Buscar

1º semestre Pedagogia

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO
42
DESENVOLVIMENTO
, 5, 6, 
3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 7
4 REFERENCIAS .................................................................................................. 8
1 INTRODUÇÃO
A importância deste trabalho está em retratar e aprofundar um pouco mais sobre a tecnologia na nossa vida, o quanto se desenvolveu com o passar do tempo até os dias atuais. Veremos que a tecnologia não trata se apenas de internet, mas de tudo aquilo que se transforma.
O desafio de levar aos alunos à tecnologia de forma eficaz e abrangente em todas as escolas onde o professor necessita estar apto capaz e seguro para ensinar, utilizando tantas técnicas novas e por vezes desconhecidas. 
2 DESENVOLVIMENTO
“A tecnologia revela o modo de proceder do homem para com a natureza, o processo imediato de produção de sua vida social e as concepções mentais que delas decorrem” (Marx, 1988, 425).
Há algumas décadas se ouve falar em informática, educação tecnologia e sociedade e muitas reflexões acerca desses assuntos se fizeram necessárias no cotidiano do ser humano desde então. Educação e tecnologia tornaram se a base para o desenvolvimento da sociedade, associando se assim que a educação seria responsável pela disseminação deste conhecimento para a formação de um cidadão contemporâneo e cada vez mais “sujeito” de seu próprio “saber”.
Contudo a escola deve estar preparada para tais modernidades as quais se fazem cada vez mais constantes e atualizadas a cada dia. Para isso sabemos que devemos ter em sala de aula um professor apto e aberto a essas mudanças. 
Num mundo onde o aluno de hoje é parte integrante das tecnologias, ou seja, já nasce em meio a tantas descobertas, temos o professor como imigrante de toda essa inovação tecnológica. Por isso, este deve estar sempre atento ao conhecimento que se forma ao seu redor, deve estar preparado para as constantes mudanças na educação e na forma de transmissão de seu conhecimento.
Em uma reportagem de janeiro de 2016, a revista Globo aponta que 43% das escolas públicas e 80% das escolas privadas já tinham acesso à internet. Isso nos mostra que os livros e quadros negros não são os únicos recursos aos quais os professores dispõem para sua prática docente. Isso nos leva a uma questão: os professores estão preparados para atender esses alunos “filhos” da tecnologia?
A tecnologia sempre esteve presente na educação formal, o que cabe à escola é continuar formando cidadãos críticos e agentes de seu próprio conhecimento, sabendo lidar e usar essas tecnologias para seu crescimento educacional, pessoal e profissional.
Ainda hoje as escolas estão voltadas a uma metodologia remotas ao século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI, contudo tanto a escola quanto os professores estão a um passo de conseguir alinhar esses pilares a uma só tecnologia, mesmo que de forma lenta e gradativa.
Mas o que é Tecnologia e Informática?
Tecnologia é o “estudo sistemático de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais domínios da atividade humana. Ou seja, o aperfeiçoamento de uma atividade ou meio de desenvolvêla”. Temos o exemplo da Idade da Pedra, o homem precisava caçar para se alimentar, usava flechas ou pedras para matar suas presas, até que se deu a invenção da pedra lascada, com isso veio a tecnologia, onde o homem descobriu que uma pedra pontiaguda conseguia atingir de forma mais eficiente o seu objetivo. Após veio os machadinhos de pedra, a faca e etc.
Podemos dizer então que a tecnologia nos acompanha desde os tempos mais remotos da civilização, e foi dessa maneira que houve a evolução das espécies.
E com toda essa evolução o homem criou as ciências, onde se encontra a informática, esta é a “ciência que se dedica ao tratamento das informações com o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados”. Usamos a informática para tudo hoje em dia, tanto na área da educação quanto na indústria ou para comprar e vender coisas na internet.
Diferentemente de anos atrás, hoje os alunos tem acesso às informações de maneira muito mais rápida e eficaz. Com um celular em mãos podem acessar informações do mundo todo. Por isso, as escolas e os professores precisam estar atentos e abertos às novas metodologias atuais.
Segundo Xavier (2005), as novas gerações tem adquirido o letramento digital antes mesmo de ter se apropriado completamente do letramento alfabético ensinado na escola. Estas gerações chegam até a escola sabendo manusear diferentes dispositivos de informação, como celulares, tabletes ou computadores. Mais uma vez os professores devem estar atentos a essas novas formas de ensinar e transmitir seus conhecimentos. 
