Buscar

EXERCÍCIOS_FERNANDO_V1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFRAESTRUTURA I
Nome: Fernando Batista da Silva Data: 19/03/2020
QUESTÕES DE REVISÃO:
1. Na atual estrutura social, o abastecimento de água tratada desempenha um papel fundamental para a prevenção de doenças. Entretanto, a população mais carente é a que mais sofre com a falta de água tratada, em geral, pela falta de estações de tratamento capazes de fornecer o volume de água necessário para o abastecimento ou pela falta de distribuição dessa água.
No sistema de tratamento de água apresentado na figura, a remoção do odor e a desinfecção da água coletada ocorrem, respectivamente, em quais etapas? Explique.
 R: A água não tratada, com material orgânico sólido entra no processo de floculação, formam flocos e flutuam.
 No processo de decantação ocorre a separação das partículas suspensas mais pesadas, formadas durante a floculação, estas depositam-se no fundo dos tanques decantadores, formando uma massa sólida, denominada lodo, que fica no fundo do decantador, periodicamente precisa ser removido.
2. Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:
 (a) filtração
X (b) cloração
 (c) coagulação
 (d) fluoretação
 (e) decantação
3. Considere os itens abaixo.
I. Decomposição de rochas em contato com a água.
II. Absorção de gases da atmosfera.
III. Oxidação de matéria orgânica.
IV. Fotossíntese.
V. Introdução de despejos domésticos e industriais.
De um modo geral, as alterações naturais do pH da água têm origem no que se afirma em:
 a) apenas I, II, III, V
 b) apenas I, II, IV
 c) apenas I, III, V
X d) I, II, III, IV, V
4. Analise as afirmativas a seguir.
I. Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem. 
II. Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde e que não ofereça riscos à saúde. OK
III. Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos, biológicos ou combinação destes, visando atender ao padrão da OMS.
IV. Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até o ponto que inicia a distribuição às cidades. Os ramais de entrega do produto ficam fora da norma, sendo de responsabilidade do cidadão.
V. Controle da qualidade da água para consumo humano: conjunto de atividades exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema de abastecimento de água, destinado a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.
 
Segundo a Portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, está correto o que se afirma em:
 a) Apenas I, III e V
X b) Apenas I, II e V
 c) Apenas I, II e IV
 d) Apenas I, II, III e V
5. Considere os parâmetros abaixo.
I. Escherichia coli ou coliformes termotolerantes. ok
II. Turbidez. ok
III. Gosto.
IV. Odor.
V. Dureza.
Das opções apresentadas, devem ser controladas na produção de água:
X a) I, II, III, IV, V
 b) Apenas I, II, III, IV
 c) Apenas II, III, IV
 d) Apenas II, III, V
6. O consumo global de água tem dobrado a cada 20 anos, ao mesmo tempo em que a extração a taxas superiores às da reposição, somada ao aumento paulatino da poluição, vem reduzindo a cada dia que passa a capacidade natural de suprir essa crescente demanda por água. Se o consumo de água continuar a crescer nas taxas atuais, estima-se que, por volta de 2025, a humanidade estará usando 90% das fontes renováveis de água doce disponíveis na Terra.
Comente sobre o assunto.
 R: A água é um bem comum e devemos nos mobilizar para evitar que a extração da água seja superior às da reposição. Cada um tem que fazer a sua parte para mudar este quadro desfavorável, temos a capacidade de monitorar a quantidade de água em nosso planeta, mas pecamos em outros aspectos como a pesquisa e implementação no tratamento da água, criação de leis para o consumo, a utilização de determinados produtos que podem contaminar a água, punições severas para extração indevida, conscientização de todos entre outros. 
7. As classes da qualidade da água pressupõem níveis diferentes de qualidade conforme usos mais ou menos exigentes. Explique como são divididos esses níveis.
 R: Conforme a resolução da CONAMA 357/2005 o sistema de enquadramento da qualidade da água está destinado a água doce, salobras e salinas.
 A água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero. 
 Salobras, é água que é mais salgada que a água fresca, mas não tão salgada quanto a água do mar. Pode resultar a partir de mistura de água do mar com água doce, como em estuários (Ex.:manguezal).
 Salinas, é um termo geral para água que contém uma concentração significativa de sais dissolvidos.
 Estão classificadas em qualidade da água excelente para qualidade da água ruim e uso mais exigentes e uso menos exigentes e divididas nas classes Especial, 1, 2, 3 e 4.
 Exemplo: Usos das águas doces para abastecimento para consumo humano na classe Especial: após a desinfecção; classe 1: após tratamento simplificado; classe 2: após tratamento convencional; classe 3: após tratamento convencional ou avançado; e classe 4: não aplicado.
Usos das águas salobras para abastecimento para consumo humano na classe Especial: não aplicado; classe 1: após tratamento convencional ou avançado; classe 2: não aplicado; classe 3: não aplicado; e classe 4: não aplicado.
8. OBS.: Entrega destes exercícios para hoje 19/03/2020. Podem responder aqui no arquivo, salvar e enviar via e-mail (daira-sibele@hotmail.com). Preencham o campo no inicio com nome.
Me adicionem no Skype professoradaira@gmail.com pois para a próxima semana vou disponibilizar o material via portal como normalmente e após faremos as aulas via Skype no horário normal das aulas presenciais. Me adicionem o mais breve possível (hoje 19.03.2020) para que eu possa preparar a sala online.
Este mesmo procedimento é adotado para as disciplinas de fundações e geotecnia II.
Qualquer dúvida vamos nos comunicando via e-mail ou whatsapp.
Att.,
Profe. Daira Sibele

Continue navegando