Buscar

APS Legislação e Ética novooo docx

Prévia do material em texto

Uma empresa chinesa criou em 2016 uma nova marca esportiva de roupas e acessórios: Uncle Martian. Porém, não escondeu que copiou totalmente (e de maneira ilegal) a americana Under Armour. Após o lançamento da marca na China, fotos do evento começaram a circular nas redes sociais. Todo mundo reparou que o plágio era flagrante e até engraçado de tão descarado e tosco.
 O símbolo, branco, é quase idêntico ao da Under Armour, assim como a cor vermelha. E o nome “Uncle Martian” parece uma corruptela de Under Armour.
 A empresa por trás da nova marca é a Tingfei Long Sporting Goods Co. Tudo parece ter sido feito para “confundir” o consumidor, e criar alguma espécie de identificação mental.
 Na verdade, nem a marca parece tentar esconder a “inspiração”. Na página oficial da marca na rede social Weibo, eles postaram os dois logos lado a lado. Huang Canlong, executivo da Tingfei Long, disse a repórteres que a Uncle Martian quer recuperar parte do mercado esportivo na China (atualmente dominado pelas marcas estrangeiras).
 A China é signatária de leis que reconhecem o copyright e é membro da Organização Mundial do Comércio desde 2001. Ou seja, as leis por lá sobre plágio e propriedade intelectual são iguais às do Ocidente. O problema, segundo análise da China Business Review, é a dificuldade em aplicar a lei e as devidas punições.
Segundo jornalista e professor Gerson Luiz Martin:
O câncer do plágio ou do “copia e cola” se disseminou, principalmente, em duas situações. Nos ciberjornais e sua prática de produzir notícias sem a devida e necessária apuração, o chamado jornalismo de gabinete ou jornalismo sentado como preferem alguns autores, em que inúmeros cibermeios vivem a custa de outras mídias, como sanguessugas que reproduzem erros e denuncias vazias. No outro lado, estão as monografias, dissertações, teses que são comprados na indústria crescente dos trabalhos acadêmicos. Não há como julgar qual das situações fazem mais mal à sociedade.
 Segundo Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, o plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.
 Plágio: O ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.

Continue navegando