Buscar

Avaliação PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0469_AV_201703224442 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANTONIO SERGIO DE GIACOMO MACEDO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 1,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 23/11/2017 15:26:35
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201704069677)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os fundamentos teórico-metodológicos do Curso de Pedagogia indicam a amplitude do processo de formação dos profissionais da educação. Nele estão presentes as seguintes dimensões: ético-política; político-pedagógica; epistemológica; e ético-cultural. Escolha uma dessas dimensões e explique o seu enfoque na formação do pedagogo.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Dimensão ético-política: A atuação do pedagogo deve estar voltada e diretamente comprometida com os desafios do seu próprio tempo. Dimensão político-pedagógica: A preocupação com os processos de construção/reconstrução de saberes nos leva a assumir criticamente que os saberes e as práticas existentes são temporários. Dimensão epistemológica: Fazer da prática pedagógica um objeto constante de investigação. Dimensão ético-cultural: Não há prática docente verdadeiramente que não seja ela mesma um ensaio estético e ético.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704083153)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construídos em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, explique como pode ser proporcionado os estudos teóricos práticos, de investigação e reflexão crítica.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Através do planejamento, execução e avaliação de atividades educativas e pela a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703968132)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O curso de Pedagogia da Estácio surgiu a partir da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e na busca de suas origens já se confrontou com os ¿impasses¿ sobre o trabalho docente e sua formação, já apontando para a questão da Preparar trabalhadores e intelectuais identidade do curso. Os objetivos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras abrangiam os seguintes aspectos: -preparar trabalhadores e intelectuais para o exercício das altas finalidades culturais de ordem desinteressada ou técnica; II- preparar candidatos para o magistério do ensino secundário, normal e superior; III- realizar pesquisas nos vários domínios da cultura que constituem objeto de ensino; IV- preparar trabalhadores de classes de baixa renda para atender ao mercado com finalidades técnicas e socioeducativas.
		
	
	II e IV
	 
	II- III e IV
	 
	I- II e III
	
	I- e IV
	
	I- II e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703289359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para superar os modelos tradicionais de educação se faz necessário o estabelecimento de uma prática educativa pautada pela reflexão, tendo em vista o compromisso de se formar cidadão com autonomia para conduzir seu projeto de vida. Nesse contexto, a educação reflexiva:
		
	
	       valoriza a reprodução  e repetição do conhecimento.
	
	 possibilita a transmissão do conhecimento.
	
	  
admite o ensino tradicional.
	 
	         valoriza o conhecimento crítico.
	
	         propõe o controle das informações.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704059615)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1. O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média. O que caracterizou as universidades desse período foi a forma de organização, bem como a liberdade para o estudo de temas diversos, universais, como o próprio nome sugere. As universidades, de certo modo, originaram-se como extensões dos colégios episcopais, nos quais os jovens estudantes aprendiam o domínio das sete artes liberais, repartidas no trívio e no quadrívio. Marque a alternativa correta:
		
	 
	d) O trívio abraçava as disciplinas formais: gramática, latim, dialética, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrívio abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina
	 
	a) O trívio abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica, dialética, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrívio abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina;
	
	b) O trívio abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica, dialética, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrívio abraçava as disciplinas reais: história, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina;
	
	O trívio abraçava as disciplinas formais: gramática, caligrafia, dialética, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrívio abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astronomia, música, e, mais tarde, a medicina;
	
	e) O trívio abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica, dialética, esta última desenvolvendo-se, mais tarde, na filosofia; o quadrívio abraçava as disciplinas reais: aritmética, geometria, astrologia, música, e, mais tarde, a medicina
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703483147)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A LDBEN 9394/06 determina que os docentes de educação básica possuam o curso superior, ou seja, que a formação de nossos professores aconteça em cursos de graduação. Ao estudar a história da universidade no Brasil, encontramos nos educadores escolanovistas uma preocupação com os estudos superiores e a precária formação de professores existente. A frase abaixo confirma esta afirmativa:
"A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação dos professores para os colégios secundários de que o Imperial Colégio Pedro II era o modelo e o padrão".
Esta frase faz parte da análise que um dos principais educadores e intelectuais escolanovistas fez sobre as escolas superiores oficiais que o Brasil teve até o final do Império em 1889 e o início da República. Podemos afirmar que o autor desta análise foi:
		
	
	Darcy Ribeiro
	 
	Paulo Freire
	
	Plínio Leite
	
	Dermeval Saviani
	 
	Anísio Teixeira
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703970036)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as medidas propostas pela Reforma Universitária, com o intuito de aumentar a eficiência e a produtividade da universidade, sobressaem entre outros,o vestibular unificado que, no momento de sua implantação, exerceu dupla finalidade, a qual seja
		
	 
	Respaldo dos Recursos do empresariado e matricula para todos os estudantes;
	
	Totalização no aproveitamento do número de vagas e promoção dos docentes;
	 
	Racionalização no aproveitamento do número de vagas e admissão do ingresso;
	
	Escassez na oferta de vagas e como direito ao ensino de base.
	
	Limitação do número de vagas e acesso direto ao ensino superior;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703267105)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Parafrasear significa expressar com suas palavras a ideia de um autor, devendo aparecer no texto o sobrenome do autor e o ano da publicação. Assim, quanto ao texto de Paulo Freire: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando", que se encontra na página 32 da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado em São Paulo, pela editora Paz e Terra, no ano de 1999, podemos dizer que deve constar na referência bibliográfica de um trabalho acadêmico a seguinte alternativa:
		
	 
	PAULO FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberesnecessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. 1999, São Paulo: Paz e Terra.
	 
	FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	1999, FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1999, em 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703512185)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Decreto no: 6.303, de 12 de dezembro de 2007 estabelecia a Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) como responsável por:
		
	 
	Formular, propor, planejar, avaliar e supervisionar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular e propor políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular, propor e planejar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular, propor, planejar e avaliar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703868651)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação tem como proposta principal para o profissional da educação:
		
	 
	Docência.
	 
	Conhecimento.
	
	Criança.
	
	Escola.
	
	Adulto.

Outros materiais