Buscar

Informática para concursos de tribunais nível médio

Prévia do material em texto

INFORMÁTICA
Hardware> parte física
Software> parte lógica
Componentes básicos do pc: teclado (unidade de entrada de dados), mouse (unidade de saída de dados), monitor (unidade de saída de dados; mas também pode ser de entrada e saída que é o caso dos monitores de toque), gabinete.
Gabinete >placa mãe: (principal placa de circuito impresso onde se acoplam os periféricos do pc) >CPU/UCP/processador: (unidade central de processamento, é o cérebro do pc. EXECUTA TODAS AS INSTRUÇÕES. Determina a velocidade da máquina. Se divide em Unidade de Controle e Unidade Lógica-aritmética)
OBS> tecnologia on-board é um recurso em que os componentes vem embutidos na placa mãe. É comum encontrarmos placas mãe com placas de vídeo, som e rede on-board.
>Memórias: #principal ou primária (se divide em ROM, que é somente para leitura, veio gravada pelo fabricante com informações técnicas e primeiras instruções. É permanente, o usuário não apaga. BIOS: Motor de arranque do pc. Começa a executar a partir do rom quando o hardware é ligado. Identifica o dispositivo do sistema a ser carregado para, em última instância, executar o carregador de boot, que é a inicialização desde que se pressiona o botão LIGAR até o total carregamento do sistema operacional, POST: checagem de componentes da placa mãe, SETUP: configuração exemplos de programas que já vem gravados na memória ROM
e RAM, que é a memória de acesso aleatório. É volátil, perde o conteúdo quando o pc é desligado). É nela que os programas são manipulados. Quanto maior a RAM, maior a chance do pc desempenhar todo o potencial do processador. É possível expandir a memória RAM inserindo uma placa correspondente em um SLOT LIVRE (que é um encaixe na placa mãe para placas auxiliares, como de vídeo, som , rede e fax-modem)
OBS> cartões de memória, pendrives, memórias de câmera e smartphones geralmente usam MEMÓRIA FLASH para armazenar seus dados.
 #secundárias ou auxiliares (são dispositivos de armazenamento de dados. As informações ficam gravadas de maneira definitiva. EX: disquete/flexível/3 e meia” tem 1,44 MB, ZIP disc que é um disquete com maior capacidade de armazenamento e cabe 100 MB, CD que pode armazenar 700 MB, DVD que foi criado para armazenar imagem e som em alta qualidade e pode armazenar 4,7 GB , Blu Ray com capacidade de 25 ou 50 GB-uma ou duas camadas, pen drive, cartão de memória que pode receber qualquer tipo de informação, Fita dat que ainda é usado para backup, Disco rígido/HD <<é o mais importante porque todo pc tem e dentro dele que se armazena quase tudo, mas apesar da importância continua sendo memória secundária. O HD externo é muito usado para backup.>>
Disco Rígido HD Dispositivo de armazenamento magnético, onde as informações são armazenadas de modo não volátil.Podem ser do tipo IDE (discos mais antigos, lentos com comunicação paralela) ou SATA(discos mais novos, rápidos com comunicação serial)
Mídia: Qualquer dispositivo de armazenamento de dados.
Mídias óticas: CD, DVD, Blu Ray
CD-R x CD-RW --> O RW é regravával. O CD-R não dá para apagar o que foi gravado, mas pode-se fazer sucessivas gravações até completar a capacidade. Uma mídia CD-RW pode funcionar como um disquete desde que se formate essa mídia (pode clicar, segurar e arrastar o arquivo).
Relação entre memória principal (RAM) e secundária (HD): Programas do pc e documentos gerados estão armazenados no HD, como roupas em um guarda-roupas. O pc tira o programa do HD e leva para a memória RAM para manipular, assim como pessoas não precisam entrar dentro do guarda-roupas para pegar e usar o que está dentro dele. Quando ligamos o pc, vem para a memória RAM uma cópia do Sistema Operacional. Quando um programa está sendo executado, uma cópia dele está na memória RAM, a memória RAM é a área de trabalho do pc.
Salvar um arquivo é mandá-lo da memória RAM para uma memória secundária qualquer. Exemplo: Quando digitamos um texto, o Sistema operacional acompanha o trabalho e percebe que o usuário está demorando a salvar o arquivo, então ele salva no HD de maneira temporária
 #memória cache (auxiliar da RAM. Sua função é aumentar a velocidade final do processamento. Toda função usada repetidamente, o sistema operacional coloca na memória cache para aumentar a velocidade do processamento. Também é volátil.) Controlada pelo processador
 #memória virtual (é quando o sistema operacional utiliza parte do HD para completar a memória RAM e executar um programa que normalmente não seria executado por falta de memória RAM. A parte do HD utilizada como memória virtual é volátil. A desvantagem é que a velocidade de processamento fica comprometida) Controlada pelo sistema operacional.
Portas de comunicação: da placa mãe com os dispositivos/periféricos.
#Paralela (LPT) – impressoras
#Serial (COM) – mouse
#PS/2 – teclado e mouse
#USB – porta de padrão universal. É possível usar até 127 dispositivos USB ao mesmo tempo em uma só porta, usando um HUB USB (tipo um fio de linha, extensão...)
#Firewire – multimídia (câmeras, filmadoras... tem velocidade maior)
#HDMI
**plug and play: é um recurso do sistema operacional capaz de reconhecer e configurar (fazer o dispositivo funcionar adequadamente) automaticamente um novo dispositivo. O pen drive utiliza-se desse recurso.
Drive x Driver O drive é hardware, é peça. Driver é software, é um programa que faz o hardware funcionar. O driver vem gravado no sistema operacional ou no próprio dispositivo, então não precisa de CD nem reiniciar o pc como antigamente. Tudo graças à tecnologia plug and play.
Componentes secundários:
Impressoras e Plotter (impressora grande) – unidade de saída de dados
Scanner – unidade de entrada de dados. Trabalha com imagens (captura e entra com ela pro pc) ou texto(captura o texto e reconstitui na máquina de modo editável). Precisa usar o OCR - reconhecedor de caracter ótico. Todo scanner tem. Se não usá-lo, o texto será confundido com imagem. OBS: Uma coisa é o reconhecimento pelo sistema operacional, outra coisa é o programa que deve ser usado para que se tenha acesso ás funcionalidades do dispositivo.
Mouse – unidade de entrada de dados.
Modem – dispositivo de comunicação de micros a longa distância. É de entrada e saída de dados.
Dispositivos IDE como HD, CD-ROM, gravador de CD-ROM, gravador e leitor de DVD, unidades de fita, Zip Drives. São componentes onde sua instalação e conexão é padronizada pelos órgãos internacionais. Componentes conectados através de CABOS FLATS. Normalmente o computador possui duas interfaces IDE. Os componentes que substituíram o IDE são os SATA, mais velozes e com comunicação serial.
OBS> SISTEMA DE ARQUIVOS MAIS SIMPLES E COMPATÍVEL COM PRATICAMENTE TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS E TAMBÉM COM OS DISPOSITIVOS COMO CÂMERAS, PALMTOPS, CELULARES E MP3 PLAYERS É O FAT32. O WINDOWS 2000 OU XP PODE RECONHECER OS SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT, FAT32 E NTFS.
.........................................................................................................................................................
Software: O Sistema operacional é o software básico, gerente.O sistema operacional é um conjunto de programas, que trabalhando unificados fazem o software funcionar.
