Buscar

Linha do tempo rito sumaríssimo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A diferença entre o procedimento ordinário e o sumário é que a audiência de instrução e julgamento deve ocorrer em prazos diferentes. No rito ordinário a audiência de instrução e julgamento deve ocorrer em até 60 dias e para o rito sumário a audiência de instrução e julgamento deve ocorrer em até 30 dias. Essa regra existe no CPP mas não existe uma sanção.
O rito sumaríssimo é da lei 9.099, crimes de menor potencial ofensivo com seus dois institutos que é a transação penal (art. 76) e suspensão condicional do processo (art. 89).
Linha do tempo do rito sumaríssimo:
Antes do MP denunciar ou do querelante oferecer a queixa crime, há a possibilidade de audiência preliminar como tentativa de acordo. Se não for o caso de acordo o MP denuncia e então cita-se o réu para comparecer à audiência de instrução e julgamento. Nessa audiência acontece a defesa oral; o juiz aceita ou rejeita a acusação; a oitiva da vítima, das testemunhas de acusação e de defesa; interrogatório do réu; debate oral e há a possibilidade de sentença na própria audiência, visando ser o mais célere possível.

Continue navegando