Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Legislação Aduaneira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Aduaneira (LOD29)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461865) ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O Estado tem importante atuação na regulação das relações comerciais internacionais. Dentre as possibilidades encontradas, temos a função normativa do Estado. No contexto da função normativa, conceitue a área de abrangência do regime administrativo e do regime administrativo fiscal.
	Resposta Esperada:
Regime administrativo: organiza a forma de as mercadorias entrarem no país e determina de que forma devem ocorrer as relações de comércio estabelecidas com o exterior.
Regime administrativo fiscal: atende às lógicas de organização das ações extrafiscais no ambiente econômico, ordenando as forma de aplicação de taxas ou de isenção de taxas quando analisadas as situações de entrada e saída de mercadorias do território, da mesma forma que regula a entrada e saída de pessoas e veículos.
	
	(ENADE, 2015) Na exportação brasileira, os documentos e os registros de controle, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), por exemplo, deverão adotar os Termos Internacionais de Comércio (Incoterms) discriminados pela Câmara de Comércio Internacional (International Chamber of Commerce - ICC)) em sua  Publicação nº 715E de 2010. A figura em anexo destaca o fluxo logístico do embarque de uma mercadoria negociada no incoterm FOB (Free on Board). A partir do texto e da figura apresentados e considerando o fluxo logístico de uma exportação brasileira de uma mercadoria no Incoterm FOB, responda:
a) Conceitue o Inconterm FOB.
b) Descreva o fluxo logístico da exportação da mercadoria com embarque no porto negociado.
FONTE: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/gabarito-oficial-do-enade-2017-e-cadernos-de-questoes-ja-estao-disponiveis/21206. Acesso em: 7 maio 2018.
	Resposta Esperada:
No Incoterm FOB (Free on Board - Livre a Bordo), o exportador encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio (indicado pelo importador) no porto de embarque (indicado pelo exportador), na data ou dentro do período acordado.
O exportador disponibilizará a mercadoria em seu condicionamento definitivo para exportação, podendo estar identificada ou não. O exportador contratará o transporte interno e colocará a mercadoria no terminal de carga para o desembaraço da Receita Federal do Brasil (RFB). A mercadoria desembaraçada será embarcada no navio contratado pelo importador. Os custos ou despesas para embarque (transporte, emissão de documentos e desembaraço) são de responsabilidade do exportador, e os riscos da mercadoria (avaria) são de responsabilidade do exportador até o embarque da mercadoria.
Parte inferior do formulário

Continue navegando