Kernel> É o núcleo do sistema operacional. O sistema operacional gerencia os processos, a memória principal, as memórias secundárias, os dispositivos de entrada e saída, sistema de arquivos, sistema de proteção (firewall, que já vem no sistema), controladores de rede.
Windows x GNU Linux dois sistemas mais conhecidos. PLATAFORMAS OPERACIONAIS. Precisam de aplicativos ou utilitários ( como o Office no caso do Windows ou BrOffice no caso do Linux. Dentro do BrOffice tem correspondentes de cada aplicativo do Windows: Word – Writer, Excel – Calc, Access – Base, Powerpoint – Impress.
O navegador padrão do Windows (browse) é o Internet explorer. O do Linux é o Mozilla Firefox.
OBS: outros navegadores são Opera, Safari, Google Chrome, Netscape Navegator (antigo competidor do internetexplorer)...
O gerenciador de e-mail do Windows é o Outlook express. O do Linux é o Thunderbird.
LINUX É DE GRAÇA! Por isso muitas empresas estão mudando e preferindo o ambiente Linux para não violar a lei do direito autoral. Dá pra usar o pacote BROffice, Mozilla e Thunderbird no Windows, tem versões específicas para tal. O Linux é bem mais seguro, pois há menos programas maliciosos desenvolvidos para essa plataforma.
Tipos de software:
#Freeware: não tem custo nem limitações, está tudo liberado para uso, não tem data de vencimento. NÃO PODE SER ALTERADO.
#Shareware: versão de demonstração
#Comercial: visa lucro direto
#Livre: não necessariamente é de graça, mas também funciona sem limitações e não tem data de vencimento, PODE SER ALTERADO pois tem o programa fonte/ código fonte ABERTO. (O código fonte é a “receita da Coca-Cola”. Se ele for aberto, dá pra mudar e melhorar o programa.). O LINUX É LIVRE!!! E tem várias DISTRIBUIÇÕES/DISTRO exatamente por ser livre. Exemplos: Conectiva, Kurumin, Debian, Ubuntu, Fedora, Red Hat
OBS: Modos de trabalho do Linux: modo de texto/Shell (digitar os comandos, aparece #... tem que decorar os comandos, funciona em qualquer pc) ou modo gráfico (KDE e Gnome são dois programas gráficos incorporados ao Linux para fazê-lo parecer com o Windows)
Windows Ao ligar o pc e abrir o Windows, uma cópia dele é carregada para a memória RAM, então surge a página inicial, que é ÁREA DE TRABALHO/DESKTOP. Ela tem vários ÍCONES, que são atalhos para programas. Na BARRA DE TAREFAS, está o BOTÃO INICIAR e também alguns ícones no canto direito, na chamada ÁREA DE NOTIFICAÇÃO. Ao lado do botão Iniciar, temos a BARRA DE FERRAMENTAS DE INICIALIZAÇÃO RÁPIDA. 
A função da barra de tarefas é mostrar os programas que estão ocupando a memória RAM naquele momento
OBS: Alt+Tab alterna entre janelas.
 Crtl+ESC atalho padrão que aciona o botão inicial. O Winkey (bandeirinha do Microsoft) faz o mesmo.
 A lista de documentos recentes é uma lista de atalho que salva os 15 últimos documentos abertos, acessados.
Extensão: normalmente são 3 letras que vem depois do nome do arquivo.
.doc: word
.xls: excel
.ppt: documento editável do powerpoint
.pps: apresentação do powerpoint
.pdf: adobe acrobat (é um documento não editável)
.mp3 e wav: áudio/ música. Entre os dois, o WAV tem mais qualidade, porém é maior.
.GIF ou .JPG: imagem. O GIF tem menos qualidade, resolução, cores, por isso que dá até para animar.
.bmp: imagem (vinculado ao paint, que é um programa integrante do sistema operacional)
.avi, MPEG: vídeo
.rtf: texto simples, com menos formatações.
.txt: texto simples (vinculado ao bloco de notas, que é um programa integrante do sistema operacional)
.html: hipertexto, páginas da internet
.exe: executável. É a extensão de todo programa de pc. Cada programa gera suas extensões específicas. Um vírus é um programa, então ele tem extensão .exe; tomar cuidado ao clicar!
.zip: Winzip (compactador para efeito de transferência/ armazenamento. Quem receber tem que descompactar.)
.rar: Winrar (idem anterior)
NAS VERSÕES MAIS RECENTES DÁ PRA DESCOMPACTAR ARQUIVO ZIP COM O WINRAR OU VICE-VERSA SEM PERDA DE DADOS.
Gerenciador de arquivos: Windows Explorer É o módulo do Windows responsável pelo gerenciamento de pastas e arquivos. Como acessá-lo (a não ser pelo atalho ‘Winkey+E’)? Iniciar>Todos os programas>Acessórios
Também é possível chegar a ele pelo ‘Meu Computador’ da área de trabalho, clicar no drive/unidade C:
Pasta Arquivos de programas> criada pelo sistema para armazenar as informações de programas instalados pelo usuário no pc.
Pasta Documents and Settings> criada pelo sistema para armazenar as informações de cada usuário no pc. É criada uma pasta dentro dela para cada conta de usuário.
Tarefas simples no Windows Explorer:
*copiar arquivo de um drive para outro (C: para A: que pode ser um disquete, por exemplo) - dar um clique no arquivo, segurar e arrastar até a unidade A:. ISSO NÃO VALE PARA COPIAR PARA OUTRA PASTA DO MESMO DRIVE/UNIDADE, SE CLICAR, SEGURAR E ARRASTAR, O ARQUIVO SERÁ MOVIDO E NÃO COPIADO. O CORRETO É PRESSIONAR CTRL, MANTER PRESSIONADO, CLICAR NO ARQUIVO E ARRASTAR.
OBS: CTRL COPIA E SHIFT MOVE
OBS: 10% do HD é reservado para a LIXEIRA, podendo ser configurado (aumentado ou diminuído, escolher deletar direto sem passar pela lixeira). Um arquivo deletado só vai para a lixeira se estiver em uma unidade local antes.
Para mover arquivos entre unidades diferentes, PRESSIONAR SHIFT, MANTER PRESSIONADO, CLICAR NO ARQUIVO E ARRASTAR.
*deletar – DELETE. Mas se quiser recuperá-lo, basta ir até a lixeira e restaurar o arquivo, então ele volta para a pasta onde estava.
*excluir ‘para sempre’ - Selecionar o arquivo, SHIFT+DEL, o arquivo é EXCLUÍDO.
Exemplo: DEL em um arquivo e ele vai para a lixeira. SHIFT+DEL na pasta onde estava aquele arquivo e a pasta é excluída. Caso a pessoa queira restaurar aquele arquivo que está na lixeira, o sistema vai recriar a pasta excluída para acomodar o arquivo restaurado.
*renomear pasta ou documento – abrir o Windows explorer, selecionar pasta, menu arquivo, renomear.
Atalho para renomear: selecionar com um clique e pressionar F2 (tecla de editar), outro caminho é dar um clique duplo pausado. Atenção: se for renomear um arquivo, cuidado para não apagar ou mudar a extensão, pois isso daria fim à associação entre o arquivo e o programa usado para abri-lo. O padrão do Windows é não mostrar a extensão para evitar esse erro do usuário.
 .............................................................
Nuvens > Google Docs possui programas (softwares livres) correspondentes aos do Office, instalados em provedores e não na sua máquinas. Dá pra fazer e ter acesso aos seus documentos em qualquer lugar do mundo. Também é possível compartilhar para leitura ou edição.
O concorrente do Google Docs é o Office 365 da Microsoft.
