Buscar

AP1-Alfabetização 2 ( Gabarito )

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 (AP1) – 2014.1
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenador (a): Stella Maris Moura de Macedo
Aluno (a): ______________________________________________________ Matr.:_________________
Polo: _________________ 
Caro aluno
· Lembre-se de ler atentamente os enunciados, verificando se sua resposta está de acordo com o que foi solicitado.
· Desenvolva suas ideias expressando nas respostas o conhecimento que foi capaz de construir ao longo das aulas.
· Faça uma revisão cuidadosa de sua avaliação, ao final de cada resposta, com o objetivo de verificar se os seus textos apresentam clareza e coerência.
Boa avaliação!
Questão 1 (3 pontos)
“Entre os desafios que a escola pública continua a enfrentar no Brasil, a alfabetização das crianças das classes populares continua a ter um papel de destaque. Criar estratégias pedagógicas que contribuam para facilitar a apropriação da linguagem escrita pelas crianças tem sido uma tarefa árdua especialmente para as professoras que encaram esse desafio cotidianamente.” 
“Uma outra forma de pensar o processo de alfabetização, rompendo com uma perspectiva homogeneizadora, é reconhecer os alunos e as alunas como sujeitos sócio-culturais, compreendendo-os/as em suas diferenças.”
“Portanto, para pensar o processo de alfabetização a partir do sujeito que aprende, como defende acertadamente Ferreiro, é preciso considerar também, que esse sujeito é situado historicamente, não é um sujeito universal, como Vygotsky enfatizava.” 
A partir dos fragmentos acima, retirados do texto AMBIENTE ALFABETIZADOR EM QUESTÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA, de Mairce da Silva Araújo, redija um texto de no máximo 15 linhas, apresentando o conceito de ambiente alfabetizador segundo Emília Ferreiro e as contribuições deste para a instauração de novas práticas alfabetizadoras que favoreçam, realmente, a aprendizagem da leitura e da escrita.
Expectativa de resposta: Para Emilia Ferreiro construir um ambiente alfabetizador não é organizar a sala de aula com vários cantinhos de livros, colocar objetos devidamente identificados com etiquetas, ter paredes repletas de cartazes, frases e versos, mas construir um espaço para a participação efetiva dos alunos em práticas sociais de leitura e escrita, onde o ato de ler e escrever aconteça de forma sistemática, por meio da mediação do professor.
Esta prática transforma a sala de aula num ambiente alfabetizador, pois coloca o aluno em contato permanente com materiais escritos e significativos que circulam na sociedade (folders, cartões, convites, encartes, revistas, livros, etc.) e que fazem parte de seu universo cultural. Desta forma, através de sua inferência direta na análise e exploração desses materiais, o educador auxilia o aluno a construir idéias sobre como se lê e como se escreve, dando-lhe a possibilidade de perguntar, pensar, trocar, vivenciar e levantar hipóteses sobre o real funcionamento do sistema escrito e sua função social.
Questão 2 ( 2 pontos)
 
Segundo Paulo Freire: "Aprender a ler e escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade". FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 2001.
Responda:
a) Qual a importância de se incluir a leitura de mundo dos educandos no processo de alfabetização?
Expectativa de resposta: Ao inserir a leitura de mundo das crianças no processo de alfabetização, essa leitura  possibilita uma melhor compreensão do mundo, permitindo ao aluno uma visão mais crítica da realidade. No que se refere à alfabetização, para Paulo Freire, não basta ensinar apenas os códigos de leitura e escrita, mas também relacionar e compreender o significado dessa aprendizagem, para usá-la no dia a dia de forma a atender as exigências da própria sociedade. Construir conhecimentos a partir das leituras de mundo, ou seja, dos conteúdos que permeiam a sala de aula, é produzir um espaço de construção e circulação de conhecimentos, ampliando a perspectiva alfabetizadora para muito além da decodificação; partindo do conhecimento e experiências socio-culturais da criança.  Esta prática assume uma dimensão intercultural; transforma-se num processo coletivo; a leitura de mundo precede a leitura da palavra; entende que quem aprende (criança) também ensina (professores); todos constroem saberes.
A leitura não se restringe à decodificação pura da palavra escrita, não se esgota na leitura mecânica e literal do que está escrito. A leitura do texto pressupõe uma prévia leitura do mundo e esta depende do contexto no qual o leitor está inserido e de toda bagagem de experiências pessoais que traz consigo.
O alfabetizando torna-se capaz de ler e escrever justamente a partir dos significados de sua experiência direta, das relações que estabelece com o ambiente que o cerca e do qual extrai o significado existencial da palavra, no mundo e na vida cotidiana de cada educando. 
Questão 3 ( 1 ponto)
Correlacione as colunas identificando qual o tipo de função predominante em cada uma das propostas de Educação Infantil apresentadas.
	( 1 ) Função de guardiã.
	
