Buscar

Organizações não governamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organizações Não Governamentais
O que é?
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do Terceiro Setor, ou seja, são da sociedade civil e de caráter privado, cuja função é desenvolver trabalhos sem fins lucrativos.
O que abrange?
A área de atuação das ONGs é bem diversificada: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos, etc.
Histórico Geral
Muitas delas surgiram para suprir a ausência do Estado em alguns serviços. Os projetos desenvolvidos pelas ONGs são financiados pelas próprias organizações por meio de doação dos sócios, além de algumas receberem apoio de instituições públicas e privadas.
No Brasil, existem aproximadamente 200 mil ONGs atuando em diversos estados e regiões. 
As Organizações Não Governamentais que mais se destacam são as que desenvolvem projetos ambientais. A partir da década de 1970, elas foram extremamente ativas nas discussões e legislações relativas ao meio ambiente. No Brasil, há centenas de ONGs que atuam na área ambiental, como a Fundação SOS Mata Atlântica, criada em 1986.
Existem ONGs ambientais que atuam em várias partes do mundo, entre elas podemos destacar:
Greenpeace – Fundado no Canadá, em 1971, iniciou sua atuação de protesto contra a energia nuclear. A repercussão foi positiva, e oito anos após a sua criação, tornou-se uma ONG internacional. É uma das Organizações Não Governamentais mais importantes do mundo, seu trabalho ocorre em escala global. O Greenpeace possui escritório em 29 países, entre estes, no Brasil, e é financiado por doações de sócios e pela venda de materiais.
WWF – Fundado em 1961, o WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza) tem como principal foco de atuação, conter a degradação do meio ambiente e promover o uso de recursos naturais renováveis. Com sede na Suíça, o WWF atua em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Continue navegando