Buscar

Redação Tópicos Especiais WORD 2020

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
O Brasil é um dos países mais democráticos, mas qual é o papel da democracia nos países que a possuem? No modelo democrático do Brasil, deveria existir a ética e a moral dos nossos representantes. Os anos se passaram, e boa parte da população brasileira está cada vez mais aborrecida com as práticas realizadas com o atual governo, a falta de ética. Onde está a moralidade dos políticos que nos representa? Diante desses fatos, escreva uma redação com o tema: A NOSSA DEMOCRACIA, apresentando as suas vantagens.
RESPOSTA ESPERADA:
A democracia está dividida em duas formas: direta e indireta, representando a escolha dos eleitores para representar as suas necessidades sociais, ambientais, econômicas, entre outras situações. É um modelo político que governa e controla o país em prol dos interesses da população com direito e condições básicas para o regime democrático, estabelecendo as eleições diretas, indiretas e garantia dos direitos. A contribuição da ética significa o comportamento das pessoas, suas necessidades, mas prescrevendo os seus direitos e deveres, sem prejudicar ao próximo, com sentimentos, escolhas, desejos, atitudes, senso moral e consciência moral, ou seja, a transformação social servindo para regular e analisar as questões morais, que são determinadas pelos costumes do grupo da sociedade e de cada indivíduo, por um ser social para a essência humana.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
Em um mundo que está se tornando cada vez mais capitalista, e que as diferenças sociais estão cada vez mais visíveis, o aumento das diferenças sociais, países ficando cada vez mais pobres e outros cada vez mais ricos, o planeta está mergulhando em um abismo sem volta, em que apenas haverá ricos e pobres e a classe média poderá ficar extinta, se não for realizada nenhuma mudança. Diante desses fatos, observando a figura anexa, escreva uma redação com o tema: AS DIFERENTES DESIGUALDADES DAS CLASSES SOCIAIS: DA RIQUEZA À POBREZA.
RESPOSTA ESPERADA:
Percebemos que, quanto mais diversidade cultural, mais diferenças sociais e econômicos entre as classes sociais existem. A grande diferença aparece com uma parte da sociedade da minoria: os negros, índios, portadores de deficiência, preferências sexuais, doenças crônicas, entre outros. Retrata a diferença entre o respeito caracterizada pelo preconceito, pelos inúmeros problemas com a violência e relações conflitantes, decorrente da falta de oportunidade das pessoas. Cada vez que criticamos as pessoas sem conhecer sua cultura, estamos alimentando a intolerância, a imoralidade, o ódio, pois não aprendemos a aceitar as diferentes classes sociais e culturais da sociedade. Podemos incluir que a diversidade humana faz parte dos nossos dias, e identifica a personalidade de cada grupo em sua determinada região, com sua cultura, religião e não percebemos que fazemos parte de um todo, pois somos descendentes de todas as raças.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
O uso de narguilé, objeto constituído de um frasco de vidro, uma ou mais mangueiras e um fornilho – um recipiente – coberto por uma mistura de tabaco, sabores e aromas revestidos por carvão tem aumentado intensivamente no Brasil nos últimos anos. Por utilizar um filtro de água antes da fumaça ser aspirada pelo fumante, o narguilé é visto como menos prejudicial à saúde. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que mostram justamente o contrário. Uma sessão de uso de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, equivale À fumaça de 100 cigarros, possui alta concentração de nicotina e CO (monóxido de carbono), além de mais de 40 substâncias tóxicas (PORTELA, 2017).
De acordo com reportagem do Jornal O Indaialense, o consumo dos cachimbos d´água árabes (Narguilé) e os pontos de venda da droga se proliferaram, especialmente após a apresentação da até então, novidade no Brasil, pela novela Caminho das Índias.
Considerando o texto apresentado, escreva uma redação com o tema: A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA MUDANÇA DE HÁBITOS – UM PERIGO EMINENTE. Cite dois exemplos de hábitos ruins do ponto de vista da saúde e/ou da educação, amplamente divulgados pelos meios de comunicação, que influenciam negativamente no aumento do consumo de substâncias ou alimentos prejudiciais à saúde.
FONTE: PORTELA, Ananda. Fumaça do narguilé equivale a quase 100 tragadas de cigarro. Jornal O ESTADO DE S. PAULO. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.
O INDAIALENSE. Os perigos de um hábito. Jornal O Indaialense. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2018.
RESPOSTA ESPERADA:
Dentre os exemplos de influência negativa dos meios de comunicação, podem ser citadas as propagandas de consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, produtos alimentícios artificiais e fast-foods (comidas rápidas industrializadas). Além das propagandas que apresentam uma mensagem explícita de estímulo ao consumo dessas substâncias há ainda os programas, como novelas e filmes, que mostram de modo implícito o consumo de substâncias nocivas, o que provoca nos telespectadores a "sensação" de "normalidade" no uso de tais substâncias. Os riscos provenientes do consumo de produtos nocivos à saúde são ampliados à medida que os meios de comunicação tentam passar a ideia de alegria e bem-estar, durante o seu consumo. É preciso a população ficar atenta ao que assiste, ouve ou lê, que busque informações confiáveis como as do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, antes de consumir algum produto duvidoso. E por mais que as mídias tentem influenciar na sua decisão, seja o protagonista de sua própria história, buscando deixar um legado para as gerações futuras, especialmente sendo um exemplo de cidadão.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
