Buscar

Estrutura de Light Steel Framing

Prévia do material em texto

Fundações nas obras de Light Steel Framing
Nos serviços preliminares não há necessidade de grandes movimentações de terra, uma vez que a estrutura de Light Steel Framing é uma estrutura muito leve, trabalharemos sempre que possível dependendo da geologia local com fundações rasas, como por exemplo a sapata corrida e o radier, que são dois tipos de fundação rasa muito utilizado nesse sistema construtivo.
Figura da esquerda fundação em Radier, Figura da direita fundação do tipo sapata corrida.
As fundações da habitação não devem permitir a passagem de umidade do solo para a superestrutura, ou seja, para paredes e pisos. Deverão ser consideradas as diretrizes estabelecidas pelas normas NBR 12190 - Seleção da Impermeabilização, NBR 9575 - Projeto de Impermeabilização e NBR 9574 - Execução da Impermeabilização.
A estrutura de aço deve ser ancorada na fundação uma vez que diferente do método convencional não há pilares que partem de arranques que vem desde a fundação, portanto utiliza-se mais comumente dois métodos, uma barra com rosca chumbada junto a fundação que receberá um conector de ancoragem e será preso com uma porca, exercendo a função como a de um parafuso por exemplo, pode também ser feita através de uma tira metálica também chumbada junto a fundação e parafusada nos perfis.
Tipos de ancoragem da estrutura de Light Steel Framing a fundação.
A execução da fundação deve ser observada com muita cutela uma vez que pequenos erros de milímetros podem ocasionar várias patologias e até mesmo a necessidade do trabalho ser refeito, uma fundação mal executada pode trazer problemas como por exemplo, barra com rosca fora do alinhamento da guia solicitada em projeto, tubulação hidráulica fora da “prumada” da parede dentre outros, assim ocasionando atrasos e custos extras para correção destes erros, o que não é admitido neste sistema construtivo.
Figura da esquerda pontos elétricos e hidráulicos que deveriam ser internos a parede, figura da direita fundação maior do que a projeção da guia inferior.
Deve-se também executar a impermeabilização dos perfis guia pois com a exposição do aço ao concreto pode-se ao longo do tempo gerar uma corrosão, para isso usa-se de dois artifícios, o uso de uma manta asfáltica e de uma banda acústica que servirá não somente como impermeabilizante como também como elemento nivelador.
Estrutura nas obras de Light Steel Framing
A estrutura nas obras de Light Steel framing é basicamente composta por perfis metálicos especificados pela norma ABNT NBR 6355. A estrutura deverá atender as solicitações resultantes do peso próprio, cargas estáticas de ocupação, ação do vento e outras cargas acidentais. – Deverá ser atendida a norma NBR 8800 - Projeto e execução de estruturas de aço de edifícios (método dos estados limites) e a NBR 14762 - Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio - Procedimento – Deverão ser atendidas, entre outras, as normas NBR 7013, NBR 10735, NBR 7008, NBR 6335 e NM 86 (Norma Mercosul).
A montagem dos painéis em Light Steel Framing ocorre na obra, porém todos os perfis já vêm da indústria, ou do barracão da própria construtora, cortados e furados nas medidas exatas exigidas no projeto, o que caracteriza esse sistema construtivo como um sistema industrializado, pois o operário fica apenas com a parte da montagem. Dependendo o nível da obra, quantidade de casas e disponibilidade de espaço a própria construtora pode industrializar seu canteiro de obras trazendo todo o processo para o mesmo.
É indicado o uso de uma bancada com esquadro para a montagem dos painéis, tesouras e treliças, esta bancada deve contar com um esquadro e serve também como gabarito quando há um grande volume de peças repetidas.
Furos para passagem de tubulação Hidráulica e elétrica
Nos vãos de portas e janelas assim como no método convencional é utilizados as vergas para transmitir as cargas interrompidas, essa verga pode ter um formato de treliça, tesoura ou até quadrada, dependendo do vão e da carga solicitada. 
 
Como os painéis em Light Steel Framing são incapazes de resistir a esforços laterais em seu plano é necessário utilizar algum elemento estrutural adicional para transmitir esses esforços, sendo utilizados travamentos em X quando as placas de fechamento não forem capazes de realizar o enrijecimento do painel. Outro travamento necessário é para proteção contra a rotação dos perfis, travando-os pelo uso de uma barra metálica ligando à perfis com maior inércia (como os duplos ou triplos). Para tal, pode-se utilizar filetes metálicos fixados em ambos os lados dos perfis, trabalhando unicamente a tração, em conjunto a guias com corte de 10 cm nas abas (bloqueadores), posicionados horizontalmente.
Laje no sistema Light Steel Framing
As lajes neste método construtivo se dividem em dois grupos, a laje seca e a laje úmida, as lajes secas são compostas por painéis OBS, placa cimentícia dentre outras, já a laje úmida é feita de concreto por um método chamado Steel Deck que consiste em uma forma metálica com uma malha de aço coberta por uma capa de concreto, geralmente entre a forma metálica e o concreto é feito um isolamento acústico por meio de um painel de lã de vidro encoberto com uma manta de polietileno para evitar que a umidade do concreto atinja a vedação acústica.
 
Figura da esquerda mostra o esquema da laje seca, figura da diretia esquma da laje úmida.
 
Figura da esquerda laje seca, figura da diretia laje úmida.
Cobertura no Sistema Light Steel Framing
A cobertura neste sistema construtivo pode ser composta por tesouras e treliças, e assim como no telhado convencional de madeira, terças, caibros etc. pode variar sem nenhum problema sua inclinação para atender as solicitações mais íngremes para invernos rigorosos e até telhados embutidos (inclinação +/- 10%). A cobertura pode ser feita com os mais diversos tipos de telha, cerâmica, cimento, fibrocimento etc. Geralmente se usa materiais leves para fazer a cobertura, proporcionando assim uma estrutura mais esbelta, um exemplo de cobertura leve é conhecido como telha shingle a qual é feita de uma manta de fibra de vidro com grânulos cerâmicos e asfalto, ou outros agregados minerais. 
As coberturas em Light Steel framing não se limitam apenas as construções em aço, podendo ser utilizadas no sistema construtivo convencional quando for viável economicamente ou se tem intenção de reduzir as cargas nas paredes e fundações. A estrutura em aço nos telhados proporciona melhores encaixe para as telhas uma vez que dispõe de uma uniformidade e nivelamento perfeitos sem risco de empenar, sofrer ataque de cupim ou se deformar ao longo do tempo.

Continue navegando