Buscar

Apol 1 - Linguagem de programação visual ADS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Java EE, JSF, EJB e JPA.
I) Java EE é uma plataforma de desenvolvimento de sistemas/software. Ela consiste de uma série de especificações/tecnologias, tais como, JSF, EJB, JPA, CDI e etc. E mais, ela implementa facilmente requisitos não-funcionais - manuteniblidade, escalabilidade e etc.
II) JSF tecnologia que incorpora características de um framework MVC para web. Ela pode ser utilizada na camada de apresentação/visão.
III) EJB é uma arquitetura de componentes gerenciáveis pelo servidor (ou container EJB).
IV) JPA padrão do Java para persistência de objetos em bancos de dados relacionais.
E) Todos estão corretas.
2) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto ao seguinte assunto: Ambiente de Desenvolvimento: Plataforma Java e Ferramentas.
I) Git: é uma ferramenta para gestão de dependências/bibliotecas.
II) Eclipse: é um sistema de controle de versão.
III) Maven: ambiente de desenvolvimento Java; inclusive, nele pode-se usar “wizard” para criar projetos/classes Java.
IV) Wildfly: servidor de banco de dados; é nele que as aplicações Java persistem seus dados/informações.
V) MySQL: servidor de aplicação; é nele que as aplicações Java são executadas.
Assinale a alternativa correta:
B) Nenhuma está correta.
3) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto ao seguinte assunto: Uma aplicação típica JSF e Tag Library (HTML e Core).
I) Em uma aplicação típica JSF há os seguinte elementos: páginas web (arquivos .xhtml), tags/componentes nas páginas, managed beans (ou backing beans) e opcionalmente arquivos de recursos, objetos/classes e tags personalizadas
II) Algumas tags/componentes do JSF são complementadas por tags presentes em "Tag Library: JavaServer Faces Core".
III) Não se usa tags HTML em conjunto com tags da "Tag library: JavaServer Faces HTML".
Assinale a alternativa correta:
D) Todas estão corretas.
4) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Organização/empresa, Arquitetura da Solução e Arquitetura do Software.
I) É possível avaliar uma organização de maneira mais macro, avaliando, por exemplo, como ela interage com seus clientes, fornecedores e parceiros. Pode-se identificar a implementação de um sistema/software para facilitar essas interações. Nesse contexto, não é interessante avaliar diferentes hipóteses (de arquitetura) de soluções.
II) Resumidamente, arquitetura de software é um conjunto de decisões significativas sobre a organização de um sistema de software.
III) Deve-se sempre estruturar um sistema de software em três camadas: Apresentação/Visão, Negócio e Persistência.
 
Assinale a alternativa correta:
D) Todas as afirmações estão corretas.
5) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto ao seguinte assunto: Ambiente de Desenvolvimento: Plataforma Java e Ferramentas.
I) É um framework de componentes “client-side” para construir aplicações Java web. Ela é baseada na tecnologia de Servlet.
II) Ela nos permite criar aplicações Java para Web utilizando componentes visuais (pré)prontos, de maneira que o desenvolvedor não se preocupe (muito) com Javascript e HTML.
III) Principais pontos da especificação/framework: permite representar componentes e seus estados; manipular eventos, validações e conversões de dados; definir navegação; há (várias bibliotecas de) tag/componentes para construção das páginas.
Assinale a alternativa correta:
D) Todas estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais