Buscar

SIMULADO AV1 PROCESSUAL CIVIL III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702091313)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em parte para condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	agravo interno.
	 
	recurso adesivo.
	
	embargos de declaração
	
	apelação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704421415)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual recurso abaixo propicia o recurso adesivo?
		
	
	Agravo de instrumento
	 
	Apelação
	
	Embargos à execução
	
	Embargos de declaração
	
	Embargos infringentes
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704423615)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Das alternativas abaixo abaixo, qual a que não contempla um requisito de admissibilidade recursal intrínseco?
		
	
	inexistência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer
	 
	regularidade formal
	
	cabimento
	
	interesse para recorrer
	
	legitimidade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704435234)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a respeito do princípio da fungibilidade recursal, é INCORRETO afirmar que:
Parte superior do formulário
\
		
	
	a) A aplicação do princípio da fungibilidade recursal é possível nas hipóteses em que exista dúvida objetiva, fundada em divergência doutrinária ou mesmo jurisprudencial acerca do recurso a ser manejado em face da decisão judicial a qual se pretende impugnar.
	
	d) A interposição de agravo interno contra decisão colegiada constitui erro grosseiro, sendo inviável a aplicação do princípio da fungibilidade recursal para o recebimento do recurso como embargos de declaração.
	
	b) O conceito de dúvida objetiva, para a aplicação do princípio da fungibilidade recursal, pode ser relativizado, excepcionalmente, quando o equívoco na interposição do recurso cabível decorrer da prática de ato do próprio órgão julgador.
	
	e) o princípio da fungibilidade indica que um recurso, mesmo sendo incabível para atacar determinado tipo de decisão, a partir de uma dúvida considerada razoável.
	 
	c) Contra a decisão que nega seguimento a recurso especial interposto contra acórdão em conformidade com tese firmada em sede de recurso repetitivo cabe agravo interno, mas a interposição de agravo em recurso especial no seu lugar constitui hipótese de aplicação do princípio da fungibilidade recursal.
 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704416808)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA, QUANTO À TEORIA GERAL DOS RECURSOS:
		
	 
	O recurso pode ser interposto pela parte vencedora e pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público;
	
	Cumpre ao terceiro demonstrar a possibilidade de a decisão sobre a relação jurídica submetida à apreciação judicial atingir direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual;
	
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso;
	
	Em julho de 2017, uma pessoa interpôs Recurso Especial e, no STJ, verificou-se que o recorrente não havia recolhido a importância das despesas de remessa e retorno dos autos. Nessa situação, o STJ não deverá negar seguimento de plano ao recurso.
	
	A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702108475)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na teoria dos recursos:
		
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade.
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença.
	 
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704550914)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: MPE-SP Prova: VUNESP - 2018 - MPE-SP - Analista Jurídico do Ministério Público) Com relação aos recursos previstos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
		
	
	Será negado provimento pelo Supremo Tribunal Federal ao recurso extraordinário quando considerar como reflexa a ofensa à Constituição, por pressupor a revisão da interpretação da lei federal ou de tratado.
	
	O agravo de instrumento será dirigido ao juiz prolator da decisão recorrida.
	 
	A desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos.
	
	Em sede de embargos de declaração, seja lá qual for a fundamentação ou pedido, não há que se falar em resposta pela parte adversa.
	
	A decisão que rejeita o pedido de limitação do litisconsórcio é irrecorrível.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702108208)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704484019)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São pressuposto de admissibilidade de recurso, a opção que apresenta todos no requisito intrínseco:
		
	
	B) Tempestividade, Preparo, Regularidade Formal.
	 
	A) Cabimento, o interesse recursal, a Legitimidade Recursal e a inexistência de ato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.
	
	E) Complementariedade, Consumação e Recurso Adesivo.
	
	D) Regularidade Formal, Infungibilidade e Tempestividade.
	
	C) Regularidade Formal, Legitimidade e Cabimento.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704421379)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as disposições do código de processo civil e assinale a alternativa correta sobre os efeitos do recurso de apelação. 
		
	
	A apelação será sempre recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação interposta da sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebida no efeito suspensivo.
	 
	A apelação interposta da sentença que rejeitar liminarmente embargos à execução não será recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação interposta da sentença que não confirmar a antecipação dos efeitos da tutela não será recebida no efeito devolutivo.
	
	A apelação interposta da sentença que homologar a divisão ou a demarcação será recebida no efeito suspensivo.

Continue navegando