Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE 
Sibely dos Santos Brum
Matrícula: 01352108
Curso: Gestão Pública 
De acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo governo brasileiro, cerca de 16,8% dos recém-chegados ao país apontaram a língua como a principal barreira enfrentadas pelos imigrantes. O índice vale tanto para o fato de o próprio imigrante não saber o português, quanto os serviços de atendimento e recepção brasileiros não terem o domínio de outros idiomas.
A dificuldade de comunicação é o principal ponto que mostra a necessidade de uma mudança dos processos de recepção, junto com uma padronização de processos. É preciso uma reavaliação integral da acolhida e proteção aos imigrantes no país para que a mesma seja pautada pelos direitos humanos. 
Essa grande falha na comunicação acaba desencadeando outras consequências graves aos imigrante principalmente na inclusão no mercado de trabalho e assistência à saúde, fatos que acabam dificultando o acolhimento desses imigrantes ao novo país.
A comunicação conta com alguns elementos : a mensagem – informação transmitida; emissor ou remetente – quem transmite a mensagem; o receptor – quem recebe a mensagem; o canal – o meio empregado para o envio da mensagem e o código – sistema de sinais empregado no envio da mensagem. 
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação. Esse processo de comunicação nada mais é que o ato de interagir transmitindo e recebendo mensagens por meio de uma determinada linguagem que pode ser escrita, falada, não verbal ou visual. 
Enfim, a comunicação é o ato ou efeito de interagir, essencial para o desenvolvimento da sociedade, seja ela como for. Uma comunicação eficiente e eficaz é capaz de carrega em si a capacidade de mudança de realidade, ou seja, tem como objetivo influenciar os demais, manipulando essa realidade de acordo com os interesses. Portanto, cabe a cada pessoa avaliar o melhor meio e a melhor linguagem para poder expressar o que se quer comunicar.
Referências:
https://www.scielosp.org/article/sausoc/2018.v27n1/26-36,https://exame.abril.com.br/brasil/idioma-ainda-e-principal-dificuldade-de-imigrantes-no-brasil

Continue navegando