Buscar

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
1-Durante o século XIX começam a surgir obras literárias que enfatizam a condição do negro escravo, do alforriado ou do mulato discriminado socialmente. Entre os escritores que ao longo do século XIX produziram essas reflexões em suas obras, podemos citar: Castro Alves, Lima Barreto, Machado de Assis.
2-A assinatura da Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, é resultante, entre outras coisas: da luta e organização dos negros ao longo dos séculos de escravidão no Brasil.
3-Ponto estratégico no norte da África, a cidade de Ceuta foi o primeiro local a que chegaram os portugueses no início do século XV. As intenções da Coroa Portuguesa quanto a essa conquista foram: religiosa e econômica.
4-A Guerra Colonial durou 13 anos e resultou da luta pela independência dos países colonizados por Portugal. Os países que participaram diretamente do conflito armado contra os portugueses foram: Angola, Guiné Portuguesa e Moçambique.
5-Até poucas décadas atrás, dominou uma perspectiva historiográfica que considerava os indígenas como "povos sem história" ou "sociedades frias" ou "estáticas". Hoje há uma revisão dessa perspectiva com base em novas evidências arqueológicas e em pesquisas antropológicas, que sustenta que: no Brasil houve sociedades complexas antes da chegada dos portugueses. Após o contato desenvolveram diversas estratégias para lidar com o processo de conquista, mostrando sua capacidade como sujeitos históricos.
6-A influência da cultura negra na formação da cultura do Brasil é visível em vários campos. Essa cultura, associando-se à cultura ameríndia e à cultura do colonizador, formou a base da cultura brasileira num processo de sincretismo cultural. Entre as principais contribuições africanas podemos citar: a música, a religiosidade,a culinária.
7-Sobre a identidade nacional assinale a questão verdadeira: A Nação precisa de símbolos como a bandeira, o brasão e o hino.
8-Sobre a Identidade nacional brasileira assinale a alternativa verdadeira: Durante o período getulista o samba e a feijoada ganharam contornos nacionais sendo eleitos os símbolos populares da nacionalidade.
9- Para os povos indígenas, os mitos representam: a maneira de pensar e de expressar categorias, conceitos, imagens, estreitamente vinculados aos seus modos de vida.
10-Qual a alternativa que mais bem resume a situação curricular da educação nacional? Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem valores mais gerais que devem ser seguidos pela escola e pelo professor dando a este a liberdade para adaptar, atrasar, adiantar e unir problemas, conteúdos e discussões de acordo com a turma.
11-A respeito das origens do discurso, segundo o qual o Brasil é constituído por três raças, é correto afirmar: O Brasil foi formado por diversos povos indígenas, africanos e europeus em diversos momentos distintos da história brasileira.
12- Sobre a identidade nacional assinale a assertiva correta: O estado absoluto moderno congregou forças, mas não conseguiu criar uma identidade forte já que todos os súditos estavam voltados ao rei e não à Nação.
 
13-O reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição de 1988 foi garantido a partir: da luta unificada de organizações da sociedade civil e do movimento indígena.
 
