Logo Passei Direto
Buscar

Prova Comunicação e expressão

User badge image
Santos Mello

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir. Como vimos, o parágrafo é a unidade constituinte de um texto. Nele, apresenta-se uma ideia central que vai sendo desdobrada ao longo de seu desenvolvimento.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz uma única ideia sendo desdobrada.
a. Os aparelhos tecnológicos nunca estiveram tão presentes na vida das pessoas. O que se vê por aí, é um consumismo indiscriminado que pode afetar até o bolso dos mais regrados em relação às finanças.
b. Os meios de comunicação privilegiam cada vez mais o consumo entre as famílias que possuem crianças pequenas. Isto pode ser visto, com mais evidência, entre os adolescentes que estão abandonando os seus estudos, por conta da falta de perspectiva.
c. O consumismo infantil nunca foi tão proeminente. Hoje, o que se vê por aí são jovens sem qualquer comunicação com suas famílias, que privilegiaram o lazer por meio dos tablets, celulares e games.
d. O consumo infantil nunca foi tão estimulado como nos dias de hoje. Vemos, constantemente, inúmeras famílias desfrutando de suas horas de lazer em centros comerciais, os quais investem cada vez mais em propagandas voltadas a determinado público, e que influencia diretamente nas decisões de compra da família.
e. Os meios de comunicação nunca privilegiaram tanto o consumo infantil. Os adolescentes, nesse contexto, são sempre os mais prejudicados, por não terem tempo livre de estudos.

Veja o verbete a seguir: Agradecer (v.) Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente. Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Nacional, 2008. p. 113.
Agora, leia o excerto: “Acha que eu vou agradecer você? Oras! Está redondamente enganado!” Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto.
b. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
c. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.
d. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
e. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.

Leia o texto a seguir: Abobrinha Recheada Para fazer a abobrinha recheada, primeiro, fure-as no meio. Depois, recheie com a carne (preparada anteriormente), cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno. Por último, regue com azeite e salpique queijo ralado. Sirva quente.
De acordo com os seus conhecimentos adquiridos e considerando o excerto lido, assinale a opção correta.
a. O texto lido é um tipo injuntivo, pois dá instruções ao leitor de como executar determinada receita.
b. No trecho, vemos o exemplo de uma narração, pois há narrador e personagens.
c. O texto lido é um exemplo claro do tipo expositivo, uma vez que visa a exposição de um dado assunto.
d. No trecho lido, temos o exemplo de um tipo descritivo, pois descreve ações as quais devem ser executadas pelo leitor.
e. No trecho, temos um exemplo de dissertação, pois há um debate sobre um determinado assunto.

As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que estão em vigor.
Considerando a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se afirma:
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”, “cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
a. Apenas em III e IV.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I.
d. Apenas em I e II.
e. Apenas em II e III.

Leia os trechos a seguir. I - "A legítima argumentação, tal como deve ser entendida, não se confunde com o ‘bate -boca’ estéril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrário, construtiva na sua finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil.” II - O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e provar o quanto a sociedade moderna ainda precisa atuar no empoderamento das mulheres. Empoderar significa equidade de gênero em todas as classes sociais, em todas as áreas de atuação. Hoje, pouco menos de 30% das mulheres de diferentes países do mundo, segundo a ONU, estão em equidade com o gênero masculino, especialmente no mercado de trabalho. Em países em desenvolvimento, os dados nem mesmo atingem tal porcentagem. O empoderamento das mulheres, hoje, garantirá, no futuro, uma melhora na qualidade de vida, não somente das próprias mulheres, mas também na vida de crianças e homens.
Sabemos que a argumentação em textos acadêmicos tem por objetivo central defender uma tese. Considerando os seus conhecimentos e os trechos lidos, assinale a opção correta.
a. A construção de um texto acadêmico se vale apenas de uma estrutura que seja compatível com o modelo do texto redigido.
b. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas.
c. A construção de um texto acadêmico se vale de uma tese sempre inédita, desenvolvida em uma estrutura dissertativa, apenas.
d. Todo texto acadêmico deverá ser composto apenas de argumentação expositiva.
e. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese deve se apoiar apenas em um sólido raciocínio lógico.

Considere o seguinte período:
“A arrogância, o egoísmo e a ignorância torna insuportável qualquer pessoa”. Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz a justificativa correta para a concordância verbal realizada no período lido.
a. Quando o sujeito composto apresenta um determinante, o verbo fica no singular.
b. No período, optou-se pela ênfase no termo 'ignorância', uma vez que a concordância verbal foi feita com o último elemento.
c. Quando o sujeito é composto, como é o caso do enunciado, a concordância fica no singular, pois o redator tencionou enfatizar o último elemento.
d. Quando o sujeito composto é separado por vírgulas, o verbo fica no singular.
e. Aplicando a regra geral de concordância verbal, o enunciado apresenta incorreção, uma vez que o sujeito é composto e o verbo está no singular.

Leia os excertos a seguir. A - Cada macaco deve ficar no seu galho. B - É de suma importância que cada profissional atente-se ao seu campo de atuação, e exerça suas funções o melhor possível, evitando, assim, problemas posteriores.
A paráfrase pode ser usada como um recurso para adequar os textos às situacionalidades comunicativas. Em uma situação formal de comunicação, não podemos, por exemplo, fazer o uso de expressões informais. Considerando o seu conhecimento e o excerto lido, analise as proposições a seguir.
a. Em “A”, temos o exemplo de um trecho que não poderá ser parafraseado, uma vez que se trata de um provérbio.
b. Em “B”, temos o exemplo de uma paráfrase que pretende adequar o trecho “A” a uma situação comunicativa mais formal.
c. O trecho “B” é exemplo de paráfrase criativa.
d. Tanto em “A” quanto em “B”, vemos o exemplo de paráfrases estruturais.

Leia: “A crase tem vinculações diretas com a regência de nomes e de verbos e, por isso, desempenha um papel importante na estruturação sintático-semântica dos enunciados”.
Assim, considerando esta afirmação e também os seus conhecimentos adquiridos, reflita e assinale a opção correta.
a. As frases “cheiro à preguiça” e “cheiro a preguiça”, também possuem o mesmo sentido, com ou sem a crase.
b. Em “o artesão esculpia a faca” e “o artesão esculpia à faca”, há sentidos diferentes, marcados com a presença e ausência da crase.
c. Em “ele vem aqui à noite” e “ele vem aqui a noite”, os sentidos são iguais, mesmo com a presença e ausência da crase.
d. A crase é apenas uma questão gramatical normativa, ou seja, não influencia na escrita.
e. Em “assisto à tevê” e “assisto ao filme”, os sentidos verbais são diferentes.

