Buscar

Atividade 01 educacao especial pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia - Turma: 2021/1 Semestre:8°
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo: Horizontina R.S
Acadêmico: Sandra Cristina Giconetti
 RGM: 053.17716
ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet, nem dos colegas de turma, pois essas atividades serão identificadas e zeradas.
1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva. 
A inclusão não se trata apenas da pessoa portadora de deficiência, a inclusão abrange os conceitos racionais e socioeconômicos, mais sabemos que sem o deficiente não existe inclusão. Existem leis constitucionais, que garantem a todos direitos educacionais, existe também a lei que assegura o direito da pessoa com deficiência permitindo que frequente todos os grupos sociais, inclusive a escola, para que a sociedade não a recuse em determinadas atividades que são direitos dos cidadãos. O ponto de partida se deu início na integração do aluno com deficiência, mas no contexto atual faz mais sentido receber em uma escola inclusiva, visto que fora da escola será mais fácil viver por meio da inclusão. A educação especial é voltada para o aluno com deficiência de maneira que o integra ao ambiente escolar, já a inclusão por sua vez promove o convívio social sem distinguir os alunos, tem ligação social e cultural na promoção da educação inclusiva, integrar não é incluir por isso cada vez mais as práticas pedagógicas estão direcionadas aos alunos com e sem deficiência promovendo um ambiente interativo e atrativo a todos, assim como funciona a vida fora do ambiente escolar. 
2- De acordo com Sassaki, (2012), os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels” disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. 
A inclusão é direito de todos o preconceito é doloroso, trabalhar com a inclusão é viver novas experiencias e vencer o preconceito das diferencias é valorizar cada um, o preconceito com pessoas especiais se torna pior porque muitos acham que a deficiencia é um impedimento e acabam excluindo, numa brincadeira, não convida para festas por serem consideradas incapazes por sua deficiência. Devemos combater o preconceito pois o preconceito tira a esperança de aprender de muitas crianças com deficiência e criar possibilidades para essas pessoa forem incluidas na sociedade e nas atividades cotidianas. Diversas coisas mudaram no decorrer dos anos e pra melhor hoje as pessoas com deficiência tem seus direitos assegurados por lei. Como no video “wheels” seria bom que todas as pessoas deficiêntes nas atividades cotidianas, no vídeo mosta que todas as crianças da vizinhanças jogaram bola sentadas na cadeira de roda, para incluir o menino com necessidades especiais que usava cadeira de rodas, assim todos brincaram sem excluir ninguém todos iguais do jeito que tem que ser.
	
3-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma análise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra
 
O filme mostra que a metodologia que a escola trabalha era a tradicional antes do professor substituto de arte, isso só mostra que a escola não estava preparada para receber uma criança especiais, por isso a escola precisa se preparar para receber alunos com deficiências e limitações. Para a escola era importante que o aluno aprendesse a ler e a escrever com uma metodologia muito rigida e cheias de regras ela não se preocupava com a dificuldade do aluno todos os alunos era tratado do mesmo jeito o professor não se preocupava os alunos não tinha motivação para aprender nem Ishaan que sofre de dislexia, os seus pais não observa a evolução de aprendizagem de seu filho que repetiu varias vezes a mesma serie, os pais do aluno trocou ele de escola colocou ele num internato, a escola utiliza de uma metodologia tradicional com professores disciplinadores onde todos os alunos tinham que obedecer a regras da escola, com a chegada do professor de arte com nova metodologia a criatividade de expressão logo percebeu que o Ishaan tinha algum problema, pois ficava distante e não desenhava e nem se comunicava. Como o professor já tinha trabalhado com crianças especiais então a ajuda com todas suas experiências com uma metodologia diferente dos outros alunos. De acordo que estudamos na aula 6 o professor se encaixa no quadro apresentado, porque ele é um professor comprometido e respeita o limite o tempo de cada aluno aprender, por isso que é um bom professor tem que estar sempre se atualizando em sua formação de forma continua e estar disposto a fazer a diferença.
4 -Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei? 
Todos os alunos com necessidades especiais tem direito a educação gratuita, pois deve ser inserido dentro de um contexto educacional é necessário que seja aplicado a educação, as necessidade do aluno nunca deve ser motivo de exclusão e sim adaptado mediantes as suas limitações. A família pode recorrer a lei nº 7.853/89, apoio as pessoas portadora de deficiências, da constituição federal e o documento da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, além da LDB e outras leis que asseguram o direito das pessoas com deficiência. 
Artigo 208 inciso III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Cabe a família ir atrás dos seus direitos e garantir a educação de seus filhos, pois todos tem direito de uma boa alimentação, e educação, esporte, lazer ao respeito, a dignidade e o conviver com os demais. 
5-Assista o filme, Extraordinário, (Link do filme: https://www313.o0-1.com/token=elFerwLVnfcrpHP6J3nxTg/1600882199/138.97.0.0/83/e/95/03969e82535807a82e94733ba5f1195e-720p.mp4), e descreva a importância da família (Isabel Pulman, Nate Pulman e Olivia Pulman) e da escola ( Mr. Browne e colegas de sala), diante das mudanças na rotina de Auggie Pulman. 
O filme extraordinario conta uma historia de Auggie Pulliman, um garoto de 10 anos que nasceu com sindrome de treacher Collins, uma doença genetica que afeta com mais frequencia os ossos da face, a mandibular, o queixo e as orelhas. Auggie passou por vinte e sete cirugias para ver, falar, ouvir e cheirar sem aparelho auditivo, sua mãe interpretada pela atriz Julia Roberts sempre o educou em casa com carinho, então decidiu matricular o seu filho numa escola particular, ja não é facil para uma criança considerada comum imagina para uma criança especial aos 10 anos que sempre foi educada em casa pela mãe, agora tem que enfrentar todos os olhares e perguntas maldosas por caso de seu rosto e curiosidade de muitos. Mais ele usou a inteligencia e supreendeu a todos se esforçando para conseguir se encaixar em sua realidade. O filme mostra a importancia de uma família, Auggie conta sempre com a presença de seus pais, que sempre mantem otimista mesmo sabendo que o mundo não será nada facil para seu filho, e mostra também a história de sua irma mais velha que sente que foi esquecida pelos seuspais por causa das necessidades de seu irmão, mais tem um grande carinho por seu irmão. O filme também apresenta o bullying que Auggie passa na escolar ao conviver com as crianças, a história ensina que o amor e amizade são muito mais importante do que a aparencia, temos que ter mais empatia com todos.
	
6- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.
a) O que é considerado deficiência? 
b) O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
c) Qual é a função da escola no processo de inclusão?
d) Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho?
A deficiência pode ser descrita como, aquela pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir na participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Os exemplos mais comuns de barreiras são: as urbanísticas que impedem ou dificultam o acesso da pessoa com deficiência, as barreiras arquitetônicas que por sua vez impedem acesso aos deficientes públicos ou privados e as do transporte que existem nos transportes públicos impedindo que a pessoa com deficiência faça o uso como qualquer outro cidadão.
A função da escola inclusiva é promover à educação a pessoa com deficiência assegurados no sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, onde o ambiente deve ser propicio para recebê-la tendo igualdade de oportunidade com as demais pessoas.
Gostei muito do filme

Continue navegando