alunos e também pela sociedade em geral. Um dos fatores principais que impedem a evolução da educação em nosso país é a troca de responsabilidades ou a chamada inversão de valores, em que um delega responsabilidades específicas ao outro, visto que os fins não justificam os meios. Então, é preciso refletir o porquê disso ocorrer, analisando em que situações isso pode ser aceitável. É preciso entender que o aluno vai à escola para aprender, e o professor para ensinar, sem esquecer que a educação de modos vivenciais é de responsabilidade dos pais, e o aperfeiçoamento dos alunos é feito na escola. Pensado isto, ainda se precisa lembrar que os poderes públicos são os responsáveis pelo provimento de pessoal e manutenção da escola como um todo, além da valorização do termo educação com responsabilidade máxima.
	2.
	Para que ocorra a escolarização e a educação aconteça com sucesso, apenas o empenho e a dedicação da instituição escolar não são suficientes. Esta é uma ação que pressupõe um trabalho mais envolvente e articulado, entre a escola, pais e professores. Descreva como  esta articulação pode acontecer, com sucesso, considerando a família como primeira instituição social e a escola como continuidade dela.
	Resposta Esperada:
* A família é considerada a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos da criança. * A escola é o campo específico para a ação da prática educativa. * Sem o apoio da família, o sucesso da escolarização fica comprometido. * As crianças aprendem em toda parte, na interação social, na cooperação, fundamentalmente por meio do diálogo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais