Buscar

Sintomas e Diagnóstico da Cirrose Hepática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiramente é importante ressaltar que a cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. 
A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Logo, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, eliminar toxinas e produtos residuais do organismo, entre outros.
No entanto, os principais sintomas da cirrose são: pele amarelada (icterícia), inchaço no abdômen, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, mau hálito intenso, nódulos amarelados pelo corpo (sobretudo próximos da pálpebra), tosse e vômito com presença de sangue, perda de peso.
Diante disso, e com base no caso concreto, percebe-se que todos os sintomas apresentados pelo paciente são de cirrose hepática, e conforme todos os exames apresentados, confirma o diagnóstico, uma vez que a maioria dos exames deram alterados. 
No exame de AST (U/L), conhecido também como TGO, que serve para detectar lesões no fígado, na bile e no pâncreas deu alterado.
O ALT (U/L) é outra enzima encontrada no fígado, que normalmente são analisadas junto com AST (U/L), que também deu alterado.
O exame de albumina sérica deu baixo, uma vez que o paciente foi diagnosticado com uma doença hepática, logo uma das causas de deficiência de albumina são insuficiência hepática por diminuição de produção.
O exame de bilirrubina indireta deu alterado, uma vez que devido a doença, o fígado não funciona como deveria.
Referência
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/doen%C3%A7as-hep%C3%A1ticas-e-da-ves%C3%ADcula-biliar/fibrose-e-cirrose-do-f%C3%ADgado/cirrose-do-f%C3%ADgado/acesso em 17/09/2019
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cirrose/acesso em 17/09/2019

Continue navegando