Várias empresas utilizam seus programas instalados em provedores.
........................................................................................................................................................
Windows 7
Sistema operacional é um tipo de software básico que atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador. Gerencia os dispositivos de entrada e saída, interpreta os comandos dos usuários, organiza a memória, fornece ferramentas para a programação de computadores, coordena a execução dos processos (programas), gerencia a segurança etc. O Windows 7 é um sistema operacional multitarefa, múltiplos usuários e Sistema operacional gráfico(é baseado em imagens e não em textos, é possível clicar nas coisas com o mouse e não apenas necessariamente usar comandos no teclado como era no DOS).
Se comunica com os barramentos/placa mãe recebendo e enviando 32 ou 64 bits de dados por vez.
*Botão Iniciar: está na barra de tarefas. Os atalhos são CTRL+ESC ou tecla do Windows (WINKEY)
*Lista de programas abertos recentemente
*Lista de salto: atalho para os documentos recentes abertos recentemente por aquele aplicativo.
*Diferenças entre
Reiniciar: fecha todos os programas e reinicia o sistema. O computador não é realmente desligado, está mais para um refresh. É o chamado boot quente. (sem desligar o pc)
 Suspender: coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. 
Hibernar: estágio de suspensão mais profundo. Ela salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Diferente da suspensão, entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Para ativar, precisa de mais tempo em comparação com a suspensão comum.
desligar
Windows Explorer: ferramenta para procurar, visuaizare gerenciar informação e recursos (documentos, fotos,aplicações, dispositivos e conteúdo da Internet) Aqui podem ser acessadas as bibliotecas, que são pastas especiais que agregam suas mídias num único ugar (na verdade são virtuais, não estão fisicamente presentes no disco rígido) Como padrão tem-se Biblioteca DOCUMENTOS, IMAGENS, MÚSICAS E VÍDEOS As pastas púbicas também serão incorporadas à biblioteca para que toda a rede possa ter acesso aos arquivos púbicos
Controle de conta de usuário(UAC): pode ajudar a impedir alterações não autorizadas no computador solicitando permissão antes de executar ações capazes de afetar potencialmente a operação do computador ou que ateram configurações que afetam outros usuários
Windows Update: ajuda manter o PC atualizado, oferecendo até a opção de baixar e instalar automaticamente as atualizações de segurança para o computador
Windows Defender: conhecido antes como Windows AntiSpyware, ajuda a proteger o PC fazendo análises regulares do disco rígido e oferecendo-se para remover qualquer spyware ou software não desejado
Desfragmentador de disco: reorganiza os arquivos no disco rígido para otimizar o funcionamento, de modo que cada arquivo seja armazenado em bocós contíguos, ao invés de serem dispersos em diferentes áreas do disco e elimina os espaços em branco
Limpeza de disco: Permite liberar espaço no disco rígido, ao localizar e remover arquivos temporários do computador quando você decide que não os quer mais Se existir mais de uma unidade ou partição, o utilitário pedirá que você escolha a unidade que a limpeza de disco deve limpar 
Caso o usuário, por qualquer motivo, queira votar o computador para o estado em que ele se encontrava antes de um ponto de restauração, basta acionar a RESTAURAÇÃO DO SISTEMA O Windows desinstalará eventuais programas que tenham sido instalados no período e retornará configurações porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rígido 
As alterações feitas pela Restauração do Sistema são reversíveis, a menos que o recurso seja usado quando o computador estiver no modo de segurança ou forem usadas as Opções de recuperação do sistema MAS, NESSE CASO, PODE-SE USAR a Restauração do Sistema novamente e escolher um ponto de restauração diferente
Comando Executar: 
*WINDOWS+R (R de Run, executar)
*Iniciar-Todos os programas-Acessórios-Executar
Atalhos
WINDOWS+ setas cima, baixo e lados: maximiza, restaura/minimiza, move a janela para lados
WINDOWS+Home: minimiza todas as janelas
WIN (sozinha) – aciona o Menu Iniciar 
WINDOWS+Pause/Break: abre as propriedades do sistema
WINDOWS+Tab: fip aero 3D
WINDOWS+D: mostra ou esconde o desktop
WINDOWS+Break: exibe caixa de diálogo propriedades do sistema
WINDOWS+M: minimizar todas as janelas
WINDOWS+E: abre meu computador
WINDOWS+F: procurar arquivo ou pasta
WINDOWS+F1: exibir ajuda do windows
WINDOWS+R: abre caixa de diálogo Executar
WINDOWS+U: abre o Gerenciador de Utilitários
WINDOWS+G:mostra todos os gadgets sobre as janelas
WINDOWS+ etra que não tem no tecado: bloquear computador
WINDOWS+SHIFT+SETA ACIMA: maximize o tamanho vertical
WINDOWS+ SHIFT+SETA ABAIXO: restaura o tamanho vertical
WINDOWS+ SHIFT+SETA DIREITA: ir para o monitor a direita
WINDOWS+ SHIFT+M: desfaz todas as janelas minimizadas
WINDOWS+ SHIFT+T: alterna entre as janelas de trás
WINDOWS++ SHIFT+F: abre a caixa de ocaizar pcs do Active Directory
CRTL+ SETAS ADOS: move o cursor para o início da próxima/anterior palavra
CtrL+SETAS ACIMA E ABAIXO: move o cursor para o início da próxima/anterior parágrafo
CRTL+SHIFT+ESC: gerenciador de tarefas
CTRL+SHIFT+N: criar nova pasta
CTRL+A: selecionar tudo
CTRL+ESC: exibe o Menu Iniciar
AT+F4: fechar ou sair do programa ativo
AT+TAB: alternar entre janelas abertas
AT+ESC: percorrer itens na ordem em que foram abertos
F1 – abre a ajuda do Windows.
F2 – renomeia o item selecionado (pasta ou arquivo).
F3 – abre o campo de pesquisa na própria janela ativa.
F4 – abre o campo histórico de endereços, da barra de endereços.
F5 – atualiza os itens exibidos.
F6 – muda o foco do cursor entre os frames da janela.
F10 – ativa o Menu Arquivo.
F11 – alterna para exibição em tela cheia.
SHIFT+F10: equivale ao botão direito do mouse
SHIFT+DEl: exclui sem colocar na lixeira
.........................................................................................................................................................
Microsoft Office Word 
*para selecionar uma palavra: cursor no início da palavra, SHIFT+ seta (a cada clique na seta, seleciona uma letra), ou então clique duplo na palavra
*para colocar em negrito: modo convencional ou CTRL+N
* para colocar em itálico modo convencional ou CTRL+I
*para colocar sublinhado: modo convencional ou CTRL+S
PARA COLOCAR OU RETIRAR NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE SELECIONAR A PALAVRA. O CURSOR PODE ESTAR ENTRE DUAS LETRAS DE UMA PALAVRA
COLOCANDO O CURSOR EM CIMA DE UMA PALAVRA QUALQUER EM UM PARÁGRAFO, MESMO SEM SELECIONAR, E APLICANDO QUALQUER ALINHAMENTO, O PARÁGRAFO TODO RECEBERÁ AQUELA FORMATAÇÃO.
*Um clique duplo em cima de uma palavra seleciona a palavra.
*Um clique triplo em cima de uma palavra seleciona o parágrafo.
Com o ponteiro do mouse na barra de seleção(do ladinho, na margem): 
*um clique seleciona a linha
*dois cliques seleciona o parágrafo
*três cliques seleciona o texto todo
*para selecionar uma sentença (até encontrar um ponto): CTRL+clique em qualquer lugar da sentença.
