Buscar

Lei de Inclusão e Metodologia na Educação Inclusiva

Prévia do material em texto

Curso: Segunda Licenciatura/ Turma: 2019/2 Semestre: 1º 
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo: Taio 
Acadêmico: CAMILA WEBER RGM: 033.569
ATIVIDADE 02 EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA 
1- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, 
DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm, elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões (3.0)
a) O que é considerado deficiência? 
b) O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
c) Qual é a função da escola no processo de inclusão?
d) Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho?
R: Pessoas com habilidades reduzidas sendo elas: motora, física, mental, intelectual ou sensorial são consideradas pessoas com deficiência, porem existe barreiras que obstrui sua participação plena, efetiva e com igualdade na sociedade, portanto na definição da lei as barreiras são tudo que se considere qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que limita ou impeça a participação social da pessoa como gozo, fruição e a pratica e seus direitos a acessibilidade, a liberdade de movimento, expressão , comunicação, acesso à informação e compreensão entre outras. Ser deficiente não impede a pessoa a fazer qualquer atividade, elas têm limitações, mas não são inúteis. A escola tem um papel fundamental para a pessoa com deficiência, é ali que começa a inclusão dela na sociedade, é ali que ela luta para ter seus direitos assegurados. A escola tem um contexto com a pessoa com deficiência a fim de criar cidadãs mais conscientes, responsáveis e a atuantes na sociedade. A lei define que todo deficiente tem o direito a oportunidade de trabalho como qualquer outra pessoa, em lugares e função diversas, com igualdade de privilegio. O ambiente precisa ser adaptado e os recursos de vem ser fornecidos de acordo com a necessidade de cada um.
2-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma analise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que? (2,0)
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-t
R: A metodologia em que a escola trabalhava era a tradicional comparando com a metodologia usada pelo professor substituto de artes, pois ele acreditava em diferentes habilidades que a criança tinha, fazia de suas aulas uma diversão, onde as tenções das crianças eram voltas para ele. Para a escola o importante era o aluno saber ler e escrever e não se preocupava com as dificuldades em que os alunos tinha, pois, a metodologia utilizada era rígida, cheios de regras e punição, era totalmente sem motivação todos os alunos eram tratados da mesma maneira, o aluno protagonista do filme (Ishaan) se sentia diferente dos demais (ele tinha dislexia). A importância do professor para o aluno foi muito valorizada, pois trabalhou de forma criativa fazendo a criança sentir valorizado e conhecendo suas próprias habilidades dentro do possível. De acordo com que estudamos na aula 6 devemos observar as necessidades educativas preconizando a inclusão, a participação ativa e utilizar técnicas inovadoras despertando o interesse e respeitando o limite e o tempo de cada aluno. E para que isso ocorra o professor devem investir em sua formação de forma continuada com atenção muito especial, pois eu com professora da educação especial devo estar atenta para incluir e construir a autoestima e a autoconfiança mostrando para todos que temos direitos iguais, pois para as crianças essa atenção do educador valoriza o aprendizado, favorecendo o crescimento da criança com resultados positivos e significativos superando suas dificuldades e descobrindo seus potenciais.

Continue navegando