Sabemos que há casos em que a regra geral de concordância nominal é sobrepujada por casos especiais. Nesse contexto, há outros elementos que devem ser considerados para que a concordância nominal entre os termos seja estabelecida e, assim, esteja de acordo com as regras da norma culta da língua.
Considerando os seus conhecimentos, analise as proposições a seguir.
I – A palavra “meio”, quando exerce a função de adjetivo, flexiona-se, como podemos verificar em “eram meios pequenos os meninos do grupo”.
II - A palavra “bastante”, quando usada no sentido de “muito/muitos/muita/muitas”, sofre flexão, como podemos observar em “O site recebe bastantes visitas dos internautas”.
III – Em “viaje barato” e “a viagem está barata”, os termos “barato/barata” estão exercendo a função de adjetivo, portanto sofrem flexão.
IV – Em “É proibida a passagem de carros”, a concordância da expressão “é proibida” está sendo realizada pelo determinante “a”, que antecede o substantivo “passagem”.

Um termo ou parte de termos dependente; que uma oração coordenada relaciona-se com outra que foi dita anteriormente, mas mantém sempre a independência de significação.
Com base nos seus estudos e relacionando-os com a informação dada no enunciado, assinale a alternativa correta.
a. Nos períodos compostos há duas possibilidades que se combinam entre si: podemos ter frases e orações independentes de significação entre si, assim como podemos ter frases e orações que mantém dependência de significação entre elas.
b. Os processos de construção de sentido nos períodos compostos dão-se da mesma forma que no simples: tem de haver sempre um sujeito e um predicado na mesma oração.
c. O período composto é constituído por meio de vários períodos simples.
d. Um período composto pode ser formado por orações apenas dependentes entre si.
e. No período composto observamos uma larga interdependência entre frases, orações e períodos simples.

Como sabemos, o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países falantes da língua portuguesa foi assinado em 1990; no entanto, passou a vigorar no Brasil em 2009. Entre os vários objetivos do Acordo, um é o mais difundido.
Considerando os seus conhecimentos, assinale a opção que apresenta este objetivo.
a. Permitir que um mesmo livro didático de língua portuguesa fosse adotado em todos os países que falam português.
b. Sistematizar, finalmente, a escrita da língua falada entre os países de língua portuguesa.
c. Estabelecer uma unificação ortográfica que, entre outros, permitisse maior intercâmbio cultural e diplomático entre os países lusófonos.
d. Facilitar a grafia da língua falada entre os países lusófonos.
e. Melhorar o ensino da língua portuguesa entre os países lusófonos.

Como vimos, uma das funções dos pronomes é a de indicar as pessoas do discurso. Considerando os seus conhecimentos e também a leitura do poema, assinale a opção correta.
a. O poeta errou ao não fazer o uso dos pronomes você/vocês no lugar de tu/vós, já que em algumas localidades do país o poema não seria compreendido.
b. O poema, além de ser construído com linguagem econômica, serviu-se dos pronomes pessoais do caso reto para fazer uma abordagem curiosa da sociedade.
c. O poema foi construído com base na retomada das pessoas do discurso, verso a verso.
d. O autor do texto se vale dos pronomes pessoais oblíquos átonos para garantir o humor e a retomada das pessoas do discurso.
e. No poema, usou-se uma construção cujo intuito é o de fazer a demonstração das pessoas do caso oblíquo tônico.

Dentre os sinais de pontuação, o mais complexo, em termos de uso, é a vírgula. Ainda assim, há outros sinais, como o ponto e vírgula e as reticências, cujas funcionalidades se estendem daquelas explicações típicas que, em geral, costumamos obter durante os estudos acerca da pontuação.
Considerando esta afirmação e os seus conhecimentos adquiridos, reflita sobre as asserções a seguir.
I – O emprego do ponto e vírgula em "Chamo-me Lúcia; ele, Joaquim", serviu para separar partes de um período.
II – Em "Ele é um clássico da literatura; mestre de todos os tempos; grande articulador de personagens psicológicos", o emprego do ponto e vírgula foi aplicado para separar um período mais prolongado.
III – Em "(...) a questão semântica é muito importante no entendimento da linguagem. É preciso ficar atento aos conceitos, portanto, ensinados em sala de aula", o emprego das reticências entre parênteses serve para prolongar a reflexão, o pensamento.
IV – Em "Coitadinho... pobre do pequeno cão! Já abandonado neste mundo...", o uso das reticências serviu para marcar uma interrupção na frase.
a. Apenas em I, III e IV.
b. Apenas em III e IV.
c. Apenas em I e II.
d. Apenas em II e III.
e. Todas estão corretas.

Vimos que os textos não estão desprovidos de intencionalidade e que, em cada um deles, há o predomínio de uma função de linguagem, cujo intuito é, entre outros, marcar as intencionalidades comunicativas.
Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.
a. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função emotiva.
b. O texto poético está sempre centrado na função fática da língua.
c. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função poética, cuja intenção é a de trabalhar arquitetonicamente as palavras.
d. No trecho, embora seja um poema, o que prevalece é a função referencial.
e. Mesmo sendo um texto de caráter poético, a função predominante é a conativa/apelativa.

Um texto é considerado texto, porque é um encadeamento de enunciados que, organizados por meio das caraterísticas de um tipo, ou gênero, transmitem informatividade de acordo com a intencionalidade proposta pelo emissor.
Com base nesta informação, no trecho lido e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a. Um texto pode apresentar qualquer que seja o tipo de forma, que se subentenderá a função delas durante a leitura.
b. As relações lógicas de um texto não são feitas pelas estruturas conceituais, mas apenas pelas palavras que estão elencadas nele.
c. Um texto é construído por meio de frases, orações e períodos.
d. A função de frase, oração e período não integram uma tessitura.
e. Os conceitos formais não devem ser aplicados aos estudos de textos.

