Buscar

Mudanças Paradigmáticas na Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução à Geografia
Considere o fragmento de texto a seguir:
“A sociedade mineira acaba de ganhar mais uma ferramenta importantíssima para divulgação dos dados relacionados ao meio ambiente: o Portal da Transparência do Meio Ambiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FEAM. Sociedade ganha portal com informações gerais sobre meio ambiente. Portal Meio Ambiente. <http://www.feam.br/noticias/1/1678-sociedade-ganha-portal-com-informacoes-gerais-sobre-meio-ambiente>. Acesso em: 24 de mar. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do artigo-base Geografia Socioambiental  sobre a concepção socioambiental, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Um desastre natural não pode ser analisado sob o viés da geografia socioambiental.
	
	B
	Apenas quando a natureza é prejudicada podemos realizar estudos socioambientais.
	
	C
	Situações em que o meio ambiente e a sociedade saem prejudicados podem ser estudadas pelo espectro da geografia socioambiental.
Você acertou!
Segundo o artigo-base: “Na concepção aqui defendida, um estudo elaborado em conformidade com a geografia socioambiental deve emanar de problemáticas em que situações conflituosas, decorrentes da interação entre a sociedade e a natureza, explicitem degradação de uma ou de ambas” (artigo-base, p.124).
	
	D
	Situações em que a natureza é afetada sem afetar a sociedade podem ser abordadas sob o espectro da geografia socioambiental.
	
	E
	Geografia Socioambiental e Geografia física podem ser acatados como sinônimos.
Questão 2/5 - Introdução à Geografia
Considere a citação a seguir: 
“Com o intuito de problematizar esta dicotomia entre a geografia da vida e a geografia que se ensina, buscaremos discutir, nesse artigo, a construção do raciocínio geográfico como objetivo a ser alcançado no ensino de geografia na educação básica como forma de superar a geografia conteudista, ainda predominante. ”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, segue a referência. GIROTTO, E. D. ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 9, p. 71-86, jan./jun., 2015. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/144/149 
No texto base “Geografia Escolar: Reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes” a autora faz um percurso de raciocínio até chegar à finalidade do ensino de Geografia na escola. Nesse ponto do texto ela apresenta como deve se dar a formação do pensamento geográfico na escola. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Na escola o raciocínio geográfico deve ser construído por meio das questões típicas da Geografia: onde? Por que nesse lugar? Como é esse lugar? Dessa perspectiva, a preocupação não é de explorar todos os aspectos do fenômeno, mas um modo de pensar a respeito desses aspectos uma maneira de pensar geograficamente.
Você acertou!
“Sua abordagem é feita com base em um direcionamento, dado pelas questões típicas da Geografia, como: onde? Por que nesse lugar? Como é esse lugar? Ao trabalhar nessa perspectiva, a preocupação não é de explorar todos os aspectos do fenômeno, mas um modo de pensar a respeito desses aspectos uma maneira de pensar geograficamente. Então, por traz dos conteúdos, fundamentando-os e direcionando-os, está a busca de ensinar um caminho metodológico de pensar sobre a realidade, sobre seus diferentes aspectos.” (p. 9). CAVALCANTI, L. de S.  Geografia Escolar: Reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.
	
	B
	A Geografia a ser ensinada na escola tem como principal tarefa reproduzir os conceitos científicos das áreas especializadas da Geografia acadêmica, de modo que a criança e o adolescente compreendam os fenômenos e fatos geográficos do mundo.
	
	C
	Cabe à Geografia escolar apresentar aspectos naturais e sociais  dos diferentes lugares do mundo, mesmo sem articula-los, contanto que os alunos compreendam seus agrupamentos por regiões, por continentes.
	
	D
	A Geografia escolar tem como finalidade informar dados e fatos sobre os países e continentes, de modo que ao final do Ensino Médio os estudantes tenham conhecimento sobre toda a superfície terrestre.
	
