Buscar

PRATICA DE ENSINO EM ARTES V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES V
1. O princípio da livre expressão enraizou-se e espalhou-se pelas escolas, acompanhado pelo “imprescindível” conceito de criatividade, curioso fenômeno de consenso pedagógico, presença obrigatória em qualquer planejamento, sem que parecesse necessário definir o que esse termo queria dizer. 
O objetivo fundamental era o de: facilitar o desenvolvimento criador da criança. 
2. O ensino de Arte é identificado pela visão humanista e filosófica que demarcou as tendências tradicionalistas e escolanovista5. Embora ambas se contraponham em proposições, métodos e entendimento dos papéis do professor e do aluno, ficam evidentes as influências que exerceram nas ações escolares de Arte. Essas tendências vigoraram desde o início do século e ainda hoje: Participam das escolhas pedagógicas e estéticas de professores de Arte.
3. Além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento delimita o fenômeno artístico:
- como produto das culturas;
- como parte da História;
- como estrutura formal na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação.
É função da escola, instrumentar os alunos na compreensão que podem ter dessas questões, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística ganhe sentido e possa se enriquecer também: Pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento.
4. As oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por: Intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
5. Com relação a arte na pré-história brasileira, como os pesquisadores classificaram essas pinturas e gravações: Em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos.
6. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente: a pedra-sabão, e a madeira também foi utilizada pelo artista.
7. A partir de que momento os pintores brasileiros tiveram reconhecidos seus trabalhos mundialmente e, com arte verdadeiramente brasileira: após a Semana da Arte Moderna de 1922.
8. Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Portanto: Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente.
9. As cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático O complemento de uma cor primária será uma cor secundária. O complemento de uma cor secundária será uma cor primária.
ESCOLHA UMA: O complemento de uma cor intermédia será outra cor intermédia.
10. O processo de ensino-aprendizagem em arte envolve ações implícitas nas várias categorias do aprender/ensinar, como objetivos a serem alcançados quanto à aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, valores, atitudes e normas”.
As atividades estão intimamente ligadas aos objetivos que se pretende alcançar e servem de ferramenta para sua concretização. A prática metodológica prevê o uso de diversos materiais: Respeitando a idade do aluno para que suas experiências sejam diversificadas.
11. “A interdisciplinaridade no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas.”
Assinale a alternativa que represente a definição de interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade é uma forma de articulação no processo de ensino e de aprendizagem.
12. “Por sua natureza reflexiva diante da questão do conhecimento, que propõe diferentes formas de ler o cotidiano, pode-se dizer que a arte caminha na interdisciplinaridade. Ambas estão intimamente ligadas, uma vez que a arte auxilia na integração do homem com o seu universo.”
Assinale a alternativa que corresponda a melhor abordagem para a interdisciplinaridade em artes: Abordagem contextualizada.
13. “A Interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos. (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1998, p. 21).”
Assinale a alternativa que represente o significado de PCN+: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, dedicados a cada área do conhecimento. 
14. “A arte – e mais especificamente a pintura – pode se constituir em um contexto relevante para o ensino, dentre outras coisas, da Geometria, pois se alicerça num conjunto interligado de ideias que atribui sentido para as partes, ou seja, tanto para a própria pintura quanto para os conhecimentos geométricos existentes nela.”
Assinale a alternativa que represente o ponto em que as duas disciplinas convergem: As duas disciplinas proporcionam um olhar completo, crítico, uma interpretação da realidade além das aparências.
15. “O termo “Arte rupestre” é usado para descrever a prática que os povos pré-históricos tinham de pintar, entalhar a rocha e empilhar pedras para formar desenhos.”
Assinale a alternativa que represente os desenhos contidos nas pinturas rupestres: Animais.
16. “Para Vasari, o Renascimento era sinônimo de ideias de despertar, de ressurreição, de regeneração, de passagem das trevas à luz, tanto nas letras e nas artes, quanto nas ciências, no exército e na plástica.”
Assinale a alternativa que corresponda aos três maiores artistas da alta renascença italiana: Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelangelo Buonarroti.
17. “Para Sevcenko (1988), foi Filippo Brunelleschi, arquiteto florentino, quem, por volta de 1420, aperfeiçoou matematicamente a técnica da perspectiva intuitiva passando a chamá-la de perspectiva exata.”
Assinale a alternativa que represente a técnica criada por Brunelleschi que auxiliou a arquitetura da época: A técnica do olho fixo.
18. “Temos três razões pelas quais podemos escolher situarmos no __________,  a primeira porque o _________ marca a época em que a separação entre Arte e a ciência não existiu, mesclando-se teoria e praticada técnica da perspectiva, o que permite estudar a perspectiva sob dois pontos de vista. A segunda, porque é um momento abundante em realizações de obras plásticas que fazem experimentações da nova técnica, e a terceira porque permite estudarmos os desdobramentos do desenvolvimento e aprimoramento desta técnica.
Assinale a alternativa que represente o conceito da lacuna acima: Renascimento.
19. “O jogo na concepção de ______ (1989) é o imaginário presente na ação. Nas aulas de Educação Física que se utilizam do lúdico, o movimento da criança pode tanto ser um exercício ou um jogo, sendo que a diferença de um para o outro é a existência do imaginário, da fantasia, o simbólico.”
Assinale a alternativa que corresponda ao conceito da lacuna acima: Vygotsky. 
20. Capacitar a criança a desenvolver-se através das boas aprendizagens significa abandonar o conhecimento reducionista e tradicional que prediz que toda e qualquer aprendizagem: Influencia em um desenvolvimento geral da criança.

Continue navegando