Para o estabelecimento da coerência, o conhecimento de mundo desempenha um papel não menos importante e decisivo, pois é necessário que o texto trave um diálogo acerca dos elementos que fazem parte dos conhecimentos do leitor.
Considerando os seus conhecimentos e o que afirmam os trechos acima, assinale a alternativa correta.
a. Os trechos referem-se à coerência semântica e à coerência extralinguística, respectivamente.
b. Os trechos abordam os estilos diferentes dos textos que são escritos.
c. Os trechos estão tratando das questões estilísticas e coesivas.
d. Os trechos referem-se às coerências sintática e pragmática, respectivamente.
e. Os trechos referem-se à coerência sintática e coesão textual.

Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura.
Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
a. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
b. Gostavam, as crianças muito das coisas antigas.
c. A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato.
d. A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
e. A comunicação, por meio da linguagem escrita, nem sempre requer planejamento antecipado, pois com pouco conhecimento das regras gramaticais já é possível estabelecer comunicação eficiente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir. Como vimos, o parágrafo é a unidade constituinte de um texto. Nele, apresenta-se uma ideia central que vai sendo desdobrada ao longo de seu desenvolvimento.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz uma única ideia sendo desdobrada.
a. Os aparelhos tecnológicos nunca estiveram tão presentes na vida das pessoas. O que se vê por aí, é um consumismo indiscriminado que pode afetar até o bolso dos mais regrados em relação às finanças.
b. Os meios de comunicação privilegiam cada vez mais o consumo entre as famílias que possuem crianças pequenas. Isto pode ser visto, com mais evidência, entre os adolescentes que estão abandonando os seus estudos, por conta da falta de perspectiva.
c. O consumismo infantil nunca foi tão proeminente. Hoje, o que se vê por aí são jovens sem qualquer comunicação com suas famílias, que privilegiaram o lazer por meio dos tablets, celulares e games.
d. O consumo infantil nunca foi tão estimulado como nos dias de hoje. Vemos, constantemente, inúmeras famílias desfrutando de suas horas de lazer em centros comerciais, os quais investem cada vez mais em propagandas voltadas a determinado público, e que influencia diretamente nas decisões de compra da família.
e. Os meios de comunicação nunca privilegiaram tanto o consumo infantil. Os adolescentes, nesse contexto, são sempre os mais prejudicados, por não terem tempo livre de estudos.

Veja o verbete a seguir: Agradecer (v.) Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente. Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Nacional, 2008. p. 113.
Agora, leia o excerto: “Acha que eu vou agradecer você? Oras! Está redondamente enganado!” Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto.
b. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
c. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.
d. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
e. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.

Leia o texto a seguir: Abobrinha Recheada Para fazer a abobrinha recheada, primeiro, fure-as no meio. Depois, recheie com a carne (preparada anteriormente), cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno. Por último, regue com azeite e salpique queijo ralado. Sirva quente.
De acordo com os seus conhecimentos adquiridos e considerando o excerto lido, assinale a opção correta.
a. O texto lido é um tipo injuntivo, pois dá instruções ao leitor de como executar determinada receita.
b. No trecho, vemos o exemplo de uma narração, pois há narrador e personagens.
c. O texto lido é um exemplo claro do tipo expositivo, uma vez que visa a exposição de um dado assunto.
d. No trecho lido, temos o exemplo de um tipo descritivo, pois descreve ações as quais devem ser executadas pelo leitor.
e. No trecho, temos um exemplo de dissertação, pois há um debate sobre um determinado assunto.

As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que estão em vigor.
Considerando a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se afirma:
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”, “cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
a. Apenas em III e IV.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I.
d. Apenas em I e II.
e. Apenas em II e III.

Leia os trechos a seguir. I - "A legítima argumentação, tal como deve ser entendida, não se confunde com o ‘bate -boca’ estéril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrário, construtiva na sua finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil.” II - O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e provar o quanto a sociedade moderna ainda precisa atuar no empoderamento das mulheres. Empoderar significa equidade de gênero em todas as classes sociais, em todas as áreas de atuação. Hoje, pouco menos de 30% das mulheres de diferentes países do mundo, segundo a ONU, estão em equidade com o gênero masculino, especialmente no mercado de trabalho. Em países em desenvolvimento, os dados nem mesmo atingem tal porcentagem. O empoderamento das mulheres, hoje, garantirá, no futuro, uma melhora na qualidade de vida, não somente das próprias mulheres, mas também na vida de crianças e homens.
Sabemos que a argumentação em textos acadêmicos tem por objetivo central defender uma tese. Considerando os seus conhecimentos e os trechos lidos, assinale a opção correta.
a. A construção de um texto acadêmico se vale apenas de uma estrutura que seja compatível com o modelo do texto redigido.
b. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas.
c. A construção de um texto acadêmico se vale de uma tese sempre inédita, desenvolvida em uma estrutura dissertativa, apenas.
d. Todo texto acadêmico deverá ser composto apenas de argumentação expositiva.
e. Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese deve se apoiar apenas em um sólido raciocínio lógico.

Considere o seguinte período:
“A arrogância, o egoísmo e a ignorância torna insuportável qualquer pessoa”. Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz a justificativa correta para a concordância verbal realizada no período lido.
a. Quando o sujeito composto apresenta um determinante, o verbo fica no singular.
b. No período, optou-se pela ênfase no termo 'ignorância', uma vez que a concordância verbal foi feita com o último elemento.
c. Quando o sujeito é composto, como é o caso do enunciado, a concordância fica no singular, pois o redator tencionou enfatizar o último elemento.
d. Quando o sujeito composto é separado por vírgulas, o verbo fica no singular.
e. Aplicando a regra geral de concordância verbal, o enunciado apresenta incorreção, uma vez que o sujeito é composto e o verbo está no singular.

Leia os excertos a seguir. A - Cada macaco deve ficar no seu galho. B - É de suma importância que cada profissional atente-se ao seu campo de atuação, e exerça suas funções o melhor possível, evitando, assim, problemas posteriores.
A paráfrase pode ser usada como um recurso para adequar os textos às situacionalidades comunicativas. Em uma situação formal de comunicação, não podemos, por exemplo, fazer o uso de expressões informais. Considerando o seu conhecimento e o excerto lido, analise as proposições a seguir.
a. Em “A”, temos o exemplo de um trecho que não poderá ser parafraseado, uma vez que se trata de um provérbio.
b. Em “B”, temos o exemplo de uma paráfrase que pretende adequar o trecho “A” a uma situação comunicativa mais formal.
c. O trecho “B” é exemplo de paráfrase criativa.
d. Tanto em “A” quanto em “B”, vemos o exemplo de paráfrases estruturais.