Esse desafio de levar aos alunos à tecnologia de forma eficaz é abrangente em todas as escolas, pois o professor necessita estar apto capaz e seguro do que deve ensinar, bem como a maneira de ensinar com tantas ferramentas novas e por vezes desconhecidas. 
A utilização do computador nas práticas educativas exige investimento no desenvolvimento profissional do professor, para que ele possa ser um pesquisador da ferramenta e atuar como um mediador, atualizado, criativo, na concretização do projeto pedagógico pretendido (SIMIÃO & REALI, 2002). Portanto, a prática da formação de professores capazes de atuar como mediador, no processo de construção do conhecimento, através do computador e da tecnologia da informática, exige a capacitação técnica e a prática reflexiva.
Além de cursos técnicos o professor deve também contar com a equipe pedagógica da escola, onde poderão discutir uma ação contínua e abrangente quanto às metodologias a serem aplicadas, bem como grupos de estudos, associadas à formação para a utilização da informática nas práticas educativas, podem favorecer o uso deste recurso no trabalho pedagógico, como argumenta Ripper (1996): 
A atividade no/com o computador ficará sem sentido sem a reflexão sobre o que se está fazendo, sem um afastamento para refletir e poder voltar com um novo patamar de compreensão da atividade/projeto que se está desenvolvendo. (...) Para que o aluno tenha espaço para criar é necessário antes dar espaço ao professor para criar sua prática pedagógica. (p. 74, 82)
O professor já não é mais o retentor do conhecimento, nos dias atuais os alunos possuem acesso a diferentes meios tecnológicos e fontes de pesquisas, desafiando o professor a buscar diferentes métodos, dinamizar sua aula. Professor e aluno juntos constroem o conhecimento, o professor precisa ter uma ação eficiente e eficaz, utilizando diferentes recursos como: computador, informática, recursos de multimídia, datashow, rádio, televisão, retroprojetores e livros variados. Buscando sempre atualizar para atrair a atenção dos alunos, atenção essa disputada pelos smartfones e tecnologias de bolso.
Tornar a aprendizagem mais significativa vai além dos muros escolares, o trabalho da escola deve ir além dos dados, informação e conhecimento de modo significativo que os mesmos levem tais conhecimentos para o restante de suas vidas incorporando em suas ações cotidianas. 
3 CONCLUSÃO
Após análise de todo o contexto estudado, conclui-se que nas práticas educacionais incluindo as tecnologias atuais, devemos conhecer os recursos tecnológicos sabendo aplica-los nos espaços educativos sendo formal ou não formal.
O professor deve ter a percepção dessa nova era tecnológica, tendo em vista ou pontos positivos para assim dar um bom ensinamento aos seus alunos visando sempre à inclusão do mundo moderno, para a construçãode novos conhecimentos.
4 REFERÊNCIAS
http://www.g1.globo.com <revista O Globo, acessado em 01/05/2017>
http://www.google.com.br <dicionário, acessado em 02/05/2017>
MARX, Karl. O capital: crítica da Economia Política. Livro l, Vol. l, 1988
RIPPER, A. V. O computador chega à escola. Para que? Revista Tecnologia Educacional, 1985.
SIMIÃO, L. F. e REALI, A. M. M. R. O uso do computador, conhecimento para o ensino e a aprendizagem profissional da docência. In: MIZUKAMI, M. G. N. e REALI, A. M. M. R. (org.) Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: Edufscar/Inep, 2002.
XAVIER, Antônio Carlos. Letramento digital e ensino. In: FERRAZ, C. & MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em pedagogia
andréia silva de souza
Débora de Castilhos
deise da silva americo
jéssica rizzon mota
luciele luz soares
lucinara ferreira bessow
rosa maria de abreu galvão
�
utilização das tecnologias nas práticas educacionais.
Caxias do Sul
2017
andréia silva de souza
Débora de Castilhos
deise da silva americo
jéssica rizzon mota
luciele luz soares
lucinara ferreira bessow
rosa maria de abreu galvão
utilização das tecnologias nas práticas educacionais.
Trabalho de Temática Interdisciplinar em Licenciatura Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média 1º semestre na disciplina integradoras Homem, cultura e sociedade, Educação inclusiva, Educação e tecnologias, Seminário da pratica I e Libras.
Orientador: Professores, Leonardo Antônio Silvano Ferreira, Okçana Battini, Juliana Chueire Lyra, Diógenes Magri da Silva, Mari Clair Moro Nascimento, Renata de Souza França Bastos de Almeida, Tatiane Mota Santos Jardim, Sandra Cristina Malzionoti Vedoato, Rogério.
Caxias do Sul
2017

Continue navegando