Buscar

resenha ginástica artística

Prévia do material em texto

UNIP- Imperatriz
Prof.: Ana Dutra
Aluno: Moshe Ben Avraham 
Disciplina: Ginástica Artística
Ginástica artística e estatura: mitos e verdades na sociedade brasileira
Na ginastica artística feminina, há uma exigência biomecânica muito grande e que exigem que ela se expresse com o corpo, assim é necessário ter uma proporcionalidade corporal equilibrada, na maioria das vezes uma estatura baixa. As capacidades físicas mais exigidas nessa modalidade são coordenação, flexibilidade, potencia, força, e capacidade anaeróbia. As medidas antropométricas como estatura, peso, comprimento dos membros são fatores importantes, e as ginastas de estaturas mais baixas parecem levar vantagem. 
As ginastas começam a competir a partir dos 16 anos, e embora haja um menor aprendizado de novos elementos, há um treino maior para o aperfeiçoamento técnico e eliminação de pequenas falhas. Mas, mesmo começando a competir com 16 anos, as ginastas iniciam o seus treinos ainda crianças, por volta dos 5/6 anos, e muitos acreditam que isso possa prejudicar no crescimento. 
Além de treinos intensivos em idade infantil, acredita-se que um fator significativo para o crescimento seja o meio ambiente em que a pessoa vive, desde o útero da mãe ate o quando nasce levando em consideração aspectos socioeconômicos e nutricionais. E também a hereditariedade e maturação indicam um grande influenciador na estatura do individuo, como por exemplo, filhas de pais ginastas tem estaturas e pesos menores que os indivíduos que não tem pais ginastas, e também tem a maturação mais tardia que os demais. 
A hereditariedade é um fator no qual se origina o genótipo, que dependerá das influências (positivas/negativas) do meio ambiente (interno/externo) para se manifestar na forma do fenótipo. O crescimento é um processo complexo com grande dependência genética e para se atingir o potencial genético máximo do fator estatura, as condições ambientais também devem ser favoráveis (THEINTZ e colaboradores, 1993).
A estatura adulta é alcançada no final da adolescência por volta dos 20 anos de idade, e partir do 30 o crescimento começa a declinar, em função doa compressão dos discos vertebrais e perda de minerais nas vertebras. Geralmente, os pais de ginastas apresentam estatura e massa corporal menor do que pais atletas de outras modalidades, assim a projeção para a estatura da ginasta será menor que as atletas de outras modalidades. 
As pessoas acreditam que as ginastas tem estatura menor por causa do treino, mas geralmente é porque a estatura menor dá a elas um melhor destaque do ponto de vista biomecânico, pois ajuda numa melhor execução das acrobacias. Além disso há as influencias do meio ambiente e hereditárias. Assim, não há relação de causa e efeito entre o treinamento de alto nível da GA e a estatura baixa.

Continue navegando