A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
objetiva temas contemporaneos em educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disponível em : https://anotheraurora.wordpress.com/2015/04/13/tirinha/ Acesso: 09 dez. 2019.
Considerando a tirinha apresentada com respeito a gênero avalie as asserções a seguir.
I. Divisão sexual do trabalho, tem sido um importante conceito para compreensão do processo de constituição das práticas sociais permeadas pelas construções dos gêneros a partir de uma base material.
II. A educação sexista é dada primeiramente pela família, seguindo estereótipos que são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos.
III. Os conceitos baseados na diferença biológica entre os sexos ganham força e se justificam na forma de estruturação familiar.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. II e III, apenas.
GABARITO: A alternativa correta é as assertivas I. Divisão sexual do trabalho, tem sido um importante conceito para compreensão do processo de constituição das práticas sociais permeadas pelas construções dos gêneros a partir de uma base material. II. A educação sexista é dada primeiramente pela família, seguindo estereótipos que são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos. III. Os conceitos baseados na diferença biológica entre os sexos ganham força e se justificam na forma de estruturação familiar. Os conteúdos necessários estão nas p. 44-48 do livro. A questão trabalha a competência e habilidade. Promover, planejar e desenvolver ações visando à gestão democrática nos espaços e sistemas escolares e não escolares.
c. I, II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, apenas..
Questão 2
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
“[...] o trabalho com a diversidade sexual nas escolas pressupõe um conhecimento das disposições de professoras e professores que, por sua vez, deverão adentrar uma nova lógica do (des)conhecer, de sorte que tal trabalho não poderá jamais ser pautado pela pergunta formulada ao especialista sobre a normalidade das práticas e discursos sexuais. Perguntar pela normalidade é pertencer ao mundo definido e mapeado pelos processos disciplinadores e normalizadores.”
CÉSAR, Maria Rita. Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia” p.49.
Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1550/155013366004.pdf. Acesso: 09 dez. 2019.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir.
I. Com respeito a discussão da diversidade sexual nas escolas pressupõe um conhecimento das disposições de professores para com o tema.
II. A sexualidade é algo que cada família deve dialogar em seus lares, dessa maneira isso não deveria ser abordado pela escola.
III. A escola deve promover o debate e reflexão sobre o tema diversidade sexual.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I, II e III, apenas.
b. III, apenas.
c. I e III, apenas.
GABARITO: A alternativa correta é as assertivas. I. Com respeito a discussão da diversidade sexual nas escolas pressupõe um conhecimento das disposições de professores para com o tema. III. A escola deve promover o debate e reflexão sobre o tema diversidade sexual. Os conteúdos necessários estão nas p. 41-45 do livro. A questão trabalha a competência e habilidade. Promover, planejar e desenvolver ações visando à gestão democrática nos espaços e sistemas escolares e não escolares.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I e III, apenas..
Questão 3
Incorreto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
O multiculturalismo, entendido como a situação de convivência de grupos diferenciados culturalmente sob um mesmo território, não é um fato novo, mas vem ganhando expressão diante dos processos de deslocamentos humanos, principalmente nestes tempos globais, o que se pode denotar numa série de acontecimentos que ocorrem nas sociedades contemporâneas como reflexo desta situação multicultural, tais como a existência de uma pluralidade de culturas criada pelos movimentos migratórios que modificam os quadros demográficos-culturais dos países.
TENFEN Larissa S. Multiculturalismo, diversidade e direito. Disponível em: https://www.diritto.it/pdf_archive/26925.pdf. Acesso: 09 dez. 2019.
Conforme o enunciado pode-se compreender sobre multiculturalismo
I. O multiculturalismo pode ser compreendido sob um enfoque teórico de caráter normativo que tem por objetivo prescrever maneiras de solucionar os problemas provenientes da convivência entre as pessoas e os diferentes grupos culturais existentes nas sociedades plurais.
II. O multiculturalismo prima pela exigência de reconhecimento da diversidade cultural e de um tratamento igualitário na convivência de várias etnias e/ou raças que edificaram e constituem o espaço público de uma sociedade multirracial.
III. O elemento central à temática do multiculturalismo e à justificação da necessidade de reconhecimento, apresenta um importante papel na vida dos grupos e indivíduos presentes nas sociedades.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
GABARITO: A alternativa correta é as assertivas I, II e III estão corretas. I. o multiculturalismo pode ser compreendido sob um enfoque teórico de caráter normativo que tem por objetivo prescrever maneiras de solucionar os problemas provenientes da convivência entre as pessoas e os diferentes grupos culturais existentes nas sociedades plurais. II. o multiculturalismo prima pela exigência de reconhecimento da diversidade cultural e de um tratamento igualitário na convivência de várias etnias e/ou raças que edificaram e constituem o espaço público de uma sociedade multirracial. III. O elemento central à temática do multiculturalismo e à justificação da necessidade de reconhecimento, apresenta um importante papel na vida dos grupos e indivíduos presentes nas sociedades.
Os conteúdos necessários estão nas p. 9-11 do livro. A questão trabalha a competência e habilidade. Compreender as relações entre educação e trabalho, a diversidade cultural, a cidadania, entre outras problemáticas da sociedade contemporânea.
e. I, II e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, apenas..
Questão 4
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Disponível em: https://blogdoenem.com.br/lixo-domestico-geografia-enem/ Acesso em: 11 de dez. 2019
I. A educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente.
II. Discutir educação ambiental na escola irá contribuir para que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável.
III. Fazer mutirões para recolher lixos e resíduos em ambientes que sofrem com esse problema pode ser uma boa alternativa de despertar nos estudantes o problema da poluição.
IV. Uma atividade de educação ambiental deve promover de maneira sincronizada o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. III e IV apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.
GABARITO: A alternativa correta é I. A educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente. II. Discutir educação ambiental na escola irá contribuir para que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. III. Fazer mutirões para recolher lixos e resíduos em ambientes que sofrem com esse problema pode ser uma boa alternativa de despertar nos estudantes o problema da poluição. IV. Uma atividade de educação ambiental deve promover de maneira sincronizada o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Os conteúdos necessários estão nas p. 220-250 do livro. A questão trabalha a competência e habilidade Planejar, desenvolver e avaliar situações de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, observando as dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial.