Buscar

Ética e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

Ética e Responsabilidade Social 
Primeira resposta:
Moral: segundo Platão a moral é os princípios básicos do homem na sociedade
etica: Para Platão a ética está relacionada com a Filosofia política, sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas.
Segunda resposta:
Guerra fria foi a disputa pela hegemonia mundial entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas após a Segunda Guerra Mundial. 
Foi uma guerra económica, política, militar, social e ideológica pela conquista de zonas de influência. Esta dividiu o mundo em dois blocos antagónicos com diferentes sistemas económicos e políticos. Por um lado esteve o bloco comunista, encabeçado pela URSS, e por outro lado, o bloco capitalista, liderado pelos EUA. A guerra fria provocou uma corrida armamentista com a duração de 40 anos, que ameaçou o mundo com uma guerra nuclear. 
É chamada de Guerra Fria, pelo facto, de um confronto directo entre os dois blocos nunca ter acontecido pela inviabilidade da vitória de um dos blocos e face a destruição do mundo resultante de um eventual conflito atómico.
tA Guerra Fria teve início,com o fim da Segunda Grande Guerra, os soviéticos controlavam toda a Europa de Leste, enquanto os americanos mantinham influência no resto do território europeu..
Terceira resposta:
Rosseau defendeu que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem. Também argumentava que o homem é produto do meio, ou seja, nascemos bons por natureza e somos corrompidos pela sociedade ao longo de nossas vidas.
Defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
Rousseau imagina um modo de organização diferente para a sociedade, acreditando que, à medida que as pessoas começassem a ver os benefícios da cooperação, poderiam abrir mão de bom grado de seus direitos naturais para se submeter à "vontade geral" da sociedade.

Continue navegando