Leia: “A crase tem vinculações diretas com a regência de nomes e de verbos e, por isso, desempenha um papel importante na estruturação sintático-semântica dos enunciados”.
Assim, considerando esta afirmação e também os seus conhecimentos adquiridos, reflita e assinale a opção correta.
a. As frases “cheiro à preguiça” e “cheiro a preguiça”, também possuem o mesmo sentido, com ou sem a crase.
b. Em “o artesão esculpia a faca” e “o artesão esculpia à faca”, há sentidos diferentes, marcados com a presença e ausência da crase.
c. Em “ele vem aqui à noite” e “ele vem aqui a noite”, os sentidos são iguais, mesmo com a presença e ausência da crase.
d. A crase é apenas uma questão gramatical normativa, ou seja, não influencia na escrita.
e. Em “assisto à tevê” e “assisto ao filme”, os sentidos verbais são diferentes.

Sabemos que há casos em que a regra geral de concordância nominal é sobrepujada por casos especiais. Nesse contexto, há outros elementos que devem ser considerados para que a concordância nominal entre os termos seja estabelecida e, assim, esteja de acordo com as regras da norma culta da língua.
Considerando os seus conhecimentos, analise as proposições a seguir.
I – A palavra “meio”, quando exerce a função de adjetivo, flexiona-se, como podemos verificar em “eram meios pequenos os meninos do grupo”.
II - A palavra “bastante”, quando usada no sentido de “muito/muitos/muita/muitas”, sofre flexão, como podemos observar em “O site recebe bastantes visitas dos internautas”.
III – Em “viaje barato” e “a viagem está barata”, os termos “barato/barata” estão exercendo a função de adjetivo, portanto sofrem flexão.
IV – Em “É proibida a passagem de carros”, a concordância da expressão “é proibida” está sendo realizada pelo determinante “a”, que antecede o substantivo “passagem”.

Um termo ou parte de termos dependente; que uma oração coordenada relaciona-se com outra que foi dita anteriormente, mas mantém sempre a independência de significação.
Com base nos seus estudos e relacionando-os com a informação dada no enunciado, assinale a alternativa correta.
a. Nos períodos compostos há duas possibilidades que se combinam entre si: podemos ter frases e orações independentes de significação entre si, assim como podemos ter frases e orações que mantém dependência de significação entre elas.
b. Os processos de construção de sentido nos períodos compostos dão-se da mesma forma que no simples: tem de haver sempre um sujeito e um predicado na mesma oração.
c. O período composto é constituído por meio de vários períodos simples.
d. Um período composto pode ser formado por orações apenas dependentes entre si.
e. No período composto observamos uma larga interdependência entre frases, orações e períodos simples.

Como sabemos, o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países falantes da língua portuguesa foi assinado em 1990; no entanto, passou a vigorar no Brasil em 2009. Entre os vários objetivos do Acordo, um é o mais difundido.
Considerando os seus conhecimentos, assinale a opção que apresenta este objetivo.
a. Permitir que um mesmo livro didático de língua portuguesa fosse adotado em todos os países que falam português.
b. Sistematizar, finalmente, a escrita da língua falada entre os países de língua portuguesa.
c. Estabelecer uma unificação ortográfica que, entre outros, permitisse maior intercâmbio cultural e diplomático entre os países lusófonos.
d. Facilitar a grafia da língua falada entre os países lusófonos.
e. Melhorar o ensino da língua portuguesa entre os países lusófonos.

Como vimos, uma das funções dos pronomes é a de indicar as pessoas do discurso. Considerando os seus conhecimentos e também a leitura do poema, assinale a opção correta.
a. O poeta errou ao não fazer o uso dos pronomes você/vocês no lugar de tu/vós, já que em algumas localidades do país o poema não seria compreendido.
b. O poema, além de ser construído com linguagem econômica, serviu-se dos pronomes pessoais do caso reto para fazer uma abordagem curiosa da sociedade.
c. O poema foi construído com base na retomada das pessoas do discurso, verso a verso.
d. O autor do texto se vale dos pronomes pessoais oblíquos átonos para garantir o humor e a retomada das pessoas do discurso.
e. No poema, usou-se uma construção cujo intuito é o de fazer a demonstração das pessoas do caso oblíquo tônico.

Dentre os sinais de pontuação, o mais complexo, em termos de uso, é a vírgula. Ainda assim, há outros sinais, como o ponto e vírgula e as reticências, cujas funcionalidades se estendem daquelas explicações típicas que, em geral, costumamos obter durante os estudos acerca da pontuação.
Considerando esta afirmação e os seus conhecimentos adquiridos, reflita sobre as asserções a seguir.
I – O emprego do ponto e vírgula em "Chamo-me Lúcia; ele, Joaquim", serviu para separar partes de um período.
II – Em "Ele é um clássico da literatura; mestre de todos os tempos; grande articulador de personagens psicológicos", o emprego do ponto e vírgula foi aplicado para separar um período mais prolongado.
III – Em "(...) a questão semântica é muito importante no entendimento da linguagem. É preciso ficar atento aos conceitos, portanto, ensinados em sala de aula", o emprego das reticências entre parênteses serve para prolongar a reflexão, o pensamento.
IV – Em "Coitadinho... pobre do pequeno cão! Já abandonado neste mundo...", o uso das reticências serviu para marcar uma interrupção na frase.
a. Apenas em I, III e IV.
b. Apenas em III e IV.
c. Apenas em I e II.
d. Apenas em II e III.
e. Todas estão corretas.

Vimos que os textos não estão desprovidos de intencionalidade e que, em cada um deles, há o predomínio de uma função de linguagem, cujo intuito é, entre outros, marcar as intencionalidades comunicativas.
Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.
a. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função emotiva.
b. O texto poético está sempre centrado na função fática da língua.
c. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função poética, cuja intenção é a de trabalhar arquitetonicamente as palavras.
d. No trecho, embora seja um poema, o que prevalece é a função referencial.
e. Mesmo sendo um texto de caráter poético, a função predominante é a conativa/apelativa.

