Buscar

Figuras de Linguagem

Prévia do material em texto

Figuras de Linguagem 
Objetivo: Aprender e distinguir: todas As figuras de Linguagem 
Figuras de Linguagem – O que é?
as figuras de linguagem são recursos de nosso idioma para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas. Tais recursos podem ampliar o significado de uma oração, assim como suprir lacunas de uma frase com novos significados. Esse é um tema que muito presente em provas de Português de escolas, concursos e até mesmo do ENEM. Nesse artigo você entenderá o que não só o que são as figuras de linguagem, mas quais os diversos tipos e verá exemplos de todas elas.
Figuras de Construção de efeitos sonoros
As figuras de som ou figuras sonoras são aquelas que se utilizam de efeitos da linguagem para reproduzir os sons presentes nos seres. São as seguintes: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
AlIteração
consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
“Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando...Dança doido, dá de duro, dá de dentro, dá direito”. (Guimarães Rosa)
AssonÂncia
consiste na repetição ordenada de mesmos sons vocálicos.
“O que o vago e incógnito desejo/de ser eu mesmo de meu ser me deu”. (Fernando Pessoa)
Repetição de palavras 
Releia alguns versos da canção “Tempestade” de Gabriel o Pensador:
Quem tem boca vai a Roma, quem tem barco vai a remo 
quem tem burca vai a Meca, quem tem Beca vai à festa e parte logo pro ataque
Quem tem beque se defende, quem tem craque supreende com uma jogada de... 
Observe que a repetição da expressão quem tem reforça a ideia de cada um agir com os próprios recursos. Ela é usada sempre no início e no meio dos versos, criando a regularidade desses sons e sentidos. 
Recursos de Linguagem figurada 
A linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado. A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. 
Dividimos as figuras de linguagem em metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, pleonasmo, anáfora, sinestesia, gradação, aliteração, polissíndeto, assíndeto e onomatopeia.
Metáfora
consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. Na metáfora ocorre uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
“Meu pensamento é um rio subterrâneo”. (Fernando Pessoa)
Metonímia 
assim como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser utilizada com outro sentido. Ou seja, é o emprego de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento. A metonímia ocorre quando se emprega:
O efeito pela causa: aquele poeta bebeu a morte (= veneno)
O instrumento pelo usuário: os microfones corriam no pátio = repórteres).
Personificação
consiste em atribuir a seres inanimados características próprias dos seres humanos.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
Antítese 
é o emprego de palavras ou expressões de significados opostos.
Os jardins têm vida e morte.
Hipérbole 
trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede!
Não vejo você há séculos!

Continue navegando