A partir de um estado democrático, instala-se a cidadania, em que o cidadão representa sua nação, atento aos seus direitos e deveres perante a sociedade, possuindo a ética e a moralidade de conduta para a convivência com os vários grupos sociais com toda a sociedade que abrange o país inteiro. Diante desses fatos, escreva uma redação com o tema: OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO CIDADÃO E AS DIMENSÕES DA CIDADANIA.
RESPOSTA ESPERADA:
O ser cidadão tem a responsabilidade de seguir as normas, tem seus direitos e deveres perante a sociedade, saber respeitar auxiliar nas decisões para o seu bem-estar e de toda sociedade ao redor, para o desenvolvimento da nação. Saber identificar e garantir as necessidades das pessoas, como o abandono, exclusão, preconceito e a liberdade do povo. As dimensões da cidadania estão divididas em três formatos: cidadania civil, com direito à liberdade de escolha de expressão e ao direito da propriedade (compra e venda de imóveis). A cidadania política é o direito de eleger nossos representantes através do voto. A cidadania social é o direito ao conforto, o bem-estar e a vida econômica socialmente sustentável.
REDAÇÃO 5:
QUESTÃO:
Vivemos em um país com várias culturas e com enormes desafios éticos, na medida em que a sociedade vem promovendo a busca constante do seu bem-estar, mas esquecendo a sua ética e moral, criando problemas e gerando principalmente implicações sociais. A responsabilidade social cresce cada vez que problemas, como o desemprego, a pobreza, o meio ambiente e, consequentemente, os problemas sociais aumentam. O terceiro setor teve início nos anos 60 para suprir as necessidades sociais da população, com a criação de várias ONGs pelo país. Com essas descrições, escreva uma redação com o tema: AS RESPONSABILIDADES SOCIAIS E O TERCEIRO SETOR PARA A SOCIEDADE. 
RESPOSTA ESPERADA:
O aumento da desigualdade social cria uma crise crescente da pobreza e miséria, principalmente com a população de baixa renda. A crise do sistema de trabalho, torna-se uma ?bola de neve? com o desemprego e, consequentemente, a perda de postos de trabalho e a exclusão social, diminuindo o equilíbrio da igualdade social. Também a ecologia e a degradação da natureza fazem com que as catástrofes ambientais aumentem, consequentemente, sempre comprometendo o bem-estar das pessoas com o alto consumo dos recursos naturais.O terceiro setor veio para auxiliar a população de baixa renda, os excluídos, as diferenças sociais, culturais, homoafetivas, índios e negros. Essas ONGs têm como objetivo, auxiliar essa parte da sociedade, o que, muitas vezes, é feito por pessoas voluntárias, que não possuem fins lucrativos, assumindo vários formatos, dependendo da situação social em que o indivíduo está inserido.
REDAÇÃO 6:
QUESTÃO:
A diversidade cultural e a desigualdade social apresentam ampla relação, isto é, quanto maior a diversidade cultural, maior a desigualdade social. Neste sentido, a diversidade, em seu contexto histórico, social, cultural e político, ocorre em meio ao crescimento das desigualdades e da crise econômica. Escreva uma redação com o tema: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.
RESPOSTA DO LIVRO:
A diversidade no contexto cultural significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, e os mesmos são passíveis de discussão, apelos, protestos, discórdia e geralmente acabam em conflitos, chegando até às desigualdades sociais. 
Por isso, a presença da diversidade no acontecer humano nem sempre garante um trato positivo dessa diversidade. Os diferentes contextos históricos, sociais e culturais, permeados por relações de poder e dominação, são acompanhados de uma maneira tensa e, por vezes, ambígua de lidar com o diverso. Nessa tensão, a diversidade pode ser tratada de maneira desigual e naturalizada (GOMES, 2007, p. 19).
No entanto, existem pontos de vista convergentes e pontos de vista divergentes, ambos discriminatórios, um no sentido positivo e outro no sentido negativo, isto é, no primeiro caso, trata-se daquilo que já foi estipulado pela sociedade como regras relacionadas com bom senso; já no segundo caso, são ações que não condizem com a ordem preestabelecida através das leis, normas e regras que regulam e inibem o que podemos definir como procedimentos absurdos. Portanto, a desigualdade social tem os seus princípios pautados nas tendências e nas diferenças de cada indivíduo. Vejamos:
A pobreza: é uma condição que faz parte de um determinado grupo de pessoas que vivem à margem da sociedade, que são carentes dos recursos existentes, como moradia, alimentação, situação financeira etc. O que, na visão de alguns autores, é a condição que mais degrada o ser humano e a que mais se aproxima e se identifica como um fator ou um elemento causal do desequilíbrio econômico e da desigualdade social.
Raça: trata-se da discriminação social, o que é muito presente nos dias de hoje por alguns grupos inescrupulosos que agridem com palavras ou pela violência física pessoas que não são da mesma etnia, não têm a mesma cor da pele, ou são de diferentes religiões ou, até mesmo, por causa de seu comportamento sexual. 
A discriminação racial diz respeito à raça/cor/fenótipo, que é um fator inerente à pessoa. Tal discriminação é abominável, assim como a discriminação a deficientes físicos ou idosos, pois tratam-se de aspectos involuntários e que, ademais, revelam a riqueza multifacetada da ordem criada, da diversidade natural.
REDAÇÃO 7:
QUESTÃO:
Escreva uma redação com o tema: AS CONSEQUÊNCIAS DA DESIGUALDADE DE GÊNEROS.
RESPOSTA DO LIVRO:
Pág. 48 a 55 do Livro de Tópicos Especiais – Uniasselvi, 2018.
REDAÇÃO 8:
QUESTÃO:
A cidadania expressa os direitos e deveres das pessoas que vivem em sociedade, seja na esfera social, política ou civil, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio. Escreva uma redação com o tema: A CIDADANIA E O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.
RESPOSTA DO LIVRO:

Continue navegando