Um texto é considerado texto, porque é um encadeamento de enunciados que, organizados por meio das caraterísticas de um tipo, ou gênero, transmitem informatividade de acordo com a intencionalidade proposta pelo emissor.
Com base nesta informação, no trecho lido e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a. Um texto pode apresentar qualquer que seja o tipo de forma, que se subentenderá a função delas durante a leitura.
b. As relações lógicas de um texto não são feitas pelas estruturas conceituais, mas apenas pelas palavras que estão elencadas nele.
c. Um texto é construído por meio de frases, orações e períodos.
d. A função de frase, oração e período não integram uma tessitura.
e. Os conceitos formais não devem ser aplicados aos estudos de textos.

Para o estabelecimento da coerência, o conhecimento de mundo desempenha um papel não menos importante e decisivo, pois é necessário que o texto trave um diálogo acerca dos elementos que fazem parte dos conhecimentos do leitor.
Considerando os seus conhecimentos e o que afirmam os trechos acima, assinale a alternativa correta.
a. Os trechos referem-se à coerência semântica e à coerência extralinguística, respectivamente.
b. Os trechos abordam os estilos diferentes dos textos que são escritos.
c. Os trechos estão tratando das questões estilísticas e coesivas.
d. Os trechos referem-se às coerências sintática e pragmática, respectivamente.
e. Os trechos referem-se à coerência sintática e coesão textual.

Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura.
Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
a. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
b. Gostavam, as crianças muito das coisas antigas.
c. A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato.
d. A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
e. A comunicação, por meio da linguagem escrita, nem sempre requer planejamento antecipado, pois com pouco conhecimento das regras gramaticais já é possível estabelecer comunicação eficiente.