14-Sobre as políticas racistas assinale a questão verdadeira: O Regime do Apartheid na África do Sul segregava fortemente a sociedade do país baseada na raça. 
15-O sistema de avaliação brasileiro, implantado nos anos 1990, resulta em: A partir de 2003 o governo manteve sistemas avaliativos, mas ampliou este sistema com outros parâmetros sociais, que ajudam a explicar a condição do aluno e da escola no sistema de avaliação nacional.
16-No início do século XX, a República portuguesa sofreu um duro golpe e em 1926 teve início o período que mais tarde será conhecido como a ditadura salazarista. Para as colônias na África, a situação se agravou na década de 1930 após algumas medidas tomadas por Salazar. Que medidas são essas? Instituição do trabalho forçado e criação da PVDE.
17-A exploração econômica da Guiné Portuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata? Comércio de escravos.
18-Sobre etnia assinale a assertiva verdadeira: A antropologia criou o conceito de etnia para dar conta mais de uma visão culturalista do grupo que racial.
19-Os negros da etnia banto, capturados em Moçambique, foram levados para algumas regiões da América. No Brasil, eles desembarcaram majoritariamente em quais estados? Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro.
20-Sobre a evolução das lutas dos negros é correto afirmar: Até 1951 não existia uma lei de igualdade racial no Brasil que previsse a punição à discriminação racial.
21- A Conferência de Berlim, no final do século XIX, definiu as bases da divisão dos territórios africanos entre as potências europeias. Portugal perdeu um de seus territórios e ganhou outro. Esses territórios são, respectivamente, Congo e Cabinda.
22-Durante as viagens de exploração da costa ocidental e oriental da África, as caravelas avançavam e, a cada lugar em que aportavam, fixavam um padrão. Quais eram os objetivos desse gesto? Desencorajar os intrusos e assegurar o senhorio sobre as terras.
23-Sobre a presença indígena no Brasil, é correto afirmar que: o número de índios cresceu no Brasil em parte pela melhoria da vida e pela etnogênese que faz os índios se declararem como tais.
24- A colonização do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira foi feita de modo diverso ao dos outros arquipélagos da costa africana. Em Cabo Verde, a sociedade formou-se basicamente pela miscigenação de: portugueses e guineenses.
25-Sobre o currículo formal, real e oculto pode-se afirmar que: Os agentes educacionais, professores, diretores, pais e alunos, devem saber que existem estas formas de currículo e que deve-se levar em conta, como gestor de educação, a sua existência e sua interferência no andamento da escola.
26-Após a independência de Angola, o país adotou oficialmente a língua portuguesa, embora haja outras línguas de grande relevância na região, sem contar os dialetos. A adoção do português se deu porque: facilitaria a comunicação entre os diversos grupos étnicos da região.
27- Entre os povos indígenas, existem diversos papéis de liderança. Eles estabelecem uma distinção entre lideranças às quais chamam "tradicionais" e outras às quais chamam "novas lideranças". As lideranças tradicionais adquirem seu poder com base: na sua capacidade de aconselhar, orientar e dirigir certas atividades de interesse comum e acordadas pela coletividade.
 
29-Sobre o conceito de raça e sua repercussão assinale a assertiva verdadeira: Raça é um conceito advindo da biologia que separa as pessoas pela sua aparência fenotípica. 
30- Ainda sobre o conceito de raça, assinale a alternativa verdadeira: O conceito de raça criou uma política discriminatória contra índios, negros e asiáticos, servindo aos propósitos colonialistas dos europeus. 
31- Os jovens estudantes provenientes da Casa do Estudante do Império em Lisboa e em Coimbra tiveram uma importância crucial na tomada de consciência que levou ao movimento de independência dos países africanos. Dentre as ações mais importantes desses jovens, destacam-se a: produção artístico-literária e a organização política.
 
32-O Movimento da Negritude, criado pelo poeta martinicano Aimé Césaire, entre outros, defendia: o respeito à diferença e a valorização da cultura negra.
33-Sobre o conceito de etnia assinale a assertiva verdadeira.O conceito foi muito utilizado por pesquisadores urbanos que tentavam observar a sobrevivência cultural em grupos assimilados pela cultura nacional.
34-A Guerra Colonial durou 13 anos e resultou da luta pela independência dos países colonizados por Portugal. Os países que participaram diretamente do conflito armado contra os portugueses foram:Angola, Guiné Portuguesa e Moçambique.
35-Entre as assertivas a seguir, assinale a única que traduzfatos ou atitudes que não serviram de motivação real para que o Brasil aderisse às cotas.Os negros no Brasil eram perseguidos nas ruas e o casamento inter-racial era proibido em vários estados.
36-Sobre o conceito de raça e sua repercussão assinale a assertiva verdadeira:Raça é um conceito advindo da biologia que separa as pessoas pela sua aparência fenotípica. 
37-Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles: o marfim e o tráfico negreiro.
 
38-Quem foi o intelectual angolano que, mesmo preso em 1955 pela Polícia Internacional em Defesa do Estado, obteve apoio internacional para sua liberdade e apoiou a criação do Movimento Popular de Libertação de Angola? Agostinho Neto.
 
39-O indianismo é uma expressão: literária do século XIX que idealizou o índio enquanto símbolo de nacionalidade.

Continue navegando