Buscar

Fundamentos da Teoria Literária - Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
Parte superior do formulário
Olá prezado (a) estudante, como você está?
O que achou de nosso primeiro encontro? Produtivo?
Vamos lá, nesta primeira Unidade, estudamos uma importante teoria da área das Letras e da Comunicação: a teoria chamada de “Funções da Linguagem”. Como você já sabe, essa teoria que foi elaborada pelo linguista russo Roman Jakobson, apresenta SEIS possibilidades de função da linguagem: emotiva, coativa, metalinguística, fática, referencial e poética. No livro didático, utilizamos alguns exemplos, em geral relacionados com a frase “Está chovendo” proposta pelo professor da Universidade de Yale Paul Fry. 
Agora é a sua vez de mostrar que aprendeu esses conceitos! Imagine que você é professor de Literatura e esteja explicando aos seus alunos o que representa cada uma das funções. 
Quais exemplos você apresentaria aos seus alunos? 
Pois bem! Sua atividade hoje é pensar e descrever 6 situações de comunicação, cada uma representando uma função da linguagem (emotiva, conativa, metalinguística, fática, referencial e poética). Escreva com suas palavras, como se estivesse explicando a alguém. Cada um dos 6 exemplos deve ter em torno de um parágrafo. 
Ah! Eles podem se referir a situações diversas, não precisam estar relacionados entre si (como o caso de “Está chovendo!”). 
Desejo sucesso e com certeza estaremos juntos em mais alguns encontros.
Bom trabalho!
Parte inferior do formulário
EXPLICANDO AS SEIS POSSIBILIDADES DA TEORIA FUNÇOES DE LINGUAGEM DE ROMAN JAKOBSON
Neiziane Pinheiro da Silva Vieira
Curso: Letras-Inglês
Matricula: 01329518
Bom dia turma! Em nossa aula matinal de Literatura de hoje iremos estudar as funções da linguagem de Roman Jackobson, ele que foi um grande estudioso da linguagem e que elaborou diversas teorias muito importantes e revolucionou os estudos linguísticos e literários no século XX. Essa teoria descreve seis funções da linguagem humana, e agora iremos abordar cada uma delas exemplificando para uma melhor compreensão.
A primeira que irei falar é a função emotiva. Esta ficará centrada na figura do emissor, ou seja, de quem se irá falar na mensagem. Um exemplo é a frase: “Acho que sem ele meu mundo acabou!”. Esta frase foi falada por uma adolescente que acaba de ter o namoro terminado pelo namorado. É como se ela dissesse que sem ele não conseguirá seguir a vida em frente sozinha, que está muito triste.
Já a função conativa enfatiza no receptor, com quem se fala na mensagem. Imagine que uma mãe leva sua filha para brincar em um parque ao ar livre no seu bairro e de repente a garota some e quando a mãe vê, a filha está em um dos últimos galhos de uma árvore muito alta. Desesperada ela grita: “Filha, você quer me matar do coração?”. Logo, a menina entenderá que a mãe está pedindo que ela desça, pois é muito perigoso.
A função metalinguística ocorre quando o emissor (quem fala) explica um código usando o próprio código. Irei exemplificar. Imagine que um aluno levanta a mão e pergunta: “Professora o que é uma frase?”. A professora logo recorrerá ao significado da palavra frase no dicionário para explicar. “Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.” Percebam que a professora usou uma frase para dar a definição da palavra frase.
Agora prestem atenção. Alguém te liga e fala: “Alô? Você está me ouvindo?”. Nessa frase está presente a função fática. Nesta sempre fica claro que é possível verificar o meio ou canal de transmissão da mensagem. No caso da frase que citei ao dizer “Alô?”, fica claro que está sendo falada por meio de um telefone. Esta é a linguagem utilizada nas falas telefônicas, saudações e similares.
Um médico em uma entrevista afirmou: “O Coronavírus apresenta os mesmos sintomas que a gripe, mas é muito perigoso para idosos e pessoas com doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão entre outras.”. Na frase acima o médico usou a função referencial, a mesma é usada para transmitir uma informação clara, objetiva e direta sobre um determinado assunto. Apoia-se em fatos e dados concretos, excluindo elementos que confiram subjetividade e emotividade a mensagem. 
A última das seis funções de Jakobson que irei explicar é a poética, observe. “Chegou o milagre azul para lavar! Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo! Onde Omo cai, à sujeira sai!” (Propaganda Omo, 1957). 
Ao observarmos o exemplo acima é possível perceber que na função poética valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinações de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteraçã0, etc) exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros. Assim, é mais comum em textos literários, especialmente nos poemas que enfatizam com mais frequência a subjetividade. No entanto, podemos encontrar esse tipo de função nos anúncios publicitários (como o da propaganda que usei como exemplo) e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de função, como a emotiva.
Fontes
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/funcoes-linguagem.htm
http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0101/010110.htm
file:///C:/Users/Neizi/Downloads/2890-Texto%20do%20artigo-11099-1-10-20150727.pdf
file:///C:/Users/Neizi/Downloads/401-1483-1-PB.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Jakobson
file:///C:/Users/Neizi/Downloads/11192-49356-1-SM%20(1).pdf

Continue navegando