Buscar

AVALIANDO AV1 - PROC PENAL ii

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702335657)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em uma colisão de veículos, uma das vítimas sofre lesões corporais. Ela é levada a um hospital particular, onde fica internada por alguns dias. Quando sai do hospital, as lesões já estão imperceptíveis e a vítima não comparece ao Instituto Médico Legal para fazer o exame de corpo de delito. O Ministério Público oferece a denúncia instruída com os exames feitos no hospital em que a vítima foi atendida e arrola o médico responsável como testemunha. Assinale a resposta que descreve o procedimento correto:
		
	 
	O juiz deve receber a denúncia pois a falta do exame de corpo de delito pode ser suprida por outras provas, notadamente a prova testemunhal, no caso de desaparecimento dos vestígios;
	
	O juiz deve receber a denúncia pois a falta do exame de corpo de delito pode ser suprida pela confissão do acusado, desde que feita perante o juiz e na presença do defensor;
	
	O juiz deve suspender o recebimento da denúncia e intimar as partes para que formulem quesitos ao médico responsável pelo exame, de modo a suprir a falta de exame de corpo de delito.
	
	O juiz deve rejeitar a denúncia pois o desaparecimento das lesões exclui o crime de lesão corporal, inexistindo infração penal a ser apurada na hipótese;
	
	O juiz deve rejeitar a denúncia, pois o exame de corpo de delito feito por perito oficial é indispensável, não havendo no caso justa causa para a ação penal;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701966585)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca de sentença penal, assinale a opção correta.
		
	
	Não cabe emendatio libelli no segundo grau de jurisdição.
	
	Prevalece na doutrina o entendimento de que o réu em nenhuma hipótese pode apelar da própria sentença absolutória.
	 
	Em crime de ação pública, o juiz poderá reconhecer agravantes na sentença, ainda que nenhuma agravante tenha sido alegada pelo MP.
	
	Ocorrerá a mutatio libelli sem aditamento quando o juiz der ao fato definição jurídica diversa da que constar na denúncia, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Chama-se de sentença suicida a que não possui fundamentação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702017497)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca dos institutos da mutatio e emendatio libelli, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Não se admite mutatio libelli em segunda instância.
	 
	Na emendatio libelli é imprescindível a superveniência de fato não descrito na denúncia ou queixa.
	
	Segundo entendimento prevalente, a mutatio só é aplicável aos crimes de ação pública.
	
	A mutatio libelli exige, para seu reconhecimento, a apresentação de aditamento por parte da acusação.
	
	A emendatio libelli pode ser aplicada tanto em 1ª quanto em 2ª instância.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702458388)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: MPE-RRProva: Promotor de Justiça Substituto) O não cumprimento de procedimento previsto em lei pode gerar múltiplas nulidades, além de ofensas ao devido processo legal. A respeito desse assunto, assinale a opção correta de acordo com o entendimento dos tribunais superiores.
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	O acesso do MP a recibos e comprovantes de depósitos bancários entregues espontaneamente pela ex-companheira do investigado, que tiverem sido voluntariamente deixados sob a guarda dela pelo próprio investigado, é considerado meio de prova nulo.
	 
	A oitiva de policiais de forma antecipada, sob a alegação de que a atuação frequente em situações semelhantes leva ao esquecimento de fatos específicos, não configura constrangimento ilegal.
	
	A gravação ambiental realizada por um dos interlocutores, sem o consentimento do outro e sem prévia autorização judicial, é ilícita e, por isso, acarreta nulidade da prova.
	
	A técnica de depoimento sem dano nos crimes sexuais contra criança e adolescente configura-se vedada no ordenamento brasileiro, por trazer cerceamento de defesa, devido ao fato de o defensor não poder fazer a inquirição direta da testemunha.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701995550)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao interrogatório no processo penal, é INCORRETO afirmar que, de acordo com o Código de Processo Penal:
		
	
	o juiz, em qualquer modalidade de interrogatório, garantirá ao réu o direito de entrevista prévia e reservada com o seu defensor.
	
	após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.
	 
	o interrogatório do réu preso será realizado, em sala própria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que esteja garantida a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares, dispensada a presença do defensor nomeado.
	