*tecla Home do teclado: movimenta a cursor para o início da linha onde se encontrava
Menu Arquivo > Novo ou CTRL+O (esse atalho abre um documento em branco, os modelos de documento prontos têm extensão .dot)
Abrir CTRL+A
Salvar CRTL+B (doc, txt, rtf, html são extensões que o word consegue trabalhar)
Imprimir CTRL+P (3-6; 8;10;12 imprimir de 3 a 6 e depois as pág. 8, 9 e 10, ou seja, 7 páginas)
Configurar página (determina tamanho do papel, margens e orientação)
OBS: PARA ACIONAR CADA MENU, PODE-SE CLICAR EM ALT+ LETRA SUBLINHADA EM CADA OPÇÃO. Ex: Arquivo, Novo, Abrir...
Menu Editar > Quando se trabalha com recortar, copiar e colar, está usando a ÁREA DE TRANSFERÊNCIA (que é uma área específica da memória RAM. É possível armazenar até 24 informações diferentes na área de transferência. O CTRL+CC ou menu editar>área de transferência do office abre o conteúdo da área de transferência e lista as informações para que o usuário as possa colar).
*recortar CTRL+X mover
*ferramenta pincel basta colocar o cursor em cima de uma palavra formatada e dar um clique no pincel. O cursor vira um pincel, aí é só clicar, segurar e arrastar. Um clique duplo no pincel habilita a função até que a pessoa o desabilite dando outro clique ou pressionando ESC.
*colar especial: filtra o que está na área de transferência. Escolher texto não formatado.
*substituir CTRL+U Lembrar de marcar a opção PALAVRA INTEIRA. Também dá pra substituir quebras de linha por espaço em branco, o que é bastante útil quando trabalhamos com textos copiados da internet(essa e várias outras opções de substituição no botão ESPECIAL da opção SUBSTITUIR.).
Menu Exibir > 
Normal
Layout de impressão	modos de exibição 	
Layout da Web	mostra a aparência em um browser.
Cabeçalho e Rodapé > colocar em todas as páginas de um documento a mesma informação. Ficam acomodados nos espaços das margens superior e inferior.
Menu Inserir >
Número de página (para inserir número de pág.: menu inserir/ para deletar, menu exibir)
Quebra (de página CTRL+ENTER), (de coluna CTRL+SHIFT+ENTER), (de linha SHIFT+ENTER)
Símbolo (inserir caracteres não disponíveis no teclado)
Objeto	planilha em branco do excel, que será transformado em tabela do word ao salvar
	Microsoft equation (chamado em provas de EDITOR DE EQUAÇÕES)
Menu Formatar >
Fonte: estilo(N, I, S), tamanho, tipo de fonte, cor, estilo de sublinhado
Efeitos: tachado(tachado), tachado duplo, sobrescrito(m2), subscrito(m2), versalete(letras em formato maiúsculo porém com tamanho reduzido), todas em maiúsculo.
Parágrafo: alinhamento, espaçamento entre linhas (simples,1,5, duplo, exatamente, que dá pra personalizar, pelo menos) É APLICADO AO PARÁGRAFO ONDE O CURSOR ESTÁ
Colunas: divide o texto em 2 ou mais colunas.
*Como deixar um linha isolada do resto do parágrafo (sabendo que o Word automaticamente ajusta o espaçamento para manter o txto unido) Formatar parágrafo>Quebras de linhas e de páginas> desabilitar Controle de linhas órfãs e viúvas.
*CAPITULAR: a primeira letra é bem maior que o resto da palavra.
Menu Ferramentas >
Idioma: Troca o idioma do dicionário. NÃO É PARA TRADUZIR O TEXTO.
Ortografia e Gramática (arquivo dicionário pessoal tem extensão .dic) (ondulado vermelho aponta erro ortográfico ou termo desconhecido/ ondulado verde aponta erro gramatical)
Opções de autocorreção (baseada em uma lista pronta)
Macro (é um programa que pode ser criado no word/excel para automatizar uma função repetitiva)
Contar palavras (dá também quantidade de linhas, palavras, páginas, caracteres com ou sem espaço em branco)
Menu Tabela >
Inserir
Excluir
Classificar
*A tecla TAB movimenta o cursor entre as células de uma tabela. Se o cursor estána última célula e alguém pressiona TAB, cria-se uma nova linha e o cursos se posiciona na primeira célula da linha criada.
*O WORD TAMBÉM FAZ CÁLCULOS. No menu Tabela, função fórmula.
Menu Janela >
Documento 1 (se estiver salvo, aparece aqui o nome do documento)
Documento 2
Organizar tudo (divide o espaço da tela, possibilitando visualizar mais de um documento ao mesmo tempo)
Dividir (possibilita visualizar 2 páginas diferentes do mesmo documento na tela ao mesmo tempo. Aparecem 2 barras de rolagem)
Atalhos Writer x Word 
	Word
	Writer
	Abrir
	Ctrl+A
	Abrir
	Ctrl+O
	Salvar
	Ctrl+B
	Salvar
	Ctrl+S
	Fechar
	Ctrl+W ou Ctrl+F4
	Fechar
	Ctrl+W ou Ctrl+F4
	Sair
	Alt+F4
	
	Alt+F4 ou Ctrl+Q
	Salvar como
	F12
	Salvar como
	Ctrl+Shift+S
	Imprimir
	Ctrl+P
	Imprimir
	Ctrl+P
	Desfazer
	Ctrl+Z
	Desfazer
	Ctrl+Z
	Refazer (no Word 2007 é Ctrl+Y)
	Ctrl+R
	Refazer
	Ctrl+Y
	Recortar
	Ctrl+X
	Recortar
	Ctrl+X
	Copiar
	Ctrl+C
	Copiar
	Ctrl+C
	Colar
	Ctrl+V
	Colar
	Ctrl+V
	Colar especial
	............
	
	Ctrl+SHIFT+V
	Selecionar tudo
	Ctrl+T
	Selecionar tudo
	Ctrl+A
	Localizar
	Ctrl+L
	Localizar
	Ctrl+F
	Substituir
	Ctrl+U
	Substituir - Versões anteriores e Libre Office
	Ctrl+F ou Ctrl+H
	Inserir hiperlink
	Ctrl+K
	***
	***
	***
	***
	Navegador
	F5
	Negrito
	Ctrl+N
	Negrito
	Ctrl+B
	Itálico
	Ctrl+I
	Itálico
	Ctrl+I
	Sublinhado
	Ctrl+S
	Sublinhado
	Ctrl+U
	Marcas de formatação (caracteres não imprimíveis  (Mostrar Tudo)
	Ctrl+*
	Marcas de formatação (caracteres não imprimíveis 
	Ctrl + F10
	Alinhamento à esquerda
	Ctrl+Q
	Alinhamento à esquerda
	Ctrl+L
	Alinhamento centralizado
	Ctrl+E
	Alinhamento centralizado
	Ctrl+E
	Alinhamento à direita (exceto Word 2007)
	Ctrl+G
	Alinhamento à direita
	Ctrl+R
	Alinhamento justificado
	Ctrl+J
	Alinhamento justificado
	Ctrl+J
	Verificar ortografia e gramática
	F7
	Verificar ortografia e gramática
	F7
.........................................................................................................................................................
Microsoft Excel
Possui 65536 linhas e 256 colunas (A, B, C,...Z, AA, AB, AC,..., AZ, BA, BB, BC,...,BZ,...)
