Buscar

Estação Total e Levantamentos Topográficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Equipamento para realizar medições topográficas, sendo capaz de medir ângulos e distâncias, a Estação Total armazena os dados recolhidos e executa alguns cálculos mesmo estando campo.
2- Calcula os ângulos verticais e horizontais, como também os pontos necessários para medição nos dando a distância. Assim, basta baixar os dados em um computador para desenhar o terreno ou a construção aferida.
3- Alinade ( medidor de ângulos); Luneta e Base nivelante.
4- Eixo Principal ( eixo responsável para coincidir com a vertical); Eixo Secundário ( permite ajustar a luneta) e Eixo da Luneta ( fixo, não causando rotação).
5- Teodolito digital; bússula topográfica; estação total; marreta; diástimetro; nível de cantoneira; baliza; tripé; prisma; mira topográfica; fio de prumo; estaca testemunha e piquete.
6- Projetos rodoviários.
7- O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e horizontal, montado sobre um tripé centrado.
A diferença entre o Teodolito e a Estação Total é que, o Teodolito mede apenas os ângulos e não guarda na memória, sendo necessário anotar em uma planilha, ao contrário da Estação Total que é capaz de armazenar e até mesmo de obter alguns cálculos.
8- O levantamento planimétrico, quando as projeções do contornos e pontos medidos são representados sobre um plano básico horizontal de referência, ou seja o conjunto de operações que tem por objetivo a determinação da posição relativa de feições naturais ou artificiais na superfície terrestre, destinada à determinação da projeção horizontal em uma planta altimétrica.
O levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de um nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresenta uma mesma altura.
O levantamento planialtimétrico ressalta a diferença de nível presente em um relevo, registrando seu grau de declividade. A representação é feita através de curvas de nível, que ligam diferentes pontos que possuem a mesma altura dentro da área levantada.
A Estação Total realiza levantamentos altimétricos

Outros materiais

Outros materiais