	E
	A finalidade da Geografia na escola é ensinar o conhecimento geográfico. Menos importante são os métodos e técnicas utilizadas para esse ensino.
Questão 3/5 - Introdução à Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] as mudanças paradigmáticas são acompanhadas de reformulações e novas formulações conceituais que contribuem para o entendimento das características espaciais de uma dada sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DANTAS, E. M.; MORAES, I. R. de. Região no contexto da renovação da Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa Universidade a Distância. Governo Federal do Brasil, 2008, p. 1-24.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do artigo-base O Conceito de Região e Sua Discussão sobre os princípios que se relacionam com a noção de região na linguagem cotidiana, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Se relacionam com o princípio de intensidade dos fenômenos.
	
	B
	Se relacionam com os princípios de extensão e localização.
Você acertou!
Segundo o artigo-base: “Na linguagem cotidiana do senso comum, a noção de região parece existir relacionada aos dois princípios fundamentais: o de localização e o de extensão” (artigo-base, p. 53).
	
	C
	São três os princípios que se relacionam com este conceito no âmbito do senso comum.
	
	D
	Extensão e região são conceitos antagônicos.
	
	E
	No senso comum, a região é um conceito semelhante ao de espaço geográfico.
Questão 4/5 - Introdução à Geografia
Leia a citação a seguir:
“Afinal, o que é a cidade, o que é o urbano?  E, o que vem a ser a cidade e o urbano no Brasil? Pode a cidade ser igual a urbano? Se não, o que diferencia os conceitos de cidade e urbano?”
Após essa avaliação, caso queira ler o texto completo, ele está disponível em: LENCIONE, S. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 24, p. 109-123, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/geousp/article/view/74098/77740
Fundamentando-se na leitura do texto-base e no vídeo da aula 2, onde é apresentado como Lefebvre conceitua cidade, assinale a alternativa que indica corretamente o que é cidade para esse autor:
Nota: 0.0
	
	A
	Para Lefebvre cidade é um aglomerado humano que não vive de atividades primárias.
	
	B
	De acordo com Lefebvre, cidade é um espaço com um conjunto de casas próximas destinadas à moradia e atividades mercantis.
	
	C
	A cidade, para Lefebvre, é uma aglomeração humana onde se desenvolvem atividades diversas não relacionadas com a exploração do solo.
	
	D
	De acordo com Lefebvre, cidade é a projeção da sociedade sobre um dado território, delimitado politicamente, onde se estabelecem relações de poder.
Comentário: De acordo com a aula 2 - Geografia Urbana - início em 2'40, até 3'50, as professoras apresentam como Lefebvre conceitua cidade, destacando que esse autor relaciona cidade com o conceito de território e com a ideia de relações de poder.
	
	E
	A cidade, de acordo com Lefebvre, é um território com natureza fortemente alterada pela ação humana e com pouca qualidade ambiental.
Questão 5/5 - Introdução à Geografia
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] na atualidade, diante de tão importante desafio, uma forte tendência à utilização, de forma ampla, do termo socioambiental, pois tornou-se muito difícil e insuficiente falar de meio ambiente somente do ponto de vista da natureza quando se pensa na problemática interação sociedade-natureza do presente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: MENDONÇA, F. de, A..Geografia Socioambiental. Revista Terra Livre. 2001. n. 16, p.117. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do artigo-base Geografia Socioambiental sobre o termo sócio, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Dá destaque ao viés naturalista do termo socioambiental.
	
	B
	Este termo enfatiza o envolvimento da sociedade enquanto sujeito da problemática ambiental.
Segundo o artigo-base: “[...] O termo ‘sócio’ aparece, então, atrelado ao termo ‘ambiental’ para enfatizar o necessário envolvimento da sociedade enquanto sujeito, elemento, parte fundamental dos processos relativos à problemática ambiental contemporânea” (artigo-base, p.117).
	
	C
	É um termo criado no princípio do século XX, sendo sucedido pelo termo “meio ambiente”.
	
	D
	Pressupõe a falta de integração entre sociedade e meio ambiente.
	
	E
	Aponta ausência de relação entre questões ambientais e questões econômicas, políticas e sociais.

Continue navegando