Buscar

Os treze porquês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
OS TREZE PORQUES – JAY ASHER
RESUMO
Os Treze Porquês ou Por Treze Razões, é um romance escrito por Jay Asher (escritor americano contemporâneo de romances adolescentes), publicado em 2007 nos Estados Unidos com o título “Thirteen Reasons Why” e lançado pela editora Ática no Brasil em 2009, contendo 256 páginas. 
O autor nos apresenta temas censurados como estupro, bullyng, depressão e suicidio atravéz de acontecimentos na vida da personagem Hannah Baker, uma garota com 17 anos estudando o segundo ano do ensino médio que passa por circunstancias terríveis desencadeando uma depressão levando à autodestruição. Com duas narrativas síncronas, vamos nos envolvendo e nos interessando cada vez mais pela história, pois, antes do suicídio a personagem deixa gravações responsabilizando 13 pessoas pela sua ruina. Quando Clay, que faz parte dessa lista, escuta as fitas entramos na memória de Hanna e transitamos pelos acontecimentos que a induziram tirar a própria vida.
Apesar da leitura ser destinada a jovens os assuntos propostos são fortes, devido as questões psicológicas que o autor aborda, e não apenas conflitos entre adolescentes. Visto que a saúde mental da protagonista se agrava devido aos traumas ocorridos a maioria das vezes no ambiente escolar, essa história permite-nos refletir nossa atuação como professores, uma vez que precisamos conhecer nossos alunos e ajudá-los a compreender os sintomas de insegurança em seu processo interno e individual causados pelas mudanças e transições da adolescência, pois o mesmo, em todas as etapas necessita de ajuda para alcançar a harmonia psíquica.

Outros materiais