Enter: move a boda ativa para a célula baixo da célula atual. SHIFT+Enter move para a célula acima. Tab move a borda ativa para a célula à direita da atual. SHIFT+Tab move para a esquerda.
CTRL=SHIFT: Seleciona várias células. Basta clicar na primeira e, segurando o SHIFT, clicar na última.
Alça de preenchimento > serve para copiar o conteúdo da célula para outra.
Principais funções
Soma =C1+C2+C3+C4 =Soma(C1:C4)
Multiplicação =C1*C2 =mult(C1:C5)
Subtração - 
Divisão /
Média =média(A1:A5) ou =Soma(A1:A5)/5 
Mediana =med (é o número que está no meio, mas TEM QUE COLOCAR EM ORDEM CRESCENTE)
Moda no excel se escreve =modo(A1:A5)
Um ponto é o mesmo que dois pontos, no intervalo das células em uma função. Tanto faz digitar =soma(B2:B10) ou =soma(B2.B10).
PODE SUBSTITUIR O SINAL DE = PELO + , - ou @ NAS FÓRMULAS
*menor =(A1:A5;3) nesse exemplo, está pedindo o 3º menor valor do intervalo. Lembrando que cada valor é contado individualmente; se há repetição, deve-se contá-los mesmo assim.
O fato de diminuir casas decimais é só para visualização, o número contido continua o mesmo. Para arredondar efetivamente existe a função =ARRED(6,7494748;3) o 3, neste exemplo, é o número de casas decimais que serão mantidas. O resultado seria 6,749. Se ao invés do 3 colocasse o zero, o número ficaria inteiro, sem nenhuma casa decimal.
A função =HOJE() retorna a data que o sistema entende como sendo o dia presente. A função =HOJE()+1 retorna a data de amanhã
A função =AGORA() retorna data e hora.
*ícone Separador de Milhares: coloca um . separando o milhar e ,00 no final do número
*porcentagem: retorna-se o número acrescido de 00 e %. Ex: 50 vira 5000%
*ícone Estilo de moeda: coloca-se R$ e ,00. Caso o valor chegue a milhares, colocasse o . para separar. HÁ ESPEÇO ENTRE O CIFRÃO E O NÚMERO EX.: R$ 50,00 e não R$50,00.
Formulas condicionais >
=se(condição;verdadeiro;falso) Se a condição for verdadeira, seguir o primeiro caminho.
PARA O EXCEL ENTENDER UMA PALAVRA COMO PARTE CONSTITUINTE DE UMA FÓRMULA, A PALAVRA PRECISA ESTAR ENTRE ASPAS.
=cont.se(intervalo;critério) retorna, dentro de um intervalo, quantos elementos atendem a um critério. A RESPOSTA É UM NÚMERO.
=cont.núm(A1:A5) retorna a quantidade de números que aparecem no intervalo, da célula A1 até a C5.
=cont.valores(A1:C5) conta todas as células que estiverem preenchidas.
=somase(intervalo;critério;intervalo de soma). O primeiro intervalo é só para analisar, dentro do intervalo analisado, apontar quais elementos atenderam ao critério. Somar, no intervalo de soma, somente os valores que atenderam ao critério.
OBS > O Excel cria sequencias automáticas para meses e meses abreviados, dias da semana e dias da semana abreviados. Ex: digitando ‘segunda-feira’ em uma célula, clicando e arrastando 2 células para baixo ou para o lado, ele vai acrescentar automaticamente ‘terça-feira’ e ‘quarta-feira’. Entretanto, se digitamos “aluno 1”, por exemplo, e arrastamos para baixo, ele também entenderá que é uma sequência.
OBS> duplo clique na alça de preenchimento preenche a sequencia desejada, mas só se a coluna à esquerda estiver preenchida. Se esta última estiver preenchida até a linha 10, a sequência aparecerá até a linha 10 também.
OBS > Toda vez que se copia uma fórmula, o excel ajusta essa fórmula ao novo endereço.
*fixar um elemento na célula > basta colocar um $ antes do termo a ser fixado. Ex: A célula A1 tem o conteúdo =C3, para copiar esse conteúdo para a célula ao lado (A2) sem mudá-lo para =D3 (o excel ajusta essa fórmula ao novo endereço) é preciso digitar, na célula A1, a expressão =$C3. Desse modo, a coluna estará fixada; ao copiar para a célula ao lado, continuará sendo C e apenas a linha mudará, no caso, para 4. A TECLA F4 É UM ATALHO PARA FIXAR. Exemplo:
=$C$2 um clique no F4
=C$2 dois cliques no F4
=$C2 três cliques no F4
 =C2 quatro cliques no F4
Elementos com $ são chamados ABSOLUTOS e sem $ são chamados RELATIVOS.
Ícones importantes >
*Mesclar (unir a primeira e todas as células adjacentes em uma só, LEMBRANDO QUE APENAS O CONTEÚDO DA PRIMEIRA CÉLULA APARECERÁ MESCLADO E CENTRALIZADO) e centralizar
OBS > Para aumentar a largura de uma coluna, deve-se colocar o cursor entre as duas colunas, na altura do título. Dando um clique duplo, executa-se o AJUSTE PERFEITO (DE ACORDO COM O MAIOR ELEMENTO DE CADA COLUNA).
*Menu>Janela>Congelar Painéis: A regra para congelar painéis de linhas e colunas é sempre a de colocar o cursor posicionado embaixo e à direita de onde você deseja congelar.
OBS > PODE TER ATÉ 255 PLANILHAS EM UMA PASTA.
*vínculo entre duas planilhas de um mesmo documento =Plan1!B4 
Ao digitar essa fórmula na célula A1 da Plan 2,o Excel retorna o valor da célula B4 da Plan 1.
*vínculo entre duas planilhas de documentos diferentes (no mesmo diretório/pasta do Windows) =[nome do documento com ou seu extensão (.xls)] Plan1!B4
.......................................................................................................................................................
Internet 
*modem > dispositivo de comunicação de micros a longa distância. O modem é ligado a uma linha telefônica. Chama-se conexão Dial-up ou discada. É a conexão que ocupa a linha telefônica.
*Internet Banda larga > Pode ser a cabo, através das oepradoras de TV a cabo, utilizando o cable modem ou ADSL, que usa a estrutura da linha telefônica (Velox, GVT); sinal de rádio ou ainda satélite.
O 3G é um sistema de banda larga oferecido pelas operadoras de celular. A internet via rede elétrica vai atingir a todas as classes sociais, existe um modem específico que é ligado na tomada e ao pc. As operadoras de eletricidade serão as provedoras.
*Wireless > Qualquer conexão que não seja cabeada. Exemplos: wi-fi, Wi-max, infravermelho, bluetooth e micro-ondas.
*Velocidades > bps (bits por segundo)
Dial-up 56000 bps ou 56 kbps máximo
Banda larga 300 kbps a 600 kbps a 1 mbps, 100 mbps (maior velocidade comercialmente disponível no Brasil) em outros países já chegou a giga bps.
1 Gbps corresponde à uma taxa de transmissão teórica de 1000 Mbps ou 125 MB/s.
*provedor > empresa que faz sua conexão com a internet. Há o provedor de acesso (Oi, Net, GVT, Embratel, Telefônica), o provedor de conteúdo (Uol, Terra) e provedor de e-mail(Hotmail, Gmail).
 Serviços prestados pela internet: 
*página > vinculado ao formato html. São como propagandas hospedadas em provedores. Site/Sítio é o espaço no provedor onde as páginas são hospedadas. É preciso pagar por isso.
