Buscar

ATV 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia - Turma: 2020/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo:Caarapó/MS
Acadêmico: Viviane Rodrigues Alves RGM: 053.11814
ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.
1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva. 
	
	Diferenças
	Semelhanças 
	Educação Especial
	Atende instituições com crianças portadoras de necessidades especiais e dísturbios de aprendizagem, baseadas nas crenças nas quais as necessidades das crianças com deficiência podem ser supridas na educação recular, demostrando uma visão pedagogicas promovendo os desenvolvimentos dos alunos.
	A educação inclusiva é uma trilha para a atuação da educação especial, na qual seu objetivo é a inclusão dos alunos portadores de deficiência no ensino regular, capacitando os educadores para atuar no ensino aprendizado em todas as possibilidades de desenvolvimento
	Educação Inclusiva
	 Uma educação voltada para todos com igualdades, relacionada com a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular. 
	
2- De acordo com Sassaki, (2012), os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels” disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. 
	
R: A família tem um papel enorme sobre a deficiência dos filhos, a qual as atitudes podem influenciar negatividade na vida das crianças. A inclusão é um direito de todos e é preciso entender que trabalhar com a educação inclusiva é ter novas experiências e combater tais preconceitos. Para se quebrar a barreira do preconceito é necessário uma mudança de atitudo a qual é preciso conviver com a diferença e se adaptar para que as pessoas com deficiência seja inclusa nas atividades. 
O vídeo mostra que uma atitude mostra a toral diferença, pois ao dar o primeiro passo, passa a servir de exemplo ao próximo, fazendo a sociedade entender que todos tem os mesmo difereitos, mostrado no vídeo que a inclusão social é um aspecto evoluido.
3-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma análise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra
 
R: Metodologia utilizada era a tradicional, igualando a metodologia aplicada pelo professor de artes, onde o mesmo acreditava nas diferenças e habilidades que as crianças apresentavam, onde suas aulas era uma festa, pois as crianças brincavam e a atenção era voltada ao professor. 
A escola exegia que os alunos aprendesse a ler e escrever e não se havia preocupação com as dificuldades apresentadas pelo aluno, pois era cheia de punições e regras, a qual nenhum aluno se motivava e seu tratamento er igualado, nessa questão Ishaan se sentia diferente dos demais. Diante do estudo da aula 6 percebe-se que a educação priorizando a inclusão, com participação ativa, utilizando tecnicas inovadoras para dispertar o interesse do aluno e respeitando seu tempo e limite do mesmo. Para isso é preciso que os professores invista em sua formação continuada, valorizando o ensino-aprendizagem de todos. 
4 -Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei? 
R: Toda família com uma criança com deficiência tem direito garantido por lei, onde o gorverno assegura a educação tendo atendimento especial na rede regular de ensino. 
A lei 7853-89 da constituição federal 2013, apoia as pessoas portadora de deficiência em sua integração social. Desamparar qualquer pessoa com deficiência é crime. Essa lei auxilia muitas famílias, pois infelismente ainda existe muito preconceito, tanto por pessoas quanto por instituição, a qual a lei assegura a educação de qualidade a todos.
5-Assista o filme, Extraordinário, (Link do filme: https://www313.o0-1.com/token=elFerwLVnfcrpHP6J3nxTg/1600882199/138.97.0.0/83/e/95/03969e82535807a82e94733ba5f1195e-720p.mp4), e descreva a importância da família (Isabel Pulman, Nate Pulman e Olivia Pulman) e da escola ( Mr. Browne e colegas de sala), diante das mudanças na rotina de Auggie Pulman. 
 
R: A familia é local de abrigo para qualquer criança, porém a mãe como ambiente protetora tem um certo receio de mandar a criança a escola, pelo fato do que o filho irá passar, pensando somente no menino e deixando de lado a preocupação com a filha. O diretor da escola demostra gentileza com o menino, mas a escola não ve com um bons olhos, a qual muitas crianças os deixa de lado, querendo uma certa distancia, mas como á um ser humano com um coração livre. Um colega ajuda o menino com os afazeres das aulas, mostrando que não há nada de diferente com o menino. A família e escola precisam estar em conjunto, aceitando a diferenças e buscando metodos a qual não prejudique nenhum educando. 
6- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.
a) O que é considerado deficiência? 
b) O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
c) Qual é a função da escola no processo de inclusão?
d) Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho?
 
A deficiência é uma dificuldade de desenvolvimento fisico, psicologico, visivilmente nitidos,  qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Qualquer impedimento, obstáculo, atitude ou comportamneto que dificultam a participação social da pessoa que desfruta de seus direitos á acessibilidades em barreiras urbanista, arquitetônica, nos transportes, comunicação. O processo de inclusão na escola é de suma importancia no convívio e acolhimento dos alunos, a lei assegura que todos os deficientes tem direito tendo direito de usar suas habilidades e funções no ambiente inclusivo para ter os mesmo privilegios.

Continue navegando