Prévia do material em texto

Questão 1 Correta
Leia o excerto a seguir.
Como vimos, o parágrafo é a unidade constituinte de um texto. Nele, apresenta-se uma ideia central que vai sendo desdobrada ao longo de seu desenvolvimento. Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz uma única ideia sendo desdobrada.
Escolha uma:
a.
Os aparelhos tecnológicos nunca estiveram tão presentes na vida das pessoas. O que se vê por aí, é um consumismo indiscriminado que pode afetar até o bolso dos mais regrados em relação às finanças.
b.
Os meios de comunicação privilegiam cada vez mais o consumo entre as famílias que possuem crianças pequenas. Isto pode ser visto, com mais evidência, entre os adolescentes que estão abandonando os seus estudos, por conta da falta de perspectiva.
c.
O consumismo infantil nunca foi tão proeminente. Hoje, o que se vê por aí são jovens sem qualquer comunicação com suas famílias, que privilegiaram o lazer por meio dos tablets, celulares e games.
d.
O consumo infantil nunca foi tão estimulado como nos dias de hoje. Vemos, constantemente, inúmeras famílias desfrutando de suas horas de lazer em centros comerciais, os quais investem cada vez mais em propagandas voltadas a determinado público, e que influencia diretamente nas decisões de compra da família. 
e.
Os meios de comunicação nunca privilegiaram tanto o consumo infantil. Os adolescentes, nesse contexto, são sempre os mais prejudicados, por não terem tempo livre de estudos.
Questão 2 Correto
Texto da questão
Veja o verbete a seguir:
Agradecer (v.)
Mostrar-se grato a: Iniciou o discurso agradecendo a presença de todos; Feliz, agradeceu à mãe o presente.
Fonte: ABL. Dicionário Escola da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Nacional, 2008. p. 113.
Agora, leia o excerto: “Acha que eu vou agradecer você? Oras! Está redondamente enganado!”
Considerando a leitura do verbete e do excerto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No trecho, há uma incorreção quanto à regência verbal, visto que o verbo “agradecer” é transitivo indireto. 
b. No trecho, o verbo está em seu sentido de atribuir, portanto, a aplicação está de acordo com as regras norteadas pela regência verbal.
c. O verbo “agradecer” é transitivo direto, logo, o sentido com que foi empregado no trecho está adequado.
d. O verbo “agradecer” tem a regência optativa, uma vez que apresenta dois significados distintos.
e. O verbo “agradecer” é intransitivo, logo, o seu complemento não é acompanhado por uma preposição.
Questão 3 Correto
Texto da questão
Leia o texto a seguir:
Abobrinha Recheada
Para fazer a abobrinha recheada, primeiro, fure-as no meio. Depois, recheie com a carne (preparada anteriormente), cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno. Por último, regue com azeite e salpique queijo ralado. Sirva quente.
Sabemos que os textos são classificados de acordo com as suas características e, acima de tudo, aplicações. De acordo com os seus conhecimentos adquiridos e considerando o excerto lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
O texto lido é um tipo injuntivo, pois dá instruções ao leitor de como executar determinada receita. 
b.
No trecho, vemos o exemplo de uma narração, pois há narrador e personagens.
c.
O texto lido é um exemplo claro do tipo expositivo, uma vez que visa a exposição de um dado assunto.
d.
No trecho lido, temos o exemplo de um tipo descritivo, pois descreve ações as quais devem ser executadas pelo leitor.
e.
No trecho, temos um exemplo de dissertação, pois há um debate sobre um determinado assunto.
Questão 4 Correto
Texto da questão
As regras que orientam a acentuação gráfica das palavras foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois, em 1990, o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa apresentou novas mudanças, fixando, assim, as regras que estão em vigor.
Fonte: FARACO, Carlos Alberto. O novo acordo ortográfico. São Paulo: Parábola, 2012.
Sabemos que a acentuação é um recurso da língua escrita que auxilia na tentativa de representar a pronuncia correta das palavras. Assim, analise as asserções a seguir.
I – Levam acento agudo os monossílabos “já”, “lá” e “vás”.
II – Levam acento agudo ou circunflexo os paroxítonos terminados em -i, -is, -us, como “júri”, “cáqui”, “bônus” e “vírus”.
III – Não levam acento agudo ou circunflexo proparoxítonos como “catedra” e “solido”.
IV – Não levam acento circunflexo as formas verbais “cre”, “de”, “le” e “ve”.
Considerando o a afirmação dada e os seus conhecimentos adquiridos, está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Apenas em III e IV.
b. Todas estão corretas.
c. Apenas I.
d. Apenas em I e II. 
e. Apenas em II e III.
Questão 5 Correto
Texto da questão
Leia os trechos a seguir.
I - "A legítima argumentação, tal como deve ser entendida, não se confunde com o ‘bate-boca’ estéril ou carregado de animosidade. Ela deve ser, ao contrário, construtiva na sua finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil.”
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em Prosa Moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 371.
II - O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e provar o quanto a sociedade moderna ainda precisa atuar no empoderamento das mulheres. Empoderar significa equidade de gênero em todas as classes sociais, em todas as áreas de atuação. Hoje, pouco menos de 30% das mulheres de diferentes países do mundo, segundo a ONU, estão em equidade com o gênero masculino, especialmente no mercado de trabalho. Em países em desenvolvimento, os dados nem mesmo atingem tal porcentagem. O empoderamento das mulheres, hoje, garantirá, no futuro, uma melhora na qualidade de vida, não somente das próprias mulheres, mas também na vida de crianças e homens.
Fonte: ONU MULHERES. Informe anual 2014-2015. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/01/annual_report_SP_2014_2015.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Sabemos que a argumentação em textos acadêmicos tem por objetivo central defender uma tese. Considerando os seus conhecimentos e os trechos lidos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
A construção de um texto acadêmico se vale apenas de uma estrutura que seja compatível com o modelo do texto redigido.
b.
Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese se vale da consistência do raciocínio, apoiada nas evidências das provas. 
c.
A construção de um texto acadêmico se vale de uma tese sempre inédita, desenvolvida em uma estrutura dissertativa, apenas.
d.
Todo texto acadêmico deverá ser composto apenas de argumentação expositiva.  
e.
Em textos acadêmicos, a defesa de uma tese deve se apoiar apenas em um sólido raciocínio lógico.
Questão 6 Correto
Leia. 
Considere o seguinte período:
“A arrogância, o egoísmo e a ignorância torna insuportável qualquer pessoa”.
Considerando os seus conhecimentos adquiridos, assinale a opção que traz a justificativa correta para a concordância verbal realizada no período lido.
Escolha uma:
a. Quando o sujeito é composto, como é o caso do enunciado, a concordância fica no singular, pois o redator tencionou enfatizar o último elemento.
b.
Quando o sujeito composto é separado por vírgulas, o verbo fica no singular.
c.
No período, optou-se pela ênfase no termo "ignorância", uma vez que a concordância verbal foi feita com o último elemento. 
d.
Quando o sujeito composto apresenta um determinante, o verbo fica no singular.
e.
Aplicando a regra geral de concordância verbal, o enunciado apresenta incorreção, uma vez que o sujeito é composto e o verbo está no singular.
Questão 7 Correto
Texto da questão
Leia os excertos a seguir.
A - Cada macaco deve ficar no seu galho. 
B - É de suma importância que cada profissional atente-se ao seu campo de atuação, e exerça suas funções o melhor possível, evitando, assim, problemas posteriores.
A paráfrase pode ser usada como um recurso para adequar os textos às situacionalidades comunicativas. Em uma situação formal de comunicação, não podemos, por exemplo, fazer o uso de expressões informais. Considerando o seu conhecimento e o excerto lido, analise as proposições a seguir.