* URL > Localizador uniforme de recursos. Ele que vai localizar o site onde está hospedada a página.
*Www > é um serviço da internet. É o serviço de Hipertexto, para navegar em páginas html.
*e-mail > serviço de correio eletrônico. usuário@organização.domínio
O domínio mais conhecido é o .com, que significa comercial. Existe também o .gov, que é o domínio governamental. O .mil é das Forças Armadas, o .edu da rede educacional, e o .org é de empresas não-governamentais sem fins lucrativos. Existem ainda vários outros tipos de domínios.
*FAPESP > Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É o gestor nacional de registro de nome de domínio.
OBS: Os EUA é o único pais que não tem identificação, como no Brasil existe o .br no final do endereço. As páginas hospedadas em provedores americanos tem seu URL terminado apenas em .com
OBS: Um site pode ter mais de 1 endereço. Uma empresa como a Globo tem um registro nacional e outro nos EUA, em caráter internacional, por isso tem os endereços globo.com e globo.com.br, e os dois direcionam o usuário para o mesmo site. 
*HPG > provedor que oferecia um espaço pequeno para hospedar páginas gratuitamente.
*Chat > serviço que extrapolou para o lado técnico, formal. Hoje há videoconferências etc.
*Conexão Remota > Serviço. É a condição que temos de acessar qualquer pc que estiver na Internet; acessar, interferir em outro computador. É preciso saber o endereço IP e ter um programa para fazer a conexão. O mais conhecido é o do Windows (Iniciar> Todos os programas>Acessórios>Comunicação>Assistência à área remota> espaço para digitar o IP. Ele também pede usuário e senha. Caso o Windows não possua usuário, é preciso criar: Iniciar>Painel de Controle>Contas de usuário>Criar nova conta.
OBS > Código/endereço IP É um número que identifica a sua conexão na Internet. É o número da sua máquina na Internet. É composto por 4 números (ex: 200.200.200.200 esse “200” pode variar de 0 a 255). Cada vez que há uma conexão, o IP varia, ou seja é um IP dinâmico.
IPV6 É A AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA, ESTÃO ACRESCENTANDO MAIS 2 NÚMEROS AO IP POR QUE O NÚMERO DE USUÁRIOS NO MUNDO AUMENTA A CADA DIA.
*descobrindo o seu IP Iniciar>Executar>CMD>Enter>digitar IPCONFIG na tela preta>Enter
É ATRAVÉS DO IP QUE SE RASTREIA O CRIMINOSO DIGITAL.
.........................................................................
Segurança da Informação
Hacker usuário dotado de habilidade para acessar outros pcs mas sem intenção de causar prejuízo. Porém, o termo se popularizou e hoje é usado de modo perjorativo, inclusive nas provas.
Cracker é o do mal
*Malware > programas maliciosos.
Vírus: precisa estar hospedado em um programa.
Worm: são mais articulados que o vírus, não necessitam ser executados (só dar uma olhadinha em tal página)
Trojans/Cavalo de Tróia: são mensagens sob a forma de presentes (ex.: você foi sorteado!)
Spyware: programa espião, monitora as ações do usuário.
Keyloggers: monitora TUDO que o usuário está fazendo.
Backdoor: facilita a reinvasão. O programa passa informações para o invasor de tud que ele precisa saber para invadir sua máquina.
Adware: exibem propagandas não autorizadas em janelas pop-ups, podem produzir outros danos
Hoaxes: boatos usados para espalhar spams
Spam: mensagens não autorizadas. Muitos vem por meio de Trojans. MENSAGEM ENVIADA PARA UM NÚMERO MUITO GRANDE DE E-MAILS.
*Sniffers > procura por áreas vulneráveis em uma rede. Pode ser o seu pc (sem anti-vírus, por exemplo)
Engenharia Social São as técnicas envolvidas na obtenção de informações pessoais. É TUDO DE NEGATIVO.
Phishing: induz a digitar, preencher dado para que eles sejam roubados. 
Farming: induz a clicar num .exe para instalar malwares.	FRAUDE 
	ELETRÔNICA
*Agentes de Segurança >
Firewall: programa de proteção contra invasão caso alguém descubra seu endereço IP. Não protege NECESSARIAMENTE contra vírus. Controla o tráfego de informações dentro de uma rede. O Windows já vem com com Firewaall, mas ele não é tão competente.
Antivírus	trabalham de maneira integrada
Antispyware	
Antispam: é bom adquirir para ter controle efetivo sobre spams, bloqueando remetentes inconvenientes.
............................................
Rede Quando se interligam dois ou mais computadores.
Rede Lan/ Local quando os micros estão no mesmo ambiente físico, normalmente ligado por cabos. As máquinas podem ser distribuídas de diferentes maneiras/layouts/TOPOLOGIAS.
OBS: Tipos de topologia >
*Barramento/varal: as máquinas são ligadas em série. É obsoleta!! Não tem máquina central.
*Anel/Token Ring: também é obsoleta. Não tem máquina central.
*Estrela: É A ATUAL.Tem uma máquina central, o SERVIDOR, ao qual se ligam as máquinas de trabalho. Tem que sair um cabo de cada máquina (da placa de rede Ethernet) se ligando ao HUB/Switch (concentrador de cabos), e este é ligado ao Servidor (estrutura hardware/software).
OBS: Ethernet = conexão com cabo
Rede Wan/Remota o melhor exemplo é a Internet. INTERNET É UMA REDE DE REDES BASEADAS NO PROTOCOLO TCP/IP.
Rede Wireless/WLan/Wi-fi é uma rede local sem fio.
*Access Point: as máquinas precisam ter uma placa de rede wireless para pegar o sinal do access point, e precisam estar a, no máximo, 100 metros de distância dele.
Intranet É uma internet interna que funciona dentro dos domínios de uma empresa. Usa-se os mesmos programas da internet. Usa a estrutura da rede, independente de qual tipo ela seja. É possível navegar em páginas internas da empresa; nesse caso, o servidor (máquina central) funciona como provedor interno, então é possível hospedar as páginas (documentos no formato html) dentro dele. Os funcionários, através do Internet Explorer podem navegar nessas páginas.
Para estruturar a intranet entre duas unidades geograficamente separadas (matriz e filiais, por exemplo) deve-se adquirir o LPCD - Linha privada de comunicação de dados (É um serviço, pode ser via satélite, sinal de rádio, telefone...).
TODA MÁQUINA PRECISA TER UM IP QUANDO ESTÁ EM UMA REDE, inclusive na Intranet. Portanto, a intranet também usa os protocolos TCP/IP.
VPN Rede privada virtual. Usa-se a internet para fazer a conexão remota, por exemplo, entre as duas unidadesde uma empresa em cidades diferentes. A vantagem é que não precisa pagar pelo LPCD, e a desvantagem é que se a internet tiver problemas, perde-se também a conexão entre as duas unidades da empresa.
OBS > Todo provedor de acesso oferece IP fixo, mas é mais caro porque precisa de muito mais segurança.
Protocolos > Conjunto de regras e normas que regulam as comunicações entre microcomputadores. Toda vez que um pc se comunica com outro existe um protocolo, que depende do tipo de serviço usado.
TCP/IP É um conjunto de protocolos. TCP - Protocolo de controle de transmissão. Diz respeito ao transporte. IP – diz respeito ao endereçamento. Os principais são:
*POP3: trata da entrada do e-mail na máquina (outlook)
*SMTP: trata da saída do e-mail na máquina (outlook)	 envolve correio eletrônico
*IMAP: trata da entrada do e-mail pelo webmail,
mas também pode ser usado no outlook, embora não faça sentido.
