Buscar

TOT (Tubo orotraqueal)

Prévia do material em texto

Saúde do Idoso
Os desafios do envelhecimento na sociedade moderna
Prof. Enf. Linda Kelry Alves
Os desafios do envelhecimento na sociedade moderna
O Brasil está amadurecendo, em 2020, teremos 30 milhões de idosos. 
Devemos tratar os idosos como qualquer adulto com capacidade de discernimento e poder de decisão.
Os idosos ficam incomodados quando as pessoas os tratam como crianças, tomam decisões sem os consultar ou ignoram a sua própria vontade.
Nós como profissionais da saúde devemos estimular a sua independência, já que eles estão vivendo a última fase do ciclo vital e são seres humanos fragilizados e muitas vezes debilitados.
Mas nem sempre os filhos têm a opção de dar total autonomia para os pais. 
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2015 pelo IBGE, indicam que 17,3% das pessoas acima de 60 anos apresentam limitações para exercer atividades diárias como utilizar meios de transporte, cuidar do próprio dinheiro ou fazer compras. 
Nesse estágio, a família que não se preparou para assumir a responsabilidade de ajudar na manutenção de vida do idoso, é pega de surpresa. 
E mesmo cuidados simples como levar para fazer compras no supermercado ou acompanhar em uma consulta médica podem se transformar em uma tarefa complicada para os filhos, devido ao excesso de trabalho e a vida agitada das grandes cidades.
Em uma entrevista uma empresaria, que já atuou como executiva em grandes multinacionais farmacêuticas, sentiu a pressão para conciliar a carreira e os cuidados com o pai que adoeceu no início de 2015: “Eu me via impossibilitada de acompanhá-lo ao médico ou para fazer exames, pois ou estava viajando, em reuniões ou até mesmo presa no trânsito caótico de São Paulo”, desabafa. 
Cinco dicas simples e eficazes que nos como profissionais de saúde devemos estimular os familiares e pacientes a fazer:
Valorize seu conhecimento: Idosos são pessoas que já viveram muito, acumularam sabedoria e, por isso mesmo, merecem ter suas histórias de vida respeitadas. Valorize a opinião e leve em consideração os desejos dos mais velhos. Devemos conviver com o idoso, respeitando suas limitações e salientando as suas qualidades.
Incentive a olhar para o futuro: Incentive que tenham novos objetivos e os motive para que coloquem em prática novos projetos de vida. Ter sempre uma nova meta a qual realizar nos estimula física e mentalmente, gera motivação e alegria de viver.
Cuide com discrição: Dê a atenção que eles necessitam sem trazer à tona toda hora os aspectos negativos da velhice. Ofereça apoio, mas cuide para que não se sintam expostos. Eles se ressentem de serem tratados como incapazes.
Dê toda autonomia que eles merecem: Existem diversos produtos, serviços e estruturas especializadas que permitem que o idoso viva com independência. Muitas vezes não é preciso que eles morem no mesmo teto para que você possa cuidar bem deles.
Incentive a interação social: Estudos indicam um aumento na qualidade de vida e na longevidade em idosos que apresentam uma vida social intensa. A vida social do idoso não se resume apenas a participação dele nos grupos de terceira idade, mas também à boa relação com sua família, o envolvimento em grupos de sua comunidade, como um grupo religioso, por exemplo. Faça visitas e proponha atividades culturais para eles frequentarem.

Continue navegando