Buscar

Atividades de Microbiologia e Imunologia

Prévia do material em texto

Atividades de Microbiologia e Imunologia 
ALUNA: CAMILA GONÇALVES SANTOS 
TURMA: MEDICINA VETERINÁRIA 
PERIODO: 2º
PÓS 1
1- O QUE VC ENTENDE POR MICROBIOLOGIA?
O termo microbiologia significa o estudo dos organismos extremamente pequenos cujas dimensões estão abaixo do poder de resolução do olho humano. Atualmente, a Microbiologia é a Ciência que estuda a natureza e a utilidade dos microrganismos.
2- O QUE SÃO MICROORGANISMOS?
Ser vivo microscópico, geralmente, constituído por uma célula apenas; todo organismo excessivamente pequeno, visível somente com a ajuda de um microscópio: as bactérias, os fungos, os vírus, as leveduras são exemplos de microrganismos.
3- DIFERENCIE CÉLULAS EUCARIONTES DE CÉLULAS PROCARIONTES.
As células procariontes são células muito menos complexas. Possuem estruturas mais simples e mais desorganizadas. Uma grande característica determinante na diferenciação dos dois tipos de células, é que as procariontes não possuem membrana nuclear. 
Já as células eucariontes possuem membrana nuclear ou carioteca, o que permite a organização e compartimentalização do material genético.
4- QUE TIPO DE CÉLULAS APRESENTAM PAREDE CELULAR? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAL A IMPORTÂNCIA DESTA ESTRUTURA CELULAR?
A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários. Sua composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.
 Diferenças na composição das paredes celulares
Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.
Alguns protistas secretam substâncias que, associadas a minerais silicatos (sílica), constituem rudimentares ou elaboradas paredes celulares, também denominadas de exoesqueleto. Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).
Formação da parede celular dos vegetais
Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois de cessado esse crescimento, a parede recebe novas camadas de celulose e outras substâncias (suberina e lignina), o que confere maior resistência e resulta na parede secundária.
Para permitir o intercâmbio, troca de substâncias entre células adjacentes, existem pontes citoplasmáticas (falhas) ao longo da superfície da parede chamadas de plasmodesmos.
A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica em meio hipotônico.
5- QUAL A DIFERENÇA ENCONTRADA NA PAREDE CELULAR DAS BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS?
 A parede da célula Gram-negativa é constituída por estruturas de múltiplas camadas bastante complexas, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentado outro corante, adquirem a nova coloração. Já a parede da célula Gram-positiva consiste de única camada que retém o corante aplicado, não adquirindo a coloração do segundo corante. 
Nas bactérias Gram-negativas, a parede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo. 
6- DIFERENCIE BACTÉRIAS DO TIPO COCO, BACILO E ESPIRAIS.	
 Cocos: Bactérias que apresentam estrutura esférica. Podem ser classificadas em relação ao seu arranjo em: diplococos (agrupamento de dois cocos), tétrades (agrupamento de quatro cocos), sarcina (agrupamento de oito cocos formando uma espécie de cubo), estreptococos (cocos agrupados em cadeias) e estafilococos (cocos agrupados em um arranjo semelhante ao cacho de uva);
 Bacilos: Bactérias que apresentam estrutura em forma de bastão. Podem ser encontradas organizadas em diplobacilos (bacilos agrupados aos pares) ou estreptobacilos (bacilos organizados em cadeias). Podem ocorrer ainda em paliçada, agrupados lado a lado;
Espiraladas: Apresentam sua célula em espiral e ocorrem, em sua grande maioria, de forma isolada. Podem ser classificados em espirilos, quando possuem corpo mais rígido e a presença de flagelos, e espiroquetas, que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;
	
Pós 2
1- Diferencie Bactérias heterotróficas, Bactérias autotróficas, Bactérias quimiotróficas, Bactérias fototróficas.
Autótrofas conseguem produzir o próprio alimento e as espécies que são heterótrofas (não conseguem produzir o próprio alimento.
Dentre as bactérias autótrofas, há aquelas que realizam quimiossíntese, chamadas de bactérias quimioautotróficas, e as que realizam fotossíntese bacteriana, chamadas de bactérias fotoautotróficas.
2- O que são MICRORGANISMOS AERÓBICOS OBRIGATÓRIOS?
Aeróbios obrigatórios: são microrganismos que, para crescerem e se multiplicarem, necessitam de uma atmosfera que contenha O2 em uma concentração equivalente ao ar atmosférico (20- 21%). Ex: microbactérias, fungos filamentosos (bolores).
3- O que são MICROORGANISMOS FACULTATIVOS?
Anaeróbios facultativos: crescem tanto na presença como na ausência de oxigênio.
Ex.: Enterobactérias, estreptococos e estafilococos.
4- O que são MICROORGANISMOS ANAERÓBIOS OBRIGATÓRIOS?
Anaeróbios obrigatórios: crescem somente na ausência total de oxigênio. Ex.: Clostridium botulinum
5- O que são MICROORGANISMOS MICROAERÓFILOS? 
Microaerofilas: o oxigênio requerido para multiplicação é menor do que aquele encontrado no ar atmosférico (cerca de 5% de O2) Ex: Espécies de Campylobacter, causadora da diarreia.

Continue navegando