	( 3 )
	Promover, de forma regular e coerente (harmônica) o desenvolvimento das crianças nas áreas física, afetiva, cognitiva, social, etc.
	( 2 ) Função preparatória
	
	( 5 )
	Imprimir mais qualidade pedagógica à educação pré-escolar. A ênfase era colocada na necessidade de um trabalho sistemático e intencional. Buscava fornecer a aquisição de conhecimentos escolares a partir dos conhecimentos que a criança já possui.
	( 3 ) Função de promover o desenvolvimento global da criança.
	
	( 2 )
	Apoiada na concepção de que, ao chegar à escola, as crianças das classes desfavorecidas estavam em acentuada desvantagem no que diz respeito aos conhecimentos e experiências culturais, entendendo que a educação infantil daria “prontidão” às crianças para as séries posteriores.
	( 4 ) Função de formar hábitos e atitudes.
	
	( 4 )
	Preocupação com os aspectos morais, com a formação de hábitos e atitudes consideradas “boas e necessárias”.
	( 5 ) Função pedagógica.
	
	( 1 )
	Na Europa do século XVIII, com as grandes transformações sociais, econômicas e políticas surge a necessidade de um lugar para guardar as crianças órfãs e filhos de trabalhadores.
Questão 4 ( 2 pontos)
Um dos maiores desafios no trabalho com alfabetização refere-se à construção da ortografia. O desafio maior do professor é elaborar situações didáticas que permitam aos alunos compreenderem as conexões entre a língua e a ortografia.
Marque X somente nas afirmativas que não apresentam uma postura favorável do professor na aquisição das regras ortográficas.
	( X )
	Oferecer atividades de cópias que levarão o aluno a pensar sobre a sua escrita, memorizando a grafia das palavras.
	( )
	Promover o ensino da ortografia nos primeiros anos da alfabetização, sempre realizando análises e discussões sobre o assunto, de modo que os alunos justifiquem seu ponto de vista a respeito da grafia das palavras. 
	( )
	Orientar atividades que contemplem o estudo dos grafemas e fonemas de uma forma significativa e contextualizada para o aluno.
	( X ) 
	Organizar de maneira sistemática o estudo das regras ortográficas através de questionários e ditados.
	( )
	Explorar atividades que levem os alunos a perceberem que os grafemas podem ter valores sonoros distintos conforme o contexto em que são usados.
	( )
	· Propor atividades de cartas enigmáticas que contribuam para análise de comutação entre segmentos sonoros que compõem vocábulos.
	( )
	Reconhecer que os erros a escrita representam a organização de hipóteses experimentadas pelo aluno para se chegar à escrita ortográfica convencional.
	( X )Trabalhar através dos mecanismos de silabação e do apoio da oralidade para ler e escrever corretamente.
Questão 5 ( 2 pontos)
Leia o texto abaixo da aluna Mariana de 6 anos que estuda numa turma de alfabetização.
VOVÓ EUTEAMMO MUI TO 
A MANHÃ ESABADÚ EVOU VISITÁ VOCÊ CUMCETEZA 
EVOU FASÈ UMBOLO PRA VOCÊ.
BEJOS MARIANA
Responda:
a) Elabore um texto conceituando os termos hipossegmentação e hipersegmentação e explique por que esses processos se revelam nos textos das crianças em processo de alfabetização?
Expectativa de resposta: Na escrita infantilverificam-se dois tipos comuns de ocorrências no que se refere à ortografia: segmentação para mais e segmentação para menos.
Hipossegmentação: constituido por junções de duas ou mais palavras. Ex: foipucausa...
Hipersegmentação: são separações além da prevista pela ortografia. Ex: a cano a vi rou...
A criança toma decisões sobre segmentações no seu texto segundo sua percepção, sendo ora de aspectos constitutivos do discurso oral, ora segundo aspectos que caracterizam a escrita.
Esses erros devem ser vistos como a organização de hipóteses que as crianças possuem para se chegar à apropriação e superação de obstáculos, na construção de conhecimentos sobre a escrita.

Outros materiais