Buscar

psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Identidade
Todos temos identidade, a palavra inclusive está em nosso dia a dia: no Brasil, somos registrados em um documento, a carteira de identidade. Tal documento é a representação oficial do indivíduo como cidadão. Ele é uma representação, entre várias, de nossa identidade social. Para a Psicologia Social, a identidade social é o que caracteriza cada indivíduo como pessoa e define o comportamento humano influenciado socialmente. 
Os conceitos de identidade pessoal e identidade social são distintos. Segundo Ting-Toomey (1998), a identidade pessoal refere-se ao modo como o indivíduo define suas características próprias, seu autoconceito, geralmente comparando-se com outros indivíduos. Já a identidade social refere-se aos conceitos que o indivíduo desenvolve de si mesmo e que derivam de sua afiliação em categorias ou grupos, emocionalmente significantes para ele. Esse tipo de classificação inclui, entre outras, as identidades por afiliação étnica ou cultural, de gênero, de orientação sexual, de classes sociais, de idade ou profissionais.
Papel social 
O papel social  agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social os quais determinarão diversos padrões sociais. Note que eles podem ser atribuídos ou conquistados durante a vida.
Alguns exemplos de grupos sociais que desenvolvemos durante nossa vida são: grupo da família, da escola, do trabalho, da política, da religião, das manifestações culturais, dentre outros.
Grupos Sociais
Os grupos sociais são definidos pela interação estabelecida entre as pessoas e o sentimento de identidade existente; em outros termos, é a forma básica de associação humana.
Dentro de um grupo social, os indivíduos que o compõem, desenvolvem uma relação estável, os quais compartilham histórias, objetivos, interesses, valores, princípios, símbolos, tradições e, sobretudo, as leis e as normas que asseguram as relações interpessoais e o desempenho de determinados papéis entre os sujeitos sociais.
Durante a vida participamos de diversos grupos sociais, seja na escola, nas manifestações religiosas, tradicionais e culturais.
os grupos sociais são definidos pela interação social estabelecida entre os indivíduos. Assim, para que um grupo social seja reconhecido alguns fatores compartilhados são essenciais: valores, tradições, objetivos, interesses, dentre outros.
A formações dos grupos sociais estão intimamente relacionadas com o conceito de papel social visto que durante as relações sociais eles auxiliam na determinação de preferências, valores e gostos dos indivíduos, ou seja, na identidade social de um grupo, os quais por fim, irão determinar seus papéis como sujeitos sociais.

Outros materiais