Buscar

estruturas basicas de computadores - memorias questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluna: Pauline Angel Becker da Costa
1.
Unidade Lógico-Aritmética (ULA) de uma CPU é unidade central do processador, assemelha muito com uma calculadora convencional , que executa as operações aritméticas e lógicas. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.As modernas executam operações tanto com inteiros, como com números reais. 
A ULA recebe como entrada dois diferentes dados que são trazidos para ela dos registradores . Quem decide que registradores passarão seus dados para a ULA é a Unidade de Controle baseada no tipo da instrução que está sendo executada. A Unidade de Controle também envia para a ULA qual operação será realizada (soma, multiplicação, divisão, AND, OR etc.). Assim que isso é feito, a ULA executa a operação e gera um resultado na sua saída. Esse resultado também é passado para um registrador escolhido pela Unidade de Controle, baseando-se na instrução em execução. 
2.
A memória de cache, seria semelhante a uma memoria ram, porem possui alta velocidade e tem por função armazenar dados e instruções que a CPU poderá precisar em breve. Ela possibilita que o processador trabalhe com toda a capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível.
Podendo variar de acordo com a microarquitetura usada no chip e fabricante, o padrão é que, quando a CPU precisa buscar a sua primeira instrução, ela terá de ir até a memória RAM, visto que a memória cache estará vazia. Porem ao trazer a solicitação feita pela CPU, a unidade de busca traz tambem um bloco inteiro de instruções que, por sua vez, é armazenado na memória cache.
 Assim, se o processador continuar a executando o referido programa, as instruções seguintes estarão já armazenadas na memória cache tornando desnecessario a unidade de busca ir até a memória RAM para obtê-las.
Nem sempre a unidade de busca armazena as informações corretas na memória cache. No entanto, a taxa de acerto é bem alta, cerca de 80% a 99% das vezes.
A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 . Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador, seguindo a ordem crescente.
Resumidamente a memória cache L1 armazena as instruções e calculos que o processador executa, e as memórias L2 e L3 são responsáveis pela troca de informações entre a memória cache L1 e a memória RAM. 
3.
Um compilador, basicamento é um programa com o objetivo, normalmente de traduzir uma linguagem de alto nível para outra de baixo nível.
Algumas grandes vantagens dos compiladores são sua velocidade de execução, em função de traduzir todo o código de uma vez; Seus resultados mais confiáveis graças às suas diversas etapas de validação e otimização; a dificulta na quebra e visualização do código-fonte original, permite otimização do código por parte do compilador e o código somente executa se estiver sem nenhum erro.