Buscar

Desenho Artístico 3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho Artístico (GRA02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455754) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13661968
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A arte acadêmica teve seu início com o movimento artístico Neoclassicismo, que buscou seguir as normas apontadas pelas academias de arte daquela época. Ao longo da história, a arte acadêmica foi produzida, assim como a arte moderna que surgiu a partir do século XIX, em meio a inovações tecnológicas. Disserte sobre as principais diferenças entre a arte acadêmica e a arte moderna.
	Resposta Esperada:
Na arte acadêmica, podemos citar os movimentos artísticos: Neoclassicismo, Romantismo e o Realismo. Cada período possui suas características particulares, de acordo com o contexto histórico em que aconteceram, mas seguiam as regras da academia. Já na arte moderna, é possível ver um rompimento dos ideais que permeavam a arte acadêmica. Os artistas passam a ser mais livres para criarem suas obras, para promoverem reflexão sobre a arte, que é uma representação criada pela mente, imaginação e emoção do artista, ou também para criarem algo totalmente novo.
	2.
	Jean Piaget foi um estudioso do desenho infantil, contribuiu para a compreensão das diferentes etapas em que a criança vai desenvolvendo essa importante linguagem. Na fase que vai do 0 aos 2 anos de idade, o autor classifica como sensório-motora e com relação ao desenho é a chamada fase da garatuja. Disserte sobre o desenho para a criança nessa fase da garatuja.
	Resposta Esperada:
Nessa fase, a criança busca o visual do objeto e desenha por prazer em movimentar o lápis sobre o papel. As cores não são utilizadas na busca pela representação, apenas para a criança observar o contraste que elas produzem sobre o papel. A garatuja pode ser dividida em dois momentos: inicialmente é a chamada garatuja desordenada, pois a criança faz amplos movimentos, sem uma ordem ou qualquer intenção de representar algo real. Já na fase da garatuja ordenada, por volta dos dois anos, a criança não desenha fora da folha, como na fase anterior. É possível perceber que animais e pessoas começam a ser representadas, mas de maneira rudimentar e imaginária. O desenho que a criança produz tem um significado para ela, porém a imagem apresentada nem sempre se refere ao objeto ou elemento imaginado.
Parte inferior do formulário