I- Em “A”, temos o exemplo de um trecho que não poderá ser parafraseado, uma vez que se trata de um provérbio. 
II - Em “B”, temos o exemplo de uma paráfrase que pretende adequar o trecho “A” a uma situação comunicativa mais formal.
III - O trecho “B” é exemplo de paráfrase criativa.
IV- Tanto em “A” quanto em “B”, vemos o exemplo de paráfrases estruturais.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a.
em III e IV.
b.
apenas em I.
c.
apenas em II. 
d.
em II, III e IV.
e.
em I, II e IV.
Questão 8 Correto
Texto da questão
Leia:
“A crase tem vinculações diretas com a regência de nomes e de verbos e, por isso, desempenha um papel importante na estruturação sintático-semântica dos enunciados”.
Fonte: PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011, p. 647.
Sabemos que a crase indica uma fusão entre letras idênticas. Há várias questões que envolvem a ocorrência de crase, como a interpretação, durante a leitura, que pode ficar prejudicada. Assim, considerando esta afirmação e também os seus conhecimentos adquiridos, reflita e assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Em “ele vem aqui à noite” e “ele vem aqui a noite”, os sentidos são iguais, mesmo com a presença e ausência da crase.
b. Em “o artesão esculpia a faca” e “o artesão esculpia à faca”, há sentidos diferentes, marcados com a presença e ausência da crase. 
c. Em “assisto à tevê” e “assisto ao filme”, os sentidos verbais são diferentes.
d. A crase é apenas uma questão gramatical normativa, ou seja, não influencia na escrita.
e. As frases “cheiro à preguiça” e “cheiro a preguiça”, também possuem o mesmo sentido, com ou sem a crase.
Questão 9 Correto
Texto da questão
Leia o excerto abaixo:
Sabemos que há casos em que a regra geral de concordância nominal é sobrepujada por casos especiais. Nesse contexto, há outros elementos que devem ser considerados para que a concordância nominal entre os termos seja estabelecida e, assim, esteja de acordo com as regras da norma culta da língua. Considerando os seus conhecimentos, analise as proposições a seguir.
I – A palavra “meio”, quando exerce a função de adjetivo, flexiona-se, como podemos verificar em “eram meios pequenos os meninos do grupo”.
II - A palavra “bastante”, quando usada no sentido de “muito/muitos/muita/muitas”, sofre flexão, como podemos observar em “O site recebe bastantes visitas dos internautas”.
III – Em “viaje barato” e “a viagem está barata”, os termos “barato/barata” estão exercendo a função de adjetivo, portanto sofrem flexão.
IV – Em “É proibida a passagem de carros”, a concordância da expressão “é proibida” está sendo realizada pelo determinante “a”, que antecede o substantivo “passagem”.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. apenas em II.
b. todas estão corretas.
c. apenas em II e IV. 
d. apenas em IV.
e. apenas em III.
Questão 10 Correto
Texto da questão
Leia um suposto anúncio de uma agência de viagens:
“Prefira nossas praias ensolaradas ao frio congelante de outros países.”
Sabemos que o emprego da regência verbal, em quaisquer que sejam os enunciados, deve ser orientado pelas regras previamente definidas pela norma culta da língua. Considerando os seus conhecimentos adquiridos e o trecho lido, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No enunciado, segundo a norma culta padrão, a construção do verbo “preferir” está adequada, visto que “quem prefere, prefere algo a alguma coisa”. Logo, o verbo é transitivo direto e indireto. 
b. O verbo preferir é regido pela preposição “por” e não pela preposição “a”, como está no enunciado.
c. O verbo “preferir” é intransitivo, assim, o emprego no trecho está fora dos padrões normativos.
d. A construção do verbo está inadequada, pois quem prefere, prefere alguma coisa e não a outra, ou seja, o verbo “preferir” não apresenta duas transitividades.
e. De acordo com os padrões normativos da língua culta, o verbo “preferir” somente pode ser empregado em seu sentido transitivo indireto, então, o adequado seria “preferir a alguma coisa, a outra coisa”.
Prova 2
Questão 1 Correta
Leia:
“Na análise de um período composto, cumpre, pois ter em mente que a oração principal não exerce nenhuma função sintática em outra oração do período; que a oração subordinada desempenha sempre uma função sintática em outra oração, pois que dela é um termo ou parte de termos dependente; que uma oração coordenada relaciona-se com outra que foi dita anteriormente, mas mantém sempre a independência de significação.”
Fonte: CUNHA, Celso; CINTRA, Luis F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 596.
Um período pode ser simples ou composto. No caso específico do composto, pode haver uma relação distinta entre as frases que o compõe. Com base nos seus estudos e relacionando-os com a informação dada no enunciado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Nos períodos compostos há duas possibilidades que se combinam entre si: podemos ter frases e orações independentes de significação entre si, assim como podemos ter frases e orações que mantém dependência de significação entre elas.    
b. Os processos de construção de sentido nos períodos compostos dão-se da mesma forma que no simples: tem de haver sempre um sujeito e um predicado na mesma oração.
c. O período composto é constituído por meio de vários períodos simples. 
d. Um período composto pode ser formado por orações apenas dependentes entre si.
e. No período composto observamos uma larga interdependência entre frases, orações e períodos simples.
Questão 2 Correto
Texto da questão
Leia o excerto a seguir: 
“Eu cursava o último ano do primário e, como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infantojuvenil. Na página de abertura, lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima, é tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.
Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe, a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele.”
Fonte: REY, Marcos. Crônicas para Jovens. São Paulo: Global, 2011. p. 89.
Como vimos, o verbo é essencial para exprimir a ideia da ação desejada, em tempo e modo. No primeiro parágrafo do trecho lido, há uma predominância de verbos:
Escolha uma:
a.
no presente histórico, uma vez que a ação já se passara muitos anos, e o narrador quer conferir atualidade aos fatos.
b.
no modo indicativo, uma vez que indica certeza, mesmo quando está no passado. 
c.
no modo subjuntivo, pois as ações são descritas com ideia de possibilidade.
d.
no futuro, visto que há o desejo de o narrador encontrar o seu objeto furtado.
e.
no gerúndio, uma vez que a ação acontece no momento da fala.
Questão 3 Correto
Texto da questão
Leia o excerto a seguir: 
“A ortografia da língua portuguesa é determinada por normas legais. No início do século XX, Portugal estabeleceu, pela primeira vez, um modelo ortográfico de referência para as publicações oficiais e para o ensino. No entanto, as normas desse primeiro Formulário Ortográfico não foram adotadas pelo Brasil. Desde então, a ortografia da língua portuguesa foi alvo de um longo processo de discussão e negociação, com o objetivo de instituir, através [sic] de um único tratado internacional, normas comuns que rejam [sic] a ortografia oficial de todos os países de língua portuguesa. [...] Nas décadas seguintes, houve várias tentativas de chegar a novo consenso, mas, embora no início da década de 1970 tenha havido revisões que aproximaram as duas variedades escritas, não foi aprovada oficialmente uma reforma que instituísse um documento normativo comum.”
Fonte: ILTEC. Acordo Ortográfico. Instituto de linguística teóricae computacional. s.d.  Disponível em: <http://www.portaldalinguaportuguesa.org/acordo.php>. Acesso em: 30 jun. 2017.
Como sabemos, o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países falantes da língua portuguesa foi assinado em 1990; no entanto, passou a vigorar no Brasil em 2009. Entre os vários objetivos do Acordo, um é o mais difundido. Considerando os seus conhecimentos, assinale a opção que apresenta este objetivo.
Escolha uma:
a.
Permitir que um mesmo livro didático de língua portuguesa fosse adotado em todos os países que falam português.
 
