Buscar

ADH e suas doenças

Prévia do material em texto

ADH. 
· Glândula secretora: Núcleo supra-óptico do hipotálamo.
· Células alvos: Rins
Efeitos fisiológicos 
· Os ductos coletores são permeáveis á agua sai por osmose e é removido pelos capilares vasos.
· Urina concentrada
	
FATORES DE SECREÇÃO
	ESTIMULANTES
	INIBITÓRIOS
	Osmolaridade no plasma 
↑280 mOsM 
	álcool
	Pressão ou volume do sangue ↓ 10%
	
	Em adultos o ambiente noturno (sono) estimula a secreção de vasopressina.
	
Mapa conceitual.
Redução do estiramento atrial devido ao volume sanguíneo.
↓Pressão sanguínea
Osmolaridade 
↑ 280 mOsM
	Inserção de poros de água na membrana apical
Urina concentrada
O ADH aumenta a permeabilidade dos ductos coletores
Barroreceptores carotídeo e aórtico
Receptor atrial do estiramento
Osmoreceptores Hipotalalâmicos
Neurônio sensorial 
Para hipotálamo
Neurônio sensorial para o hipotálamo
Inter neurônios para o hipotálamo
Estimulam o hipotálamo
(núcleo supra óptico) a liberação de ADH pela neuro-hipófise
Retenção de agua no corpo, e retenção de sódio na urina. 
DOENÇAS:
· Diurese aquosa: Quando uma pessoa ingere uma quantidade de água, e como resposta tem uma grande eliminação urinaria por um longo período de tempo.
Ex: Uma pessoa bebeu 1litro de agua e aproximadamente 30 minutos depois sua eliminação urinaria aumentou para 8x o nomal, permanecendo nesse nível por 2 horas. Até que a osmolaridade tivesse regredido essencialmente ao normal. 
· Diabetes Insipidus
Ocorre quando o sistema supra-optico-hipofisário de secreção de ADH falha. Isso ocorrerá quando os próprios núcleos supra-ópticos forem destruídos. Não ocorrerá quando destruída apenas a neuroipófise, ou quando pedículo hipofisário continuar a secretar ADH.
	Assim o individuo secreta uma urina diluída, e o seu volume urinário aumenta para 5 a 15 litros por dia. Os volumes dos líquidos corporais quase permanecem exatamente normais, enquanto o mecanismo de sede esteja funcionando, pois isso faz com que a pessoa enjera agua com frequência, o suficiente para compor o aumento do clearance de água na urina. Mas qualquer fato que empeça a ingestão adequada de agua resulta em alta de sedralação.
O tratamento pode ser pela simples aspiração de uma pequena quantidade de neroipófise em pó ou de vasopressina sintética no nariz varias vezes no dia. Embora uma diminuta quantidade de ADH seja absorvida desse modo, há necessidade de apenas 0,1 microgramas do hormônio para causar o máximo de efeito diurético.
· Síndrome idiopática do ADH (excesso ADH)
Ocasionalmente o ADH em excesso é secretado pelo sistema supra-ópitico-neurohipófise ou, com muito mas frequência por certos tipos de tumores no corpo, particularmente carcinomas bronco gênicos dos pulmões. Quando isso ocorre desenvolve se uma condição chamada síndrome idiopática do ADH, caracterizada pela concentração do íon sódio intensamente diminuída do liquido extracelular, mas por um aumento percentual na agua corporal.
· Síndrome inadequada de ADH
A secreção excessiva do hormônio ADH pode ser certos tipos de tumores como dos brônquios ou das regiões basais do celebro. Esse excesso de ADH geralmente causa um leve aumento no volume de liquido extracelular. Mas seu principal efeito é o grande decréscimo da contração de sódio no liquido extracelular. Pois o leve aumento no volume de liquido extracelular. Pois o leve aumento no volume de liquido extracelular ocasiona, um decréscimo na alimentação urinária inicial e um ligeiro aumento no volume sanguíneo, ou seja, um rápido aumento na pressão arterial que leva a alimentação urinária de volta ao nível normal. Porém a urina secretada é muito concentrada devido a tendências dos reterem agua por isso os rins excretam extremas quantidades de sódio na urina, mas mantém a água nos líquidos extracelulares. A concentração de sódio por tanto se torna seriamente reduzida, algumas vezes caindo de valor naormal de 142 mEq/litro. A os valore inferiores a estes os pacientes morrem rapidamente devido a fibrilação cardíaca. 
 
Adolterona: cap 77

Continue navegando

Outros materiais