OBS: Os principais gerenciadores de e-mail são o Webmail(não está instalado no pc, e sim no provedor. Tem-se acesso a ele pelo nagevador/browser em qualquer lugar do mundo) e o Outlook Express (está na sua máquina, mas precisa ser configurado para utilização. ‘Retira’ o e-mail do provedor e o traz para a sua máquina.)
Teoricamente, o Outlook pode ser configurado com qualquer e-mail (Hotmail. Gmail, yahoo...). Eles bloqueiam alguns protocolos, por razão comercial, para obrigar o usuário a usar o Webmail. Para configurar, basta preencher o POP3 e o SMTP.
 *FTP: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Regula a transferência de arquivos de uma máquina para outra (download e upload).
*Telnet: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Protocolo que regula o acesso remoto.
*SSH: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Protocolo que regula o acesso remoto usando criptografia (crisptografia é um recurso de segurança, é codificar uma informação, transformá-la em símbolos.)
*IRC: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Protocolo dos sérvios de bate-papo.
*HTTP: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Controla a navegação dos documentos no formato HTLM. Protocolo do serviço www, das páginas de hipertexto. Faz o download das páginas da Web para os computadores.
*HTTPS: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Idem ao anterior, porém foi acrescentado criptografia. Representado por um cadeado fechado ao lado do endereço. É preciso pagar, por isso nem todas as páginas tem.
Assinatura digital > empresas emitem documento eletrônico que certifica a autenticidade de informações.
*DNS: outro protocolo pertencente ao TCP/IP. Serviços de nomes de domínio. Todo endereço corresponde a um código IP. O protocolo DNS traduz tudo que for digitado em nome para o correspondente número IP e vice-versa.
*DHCP: Toda máquina, para existir numa rede, tem que ter um endereço IP. Dá para atribuir o IP manualmente, mas existem convenções para facilitar a manutenção: os três primeiros números devem ser iguais e o último identifica a máquina. O IP será fixo.
	O DHCP atribui um IP automaticamente para que uma máquina possa entrar na rede. Nesse caso, o IP atribuído é variável.
OBS > Exemplo: uma rede estrela LAN tem 4 máquinas com IP fixo. Uma máquina foi escolhida para para receber Internet de um provedor, através do cable modem. Quando se conectar, receberá um IP dinâmico proveniente do DHCP do provedor. Cada máquina então terá dois IPs, um fixo (da rede interna) e outro dinâmico (da conexão da Internet e que será o mesmo em todas as máquinas)
OBS > Roteador: já vem com IP gravado nele. O DHCP atribuirá, para as máquinas que vierem compor a rede, IPs compatíveis com o do roteador. NÃO CONFUNDIR O IP DO ROTEADOR COM O IP DS CONEXÃO DA INTERNET. Hoje em dia, dispositivos como impressoras já vem com IP também. Em notebooks é bom que o IP seja dinâmico, para que não haja problema quando ele for se conectar em outras redes.
............................................................
Navegadores 
Teclas de atalho INTERNET EXPLORER (WINDOWS)
F1 mostra a ajuda
F11 alterna entre as vistas Full Screen e Normal View
TAB 
SHIFT+TAB 
ALT +HOME move-se para a Home page pré definida
ALT+SETA DIREITA move-se para a página seguinte
ALT+SETA ESQUERDA OU BACKSPACE move-se para a página anterior
SHIFT+F10 mostra um menu sensível ao contexto
CTRL+TAB OU F6 move para frente entre as molduras de uma páginas da web
SHIFT+CTRL+TAB move para trás entre as molduras de uma páginas da web
SETA PARA CIMA move-se para o início de um documento, linha a linha
SETA PARA BAIXO move-se para o final de um documento, linha a linha
Teclas de atalho MOZILLA FIREFOX (LINUX)
ALT ativa a barra de menu
ALT+SETA ESQUERDA volta para a página anterior
ALT+SETA DIREITA avança até a útima págna que você acessou no histórico
ALT+V favoritos
CTRL+ OU CTRL- aumenta ou diminui a fonte
CTRL+0 a fonte volta ao tamanho padrão
CTRL+A selecionar tudo
CTRL+D incluir nos favoritos
CTRL+End fim da página
CTRL+F buscar um texto na página
CTRL+F5 atualiza a página limpando o cache. Recarrega todas as imagens, css, js e swf
CTRL+HOME topo da página
CTRL+L barra de endereços
CTRL+S salvar como
CTRL+TAB OU CTRL+SHIFT+TAB avança uma aba ou volta para a aba anterior
CTRL+T cria uma nova aba
CTRL+F4 fecha a aba atual
CTRL++SHIFT+T abre, uma de cada vez, s abas que você fechou recentemente
SHIFT+SETAS selecionar tudo na direção desejada
TAB pula de link em link e campos de formulários
SHIFT+TAB voltar ao link anterior
...................................................................................................................................................
Broffice
Writer Editor de texto do BrOffice
*extensão direta > .odt O WRITER CONSEGUE EXECUTAR E SALVAR A EXTENSÃO .DOC DO WORD. Também gera RTF, TXT e HTML como extens~es de texto.
Menu Arquivo Abre um arquivo novo do próprio aplicativo mas também é um atalho para acionar os outros programas do pacote.
*Arquivo>propriedades>Estatísticas: mostra quantidade de palavras, parágrafos, caracteres, linhas, páginas, figuras e tabelas.
Menu Abrir Busca um documento já existente. 
* documentos recentes: NÃO CONFUNDIR COM OS ÚLTIMOS 15 DOCUMENTOS ACESSADOS DO WINDOWS. Aqui no writer, os documentos recentes lista os 10 últimos documentos acessados do PACOTE BROFFICE.
*Exportar como PDF: seção separada do salvar no menu arquivo. Consegue gerar apenas, e não editar. NÃO EXISTE NO WORD.
 
*Enviar: é mandar por e-mail através do Outlook/Thunderbird (ou qualquer outro cliente de e-mail instalado no pc) que precisam, obviamente, estar configurados. O destinatário recebe como corpo de mensagem e não como anexo. O Writer permite escolher em que formato o documento será enviado, independente do formato que tenha sido salvo.
*Salvar como: tem como característica salvar em outro local, outra extensão ou outro nome.
*Assinaturas Digitais
Menu Editar 
Editar
Recortar
Copiar
Colar
*A área de transferência só tem capacidade para gravar um item, diferente do Office, que tem capacidade para 24 itens.
Menu Exibir 
Só tem um modo de exibição, que é o LAYOUT DE IMPRESSÃO. Também tem o LAYOUT DA WEB.
Layout de Impressão
Layout da Web
Limite de Texto
Caracteres não imprimíveis
Menu Inserir 
Quebra manual (de página e coluna)
Seção
Caracteres Especiais (correspondente ao Inserir Símbolo do Word)
Cabeçalho
Rodapé	no Word estão juntos e no Menu Exibir
Campos: dá para inserir data, hora, número de páginas e da página
Tabela
Arquivo: insere, dentro de um conteúdo atual, o conteúdo completo de outro documento que pode estar em uma mídia qualquer (pen drive, CD...). Pode estar dentro do writer e fazer isso com um documento .doc, o Writer irá absorver normalmente.
*CRTL+A: selecionar tudo.