b.
Sistematizar, finalmente, a escrita da língua falada entre os países de língua portuguesa.
c. Estabelecer uma unificação ortográfica que, entre outros, permitisse maior intercâmbio cultural e diplomático entre os países lusófonos.  
d.
Facilitar a grafia da língua falada entre os países lusófonos. 
e.
Melhorar o ensino da língua portuguesa entre os países lusófonos.
Questão 4 Correto
Texto da questão
Leia o poema a seguir: 
Verbo crackar
Eu empobreço de repente
Tu enriqueces por minha conta
Ele azula para o sertão
Nós entramos em concordata
Vós protestais por preferência
Eles escafedem a massa
Sê pirata
Sede trouxas
Abrindo a pala
Pessoal sarado.
Oxalá que eu tivesse sabido que este verbo era irregular.
Fonte: ANDRADE, Oswald de. Memórias Sentimentais de João Miramar. 9. ed. São Paulo: Globo, 1997. p. 97-98.
Como vimos, uma das funções dos pronomes é a de indicar as pessoas do discurso. Considerando os seus conhecimentos e também a leitura do poema, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O poeta errou ao não fazer o uso dos pronomes você/vocês no lugar de tu/vós, já que em algumas localidades do país o poema não seria compreendido.
 
b. O poema, além de ser construído com linguagem econômica, serviu-se dos pronomes pessoais do caso reto para fazer uma abordagem curiosa da sociedade. 
c. No poema, usou-se uma construção cujo intuito é o de fazer a demonstração das pessoas do caso oblíquo tônico.
d. O poema foi construído com base na retomada das pessoas do discurso, verso a verso.
e. O autor do texto se vale dos pronomes pessoais oblíquos átonos para garantir o humor e a retomada das pessoas do discurso.
Questão 5 Correto
Texto da questão
Leia atentamente:
Dentre os sinais de pontuação, o mais complexo, em termos de uso, é a vírgula. Ainda assim, há outros sinais, como o ponto e vírgula e as reticências, cujas funcionalidades se estendem daquelas explicações típicas que, em geral, costumamos obter durante os estudos acerca da pontuação. Considerando esta afirmação e os seus conhecimentos adquiridos, reflita sobre as asserções a seguir.
I – O emprego do ponto e vírgula em "Chamo-me Lúcia; ele, Joaquim", serviu para separar partes de um período.
II – Em "Ele é um clássico da literatura; mestre de todos os tempos; grande articulador de personagens psicológicos", o emprego do ponto e vírgula foi aplicado para separar um período mais prolongado.
III – Em "(...) a questão semântica é muito importante no entendimento da linguagem. É preciso ficar atento aos conceitos, portanto, ensinados em sala de aula", o emprego das reticências entre parênteses serve para prolongar a reflexão, o pensamento.
IV – Em "Coitadinho... pobre do pequeno cão! Já abandonado neste mundo...", o uso das reticências serviu para marcar uma interrupção na frase.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a.
Apenas em I e II.
b.
Apenas em I, III e IV.
c. Todas estão corretas. 
d.
Apenas em II e III.
 
e.
Apenas em III e IV.
Questão 6 Correto
Texto da questão
Leia o trecho que se segue:
“[...] O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.”
Fonte: BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 205.
Vimos que os textos não estão desprovidos de intencionalidade e que, em cada um deles, há o predomínio de uma função de linguagem, cujo intuito é, entre outros, marcar as intencionalidades comunicativas. Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Mesmo sendo um texto de caráter poético, a função predominante é a conativa/apelativa.
b. No trecho, embora seja um poema, o que prevalece é a função referencial. 
c. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função emotiva. 
d. No trecho, por se tratar de um poema, há o predomínio da função poética, cuja intenção é a de trabalhar arquitetonicamente as palavras.  
e. O texto poético está sempre centrado na função fática da língua.
Questão 7 Correto
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“A noção de forma, subentende-se a noção de função, ou seja: integrado no todo que é a forma, qualquer elemento passa a desempenhar uma função, e essa função determina o seu significado no todo que se integra.”
Fonte: GUIMARÃES, Ana Elisa. A articulação do texto. 8. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 43.
Um texto é considerado texto, porque é um encadeamento de enunciados que, organizados por meio das caraterísticas de um tipo, ou gênero, transmitem informatividade de acordo com a intencionalidade proposta pelo emissor. Com base nesta informação, no trecho lido e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A função de frase, oração e período não integram uma tessitura.
b. Um texto pode apresentar qualquer que seja o tipo de forma, que se subentenderá a função delas durante a leitura.
c.
Os conceitos formais não devem ser aplicados aos estudos de textos.
d. As relações lógicas de um texto não são feitas pelas estruturas conceituais, mas apenas pelas palavras que estão elencadas nele.
e. Um texto é construído por meio de frases, orações e períodos. 
Questão 8 Correto
Texto da questão
Leia os trechos a seguir:
“[...] dificuldade de estabelecer relações entre os elementos da sequência ou falhas no plano de sua coesão não são o bastante para qualificá-lo como incoerente em si."
Fonte: KOCH, Ingedore Villaça. TRAVALLIA, Luis Carlos. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2015, p. 58.
Para o estabelecimento da coerência, o conhecimento de mundo desempenha um papel não menos importante e decisivo, pois é necessário que o texto trave um diálogo acerca dos elementos que fazem parte dos conhecimentos do leitor. Se o contrário acontecer, não haverá condições de se prever o sentido do texto, e, assim, não haverá a coerência.
 
Considerando os seus conhecimentos e o que afirmam os trechos acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Os trechos referem-se à coerência semântica e à coerência extralinguística, respectivamente. 
b.
Os trechos abordam os estilos diferentes dos textos que são escritos.
c.
Os trechos estão tratando das questões estilísticas e coesivas.
d.
Os trechos referem-se às coerências sintática e pragmática, respectivamente.
e.
Os trechos referem-se à coerência sintática e coesão textual.
Questão 9 Correto
Texto da questão
Leia atentamente a questão: 
Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura. No entanto, isto não é real, uma vez que eles são a tentativa de imprimir na escrita o que se expressa na fala. Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula.
Escolha uma:
a.
Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
b.
Gostavam, as crianças muito das coisas antigas.
c.
Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado. 
d.
Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor.
 
e. Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava.
Questão 10 Correto
Texto da questão
Leia atentamente o trecho que se segue:
“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e a concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não improvisou [...]só se está apto a escrever quando se conhecem as regras e suas exceções. Há evidentemente um mínimo de gramática indispensável (grafia, pontuação, um pouco de morfologia e um pouco de sintaxe), mínimo suficiente para permitir certos hábitos de estruturação.”
Fonte: GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever aprendendo a pensar. 11. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983, p. 291.
Considerando o trecho lido e os seus conhecimentos adquiridos, escolha a afirmativa correta.
Escolha uma:
a.
A comunicação eficaz e eficiente por meio da linguagem escrita se dá a partir da estruturação de frases claras, coerentes e objetivas, visto que, nesta modalidade, a comunicação não se faz de modo imediato. 
b.
A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
A improvisação também faz parte da comunicação escrita, uma vez que ela faz parte do ato de pensar.
c. A comunicação, por meio da linguagem escrita, nem sempre requer planejamento antecipado, pois com pouco conhecimento das regras gramaticais já é possível estabelecer comunicação eficiente.
d.
A comunicação eficaz e eficiente ocorre quando há um acordo prévio entre emissor e receptor.
e.
A troca imediata de experiências entre emissor e receptor deve ser apoiada na gramática para que a comunicação por meio da linguagem escrita seja eficiente.

Mais conteúdos dessa disciplina