A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
APOL 2 RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS 3 TENTATIVAS

Pré-visualização | Página 3 de 6

das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, entre as  medidas tomadas para diminuir a desigualdade entre brancos e negros, qual foi a mais polêmica? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Sistema de Cotas para estudantes negros no curso superior.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] sistema de cotas, como foi designada a Política de Ação Afirmativa (PAA) de acesso de estudantes negros ao ensino superior, foi, sem dúvida, a mais polêmica de todas as propostas”. (texto-base, p. 78).
	
	B
	Política de Argumentos Afirmativos.
	
	C
	Sistema de Inclusão Assistencialista.
	
	D
	Sistema de Inclusão Privativo.
	
	E
	Política de Espaços Raciais (PER).
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o texto:
"A escola sempre foi um espaço muito eficaz para a disseminação de ideologias, sejam elas boas ou más, então, a escola foi um importante instrumento usado para inserir o negro e o indígena naquela sociedade que os segregava. É claro que a escola [...] é um espaço privilegiado para a intervenção e combate ao racismo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 5, Curitiba: Intersaberes, 20??, p. 4 e 5
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 5 -  videoaula 4 - Tema: Síntese, indique corretamente a alternativa que fala acerca da promoção da igualdade racial:
Nota: 0.0
	
	A
	A promoção da igualdade racial anula a questão do mérito e não reforça os direitos sociais.
	
	B
	A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas reforça os direitos sociais.
"A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas acima de tudo reforça os direitos sociais, reforça a atuação do estado, reforça a capacidade do estado em tentar amenizar as desigualdades, em tentar fortalecer e tornar o país melhor" (Aula 5: Tema: Políticas Públicas e Movimentos Sociais Negros e Indígenas. videoaula 4: Tema: Síntese, 2' a 2'31'').
	
	C
	A promoção da igualdade social enfraquece os direitos sociais e a atuação do Estado.
	
	D
	A promoção da igualdade racial elimina a questão do mérito e ignora os direitos sociais.
	
	E
	A promoção da igualdade racial enfraquece a atuação do estado sem amenizar as desigualdades sociais.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto;
“O fortalecimento das identidades na modernidade tardia pressupõe uma ruptura com a ideia de um povo nacional homogêneo (mesma língua e cultura)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96.
 
Considerando o fragmento  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale  a alternativa que apresenta corretamente o significado de identidade sociocultural.
Nota: 0.0
	
	A
	Significa um modo de ser individual e se reconstrói com base nas interações sociais e econômicas.
	
	B
	Significa a construção das identidades, fundamentadas nos estudos pré-coloniais.
	
	C
	Significa a manipulação de aspectos da igualdade em relação à construção da identidade.
	
	D
	Significa a elaboração das identidades no contexto das desigualdades das interações sociais e étnico-raciais.
	
	E
	Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  ao “[...] processo significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social. Assim, a identidade articula dialeticamente com a noção de igualdade e a de diferença”. (texto-base, p. 96).
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A relação entre identidade e igualdade pode ser percebida sob vários pontos de vistas. Em primeiro lugar, a construção da identidade dos sujeitos pressupõe um processo de práticas e modos de viver e agir coletivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96-97 .
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, à oposição ao individualismo exige uma identificação das pessoas com... 
Nota: 0.0
	
	A
	a segregação racial.
	
	B
	a subjetividade humana
	
	C
	a coletividade abstrata.
	
	D
	a individualidade absoluta.
	
	E
	a coletividade humana.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “[...] busca pelo igual se apresenta em oposição ao individualismo e exige uma identificação das pessoas com uma coletividade humana”. (texto-base, p. 96-97).
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] a construção da identidade visando ao estabelecimento da igualdade pode levar a um processo de opressão de grupos e pessoas não dominantes em uma coletividade mais ampla, como ocorreu no Brasil”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 97 .
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre o processo histórico, assinale corretamente a alternativa que mostra em que lugar se estabeleceu o segmento branco hegemônico.
Nota: 0.0
	
	A
	Lugar individual.
	
	B
	Lugar empírico.
	
	C
	Lugar social.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “[...] Nesse processo histórico, o segmento branco hegemónico acabou por estabelecer 0 "lugar social". (texto-base, p. 97).
	
	D
	Lugar subalterno.
	
	E
	Lugar do oprimido.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o  fragmento de texto:
“Historicamente, podemos encontrar algumas ações governamentais com características de ações afirmativas, nas quais o governo intervém para minimizar problemas sociais e responder a questões conturbadas do mercado de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre as ações afirmativas, assinale corretamente a alternativa que identifica o objetivo dessa política.
Nota: 0.0
	
	A
	Promover a igualdade para consolidar o processo democrático, garantindo a diversidade e a pluralidade social.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “O objetivo das políticas de ações afirmativas é antecipar o movimento de equalização que dê condições de assegurar o processo democrático, no in tento de afiançar a diversidade e a pluralidade social (Piovesan, 2005). Esclarecemos que igualdade é aqui considerada como pautada no respeito à diferença e à diversidade. (texto-base, p. 73)
	
	B
	Redefinir o mercado de trabalho a