	a todo tempo, o juiz poderá proceder a novo interrogatório de ofício ou a pedido fundamentado de qualquer das partes.
	
	excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência, se a medida for necessária para responder à gravíssima questão de ordem pública.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702246431)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No momento da prolação da sentença, o cabimento de nova definição jurídica ao fato imputado ao acusado, que não modifique a descrição fática, autoriza o juiz de direito a:
		
	 
	e) Proferir sentença de acordo com a nova definição, sem dar nova vista à defesa ou ao Ministério Público, mesmo que a pena a ser aplicada seja mais grave.
	
	d) Absolver o acusado, tendo em vista que os fatos imputados na denúncia não foram suficientemente demonstrados.
	
	c) Notificar o acusado para se defender da nova classificação, dando vista à Defensoria Pública pelo prazo de dez dias, caso não se manifeste.
	
	b) Dar vista à defesa, para que se manifeste no prazo de cinco dias, apresentando novas provas, se a pena a ser aplicada for mais grave.
	
	a) Baixar os autos ao Ministério Público, a fim de que adite a denúncia, no prazo de cinco dias, remetendo os autos ao Procurador Geral de Justiça, na hipótese de não ser ofertado o aditamento.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701419375)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Astrogildo Sequeira foi processado, tanto que as informações reunidas no inquérito policial serviram de lastro probatório mínimo para a oferta da denúncia. No curso da instrução em juízo, nada foi acrescentado, mas o magistrado entendeu que a prova pericial, mesmo realizada em sítio policial, mais a longa folha penal do acusado eram bastantes para formar o juízo de reprovação, concluindo por condenar o imputado. Isso considerado:
		
	 
	o mínimo probatório que serviu de base à denúncia não é bastante para condenar.
	
	a folha de antecedentes serve para confirmar a autoria do fato objeto da imputação.
	
	foi correta a decisão do magistrado
	
	a confissão do indiciado na delegacia, ratificada em juízo, comprova o corpus delicti
	
	a prova indiciária é aquela reunida no inquérito policial.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701419383)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	Salvo casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo.
	
	à fotografia do documento devidamente autenticada se dará o mesmo valor do original
	
	as cartas particulares, interceptadas ou obtidas por meios criminosos, não serão admitidas em juízo
	 
	Se o juiz tiver notícia da existência de documento relativo a ponto relevante da acusação ou da defesa, somente providenciará sua juntada aos autos a requerimento de qualquer das partes, não podendo agir ex officio
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701966595)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC/2011 ¿ MPE/CE - Promotor de Justiça) Sobre a sentença proferida em processo criminal, é correto afirmar:
		
	
	Se o juiz omitir-se sobre a manutenção de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, considera- se essa prorrogada automaticamente até o trânsito em julgado.
	
	O juiz fica restringido aos limites do pedido do Ministério Públicoem alegações finais se esse for de imputação menos grave do que a contida na denúncia.
	
	Em hipótese alguma poderá determinar a publicação da sentença na íntegra ou em resumo em jornal.
	 
	O juiz fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	O juiz mencionará apenas as circunstâncias agravantes ou atenuantes requeridas pelas partes em alegações finais ou debates e cuja existência reconhecer.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701948606)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Rogério está preso na Penitenciária de Valinhos, cumprindo pena por crimes de homicídio e sequestro, e responde a outro processo por crime de latrocínio na comarca de São Paulo, Capital. Há prova, nos autos, de que o agente integra uma organização criminosa e notícia de uma tentativa de resgate do detento durante o seu deslocamento até a cidade de São Paulo para participar de um determinado ato processual. Designada audiência de instrução e julgamento, o Juiz que preside o processo que tramita contra Rogério pelo delito de latrocínio, em decisão fundamentada,
		
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso a entrevista prévia e reservada com seu defensor, sendo dispensável o acompanhamento pelo preso de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, pela presença física de seu defensor no ato processual.
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com dez dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
	 
	poderá, em caráter excepcional, realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com dez dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
	
	poderá, em caráter excepcional, realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso a entrevista prévia e reservada com seu defensor, sendo dispensável o acompanhamento pelo preso de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, pela presença física de seu defensor no ato processual.

Continue navegando