Menu Formatar 
Caractere (corresponde ao formatar Fonte do Word)
Parágrafo
Página (formato, margens e orientação. No Word o caminho é Arquivo>Configurar Página)
Colunas
Menu Tabela 
Inserir
Excluir
Classificar
Fórmulas
Menu Ferramentas 
Verificação ortográfica (mesmas funções de Ortografia Gramática do Word)
Autocorreção/ opções de autocorreção (umrecurso interessante aqui é o COMPLETAR PALAVRAS: para ser acrescida à lista - que vai sendo construída à medida que alguém digita - a palavra deve ter 10 ou mais caracteres. Para aceitar o complemento sugerido, clica-se em ENTER, que é o padrão, mas pode ser mudado)
LEMBRANDO QUE O BROFFICE É UM SOFTWARE DE CÓDIGO-FONTE LIVRE, ENTÃO VÁRIAS EMPRESAS COLABORAM. PODEM APARECER PEQUENAS MUDANÇAS NAS NOMENCLATURAS DE ACORDO COM AS DIVERSAS VERSÕES.
Contagem de palavras: No word, o CONTAR PALAVRAS dá o número de palavras, linhas, parágrafos, caracteres com e sem espaço em branco. AQUI, SÓ DÁ A QUANTIDADE DE PALAVRAS E CARACTERES TOTAIS, OU SEJA, SEM ESPECIFICAR OS ESPAÇOS EM BRANCO SEPARADOS.
Macros: programas que podem ser incluídos em um documento. São sequências para automatizar tarefas repetitivas. Podem gerar vírus.
Atalhos Writer x Word 
	Word
	Writer
	Abrir
	Ctrl+A
	Abrir
	Ctrl+O
	Salvar
	Ctrl+B
	Salvar
	Ctrl+S
	Fechar
	Ctrl+W ou Ctrl+F4
	Fechar
	Ctrl+W ou Ctrl+F4
	Sair
	Alt+F4
	
	Alt+F4 ou Ctrl+Q
	Salvar como
	F12
	Salvar como
	Ctrl+Shift+S
	Imprimir
	Ctrl+P
	Imprimir
	Ctrl+P
	Desfazer
	Ctrl+Z
	Desfazer
	Ctrl+Z
	Refazer (no Word 2007 é Ctrl+Y)
	Ctrl+R
	Refazer
	Ctrl+Y
	Recortar
	Ctrl+X
	Recortar
	Ctrl+X
	Copiar
	Ctrl+C
	Copiar
	Ctrl+C
	Colar
	Ctrl+V
	Colar
	Ctrl+V
	Colar especial
	............
	
	Ctrl+SHIFT+V
	Selecionar tudo
	Ctrl+T
	Selecionar tudo
	Ctrl+A
	Localizar
	Ctrl+L
	Localizar
	Ctrl+F
	Substituir
	Ctrl+U
	Substituir - Versões anteriores e Libre Office
	Ctrl+F ou Ctrl+H
	Inserir hiperlink
	Ctrl+K
	***
	***
	***
	***
	Navegador
	F5
	Negrito
	Ctrl+N
	Negrito
	Ctrl+B
	Itálico
	Ctrl+I
	Itálico
	Ctrl+I
	Sublinhado
	Ctrl+S
	Sublinhado
	Ctrl+U
	Marcas de formatação (caracteres não imprimíveis  (Mostrar Tudo)
	Ctrl+*
	Marcas de formatação (caracteres não imprimíveis 
	Ctrl + F10
	Alinhamento à esquerda
	Ctrl+Q
	Alinhamento à esquerda
	Ctrl+L
	Alinhamento centralizado
	Ctrl+E
	Alinhamento centralizado
	Ctrl+E
	Alinhamento à direita (exceto Word 2007)
	Ctrl+G
	Alinhamento à direita
	Ctrl+R
	Alinhamento justificado
	Ctrl+J
	Alinhamento justificado
	Ctrl+J
	Verificar ortografia e gramática
	F7
	Verificar ortografia e gramática
	F7
..........................................................
Calc A extensão natural é .ods
AS FÓRMULAS SÃO AS MESMAS DO EXCEL, ONDE SÃO AUTOMATICAMENTE ACENTUADAS SE O USUÁRIO SE ESQUECE DE ACENTUAR. NO CALC, SE DIGITAMOS A FUNÇÃO =MEDIA, SEM ACENTO NO E, DÁ ERRO DE NOME. ELE ECONHECE INCLUSIVE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS. 
*O Calc cria uma sequência natural variando de 1, diferente do Word! Exemplo: Digitando “10” na célula A1, selecionando, clicando na alça de preenchimento e arrastando para o lado, até a célula B1, aparecerá “11” na B1.
	Se quiser apenas copiar o “10” para B1, tem que usar CTRL+C e CTRL+V.
Para criar sequências diferentes de variando de 1 em 1, por exemplo, se quiséssemos na B1 ter “12 e não “11”, teria que digitar o “12”, e depois selecionar as duas células e arrastá-las para o lado, só assim ele entenderia que a sequência deve ser de 2 em 2, e na C1 já colocaria o “14” e assim por diante.
..........................................................
Formatar Preparar o disco para receber informações. É criar endereços, dividir em trilhas e setores. “Apagar” é uma consequência da formatação. 
Backup cópia de segurança que deve ser gravada numa mídia removível em um lugar seguro.
· Windows XP: menu INICIAR -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Restauração do sistema.
· Windows 7,8: Selecione o botão Iniciar , escolha Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Backup e Restauração.
Tipos de backup >
· Backup diário: Copia todos os arquivos selecionados pelo usuário esse é o mais simples. Esses arquivos podem aparecem em provas com o termo "Desmarcado" porque os arquivos não são marcados por terem sido copiados.
· Backup normal: Backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup. Isso significa que ele demanda muito mais espaço de armazenamento e tempo para ser feito, apesar de existirem maneiras de acelerá-lo.
A grande vantagem é que haverá sempre uma cópia íntegra de todos os dados, possibilitando a recuperação dos arquivos de forma total, com menos trabalho e de maneira mais ágil.
· Backup Incremental: Copia os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram pelo Backup. Normalmente, o incremental é feito após um backup completo, isso porque ele faz cópias apenas dos arquivos que foram modificados desde o último backup. Logo, o tempo de armazenamento é inferior se comparado ao completo, além de demandar um espaço bem menor na memória.
O problema está na hora da recuperação dos dados. Enquanto no backup completo esse procedimento é mais rápido, no incremental é mais complexo e lento. Isso acontece porque, antes de encontrar onde houve a alteração, é preciso verificar o último backup completo. Depois disso, é conferido cada backup incremental, e só depois recuperam-se os dados.
· Backup Diferencial: Esse é um tipo legal de backup pois ele copia somente os arquivos criados ou alterados após o último backup incremental. Chama-se diferencial porque somente os arquivos diferentes, ou seja, os que não estavam no sistema na última atualização, são enviados para armazenamento.
É muito parecido com o incremental, copiando somente as modificações de arquivo. A diferença, no entanto, é que ele toma sempre o último backup completo como referência de modificações. Por exemplo, se você fez um backup completo no primeiro dia e um diferencial no segundo, no terceiro dia o backup vai ser feito com base no que foi realizado no primeiro dia.
Dessa forma, o diferencial armazena mais dados do que o incremental, exigindo mais espaço e tempo para realização. Mas a recuperação de dados costuma ser mais rápida, já que ele utiliza como referência somente o último backup completo, e não os feitos após ele.
· Backup de cópia: copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e não retira o atributo de arquivamento (marcando com 0), ou seja, pode ser utilizado sem alterar uma rotina de backup já existente.

Continue navegando