Buscar

Solo: Componentes e Cuidados

Prévia do material em texto

Litosfera: o solo
- Em que camada da terra está localizado o solo?
O solo está localizado na litosfera, a camada de rochas da superfície da terra
- Quais são os componentes do solo? Como ele deve ser preparado e cuidado para a agricultura?
Geralmente, o solo é composto de areia, argila, restos de plantas e animais, húmus, além de água e ar. Para a agricultura é necessário arar o solo e adubá-lo. Pode ser necessário a irrigação ou drenagem.
- Que problemas podem ameaçar o solo?
Erosão, queimadas e desertificação
- Quais são as consequências desses problemas e o que pode ser feito para evitá-los?
A erosão pode levar a desertificação e as queimadas deixam o solo seco, pobre em matéria orgânica, improdutivo e degradado. Para cuidar do solo, é preciso usar técnicas que diminuam a erosão e o esgotamento dele, como a rotação de culturas, as plantações em degraus ou em curvas de nível, além de aplicar, em alguns casos, os agrotóxicos com os devidos cuidados. Para evitar esses problemas, deve-se manter parte da vegetação nativa do ambiente, evitar as queimadas e adotar outras medidas conservacionistas.
1- O QUE EXISTE NO SOLO?
1.1 – Intemperismo
1.2 – Decompositores
Seres vivos heterótrofos, como algumas bactérias, fungos e protozoários, que "atacam" os cadáveres, excrementos, restos de vegetais e, em geral, matéria orgânica dispersa no substrato, decompondo-a em sais minerais, água e dióxido de carbono, que são depois reutilizados pelos produtores, num processo natural de reciclagem.
1.3- Húmus
É a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, folhas e de seus subprodutos.
1.4- lençóis freáticos
Ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.
1.4.1- Marga - é um tipo de calcário contendo 35 a 60% de argila. Pode ser empregada na olaria, na composição do cimento e na correção do pH do solo.
2- OS TIPOS DE SOLO
2.1- Solo arenoso
chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).
2.2- Solos argilosos
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 35% de argila (entre 35% e 60%), alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados. Por outro lado, na época de seca, esse tipo de solo tende a formar uma camada dura e pouco arejada do terreno, prejudicando o desenvolvimento da vegetação.
2.3- Solos humíferos
também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus (composto de materiais orgânicos, ou seja, restos de animais e plantas mortas) e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.
3- PREPARAÇÃO DO SOLO

Mais conteúdos dessa disciplina