Buscar

Ética e Plágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª ATIVIDADE AVALIATIVA – AVS
TEMA: PLÁGIO ACADEMICO E ÉTICA NA PESQUISA
	NOME: RAQUEL DA SILVA ABREU 
	C.P.F. 041.178.486-23
	CURSO: Pós-graduação em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação
	O Plágio nos trabalhos acadêmicos é uma prática que vem aumentando muito ao longo dos anos, hoje com a tecnologia da internet, copiar e colar tornou-se uma atitude fácil, sem precisar pensar entre os estudantes. Infelizmente o mau uso desta ferramenta só traz atraso à educação. Sabendo usá-la, se tornaria uma grande biblioteca acadêmica, facilitando a vida dos estudantes. 
Quando realizamos pesquisas para fins acadêmicos, necessitamos de mais atenção quanto à origem da fonte e à maneira de citá-la no corpo do texto das produções, é preciso ressaltar que o maior impasse não é produto da ferramenta em si, mas do uso que dela se faz. Entretanto, entende-se também que não se trata, exclusivamente, de um problema ético, pois, muitas das vezes ocorre o plágio no texto por falta de orientação. Uma das dificuldades é de redigir textos acadêmicos, é a falta de aprofundamento e orientação nas redações desde o Ensino Fundamental.
	Aqui no Brasil, a pesquisa científica poderia se estimulada desde o Ensino Médio e aprofundar mais nos meios técnicos da criação das redações. Dessa forma, o aluno se familiarizaria com a pesquisa científica. Como se não bastasse, muitos professores fazem uso do plágio para tirar cópias de atividades, principalmente da internet para seus alunos desde a Educação Infantil. Muita das vezes por preguiça de formular atividades que acaba empobrecendo o material. 
	A falta de ética e respeito com o trabalho alheio vem da educação das pessoas. Apropriar-se de textos sem citar os autores, ou seja, sem dar o devido crédito merecido ao criador faz com que a pessoa que está se apropriando indevidamente se torne um fracassado, incapaz de criar a sua própria obra.

Outros materiais