Buscar

Hormônio do crescimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hormônio do crescimento
O crescimento normal é um processo complexo que depende de inúmeros fatores: hormônios, como o do crescimento, os hormônios da tireoide, a insulina e os hormônios sexuais; uma dieta adequada; ausência de estresse crônico (o cortisol liberado em períodos estressantes inibe o crescimento) e a genética.
No hipotálamo a partir de estímulos pode ocorrer a produção e secreção de GHRH (hormônio liberador do hormônio do crescimento) ou da somatostatina, essa ultima inibi a secreção do GH, enquanto o GHRH, através de pulsos estimulam a produção de GH pela adeno-hipófise. Esse hormônio vai então para o fígado, ligado a proteína ligadora de hormônio do crescimento (isso protege para que o GH plasmático não seja filtrado para a urina e aumenta a meia vida dele), para assim estimular a secreção de fatores de crescimento semelhantes a insulina, esses tem efeito de feedback negativo na secreção de GH. Além disso esses atuam com o GH para estimular o crescimento de ossos e tecidos moles, além de eles promovem a síntese proteica. Outra grande importância do GH é para o aumento da glicemia.
Crescimento anormal:
Deficiência de GH na infância = Nanismo 
Hipersecreção do hormônio na infância = Gigantismo
*nesse caso há o crescimento de tecidos ósseos 
Hipersecreção do hormônio em adultos = Acromegalia
*nesse caso há o crescimento de tecidos moles 
Crescimento tecidual:
O crescimento dos tecidos moles exige quantidades adequadas de hormônio do crescimento, dos hormônios da tireoide e da insulina. 
Os hormônios tireoidianos interagem sinergicamente com o hormônio do crescimento para a síntese proteica e o desenvolvimento do sistema nervoso. 
A insulina sustenta o crescimento dos tecidos, estimulando a síntese proteica e fornecendo energia na forma de glicose, (a insulina tem permissividade com o GH, assim as crianças que tem deficiência de insulina não terão o crescimento normal).

Continue navegando

Outros materiais