Buscar

Teoria do Currículo

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Currículo e sociedade - ELETIVA
Atente para o seguinte excerto de texto:
 “Na década de 70, sob a influência da tendência crítico-reprodutivista, surge a tentativa de empreender a crítica da teoria do capital humano. Buscou-se, então, evidenciar que a subordinação da educação ao desenvolvimento econômico significava torná-la funcional ao sistema capitalista, isto é, colocá-la a serviço dos interesses da classe dominante: ao qualificar a força de trabalho, o processo educativo concorria para o incremento da produção da mais-valia, reforçando, em consequência, as relações de exploração”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 110.
 De acordo com os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a teoria crítica da educação que predominava no final da década de 1960 e na década de 1970, assinale a alternativa que contempla os estudiosos que apontaram a escola como sendo reprodutora e marginalizadora em prol de uma classe dominante que detém o poder:
Nota: 20.0
	A	Jean-Claude Passeron, Michael Apple e John Bobbitt.
	B	Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron.
Você acertou!
O que predominava, até a década de 1970, eram as tendências não críticas de currículo, mas em seus estudos, Pierre Bordieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron, assinalam a escola como reprodutora e marginalizadora, em prol de uma classe dominante que detém o poder (livro-base, p. 63).
	C	
Louis Althusser, Anísio Teixeira e Henry Giroux.
	D	Henry Giroux, Paulo Freire e Ralph Tyler.
	E	Michael Apple, Louis Althusser e Pierre Bordieu.
Questão 2/5 - Currículo e sociedade - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir:
 “Os chamados ‘profissionais da educação’, influenciados pelas ideias da Escola Nova, deslocam o debate para o âmbito mais restrito do técnico-pedagógico, defendendo reformas educacionais que possibilitem mudanças em nível de qualidade do ensino”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, Eny Marisa. Uma orientação educacional nova para uma nova escola. São Paulo: Loyola, 1995. p. 13.
 
De acordo com os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre as reformas da Educação Nacional, relacione corretamente os reformadores listados a seguir aos locais e reformas empreendidas:
 
Anísio Teixeira
Francisco Campos e Mário Casassanta
Fernando Azevedo
( ) Utilizando-se do método de Ovide Decroly, “centro de interesses”, empreendeu reforma na educação de Minas Gerais, sendo que o currículo e os programas eram idealizados a fim de desenvolver no aluno habilidades de observação, julgamento, criação, decisão e ação.
( ) Empreendeu a reforma da educação do Distrito Federal sob a influência de Durkheim, buscando levar em consideração a interação entre escola e sociedade.
( ) Reformou a educação pública na Bahia sob a influência do pensamento de John Dewey, do pensamento norte-americano e sob as ideias liberais.
( ) Compreendeu a educação como o momento de conhecimento do lugar de cada um na sociedade, sendo a escola o lugar onde se fornecem os meios para que o indivíduo possa se encaixar na sociedade de acordo com suas aptidões.
 Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	1 – 3 – 2 – 3
	B	2 – 3 – 2 – 1
	C	2 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
Anísio Teixeira reformou a educação na Bahia, sendo influenciado pelas ideias de John Dewey e do pensamento americano, sendo permeado pelas ideias liberais. Francisco Campos e Mário Casassanta reformaram a educação mineira sob a influência de Ovide Decroly e seu método “centro de interesses”; o currículo era concebido como instrumento para desenvolver na criança as habilidades de observar, pensar, julgar, criar, decidir e agir. Fernando Azevedo reformou a educação no Distrito Federal sob influência teórica de Durkheim; a principal finalidade dessa reforma era levar em consideração a sociedade moderna e a interação entre esta e a escola. Compreendeu a educação como o momento de conhecimento do lugar de cada um na sociedade, sendo a escola o lugar onde se fornecem os meios para que o indivíduo possa se encaixar na sociedade de acordo com suas aptidões (livro-base, p. 55-57).
	D	3 – 2 – 3 – 1
	E	1 – 3 – 1 – 2
Questão 3/5 - Currículo e sociedade - ELETIVA
Considere o extrato de texto a seguir:
 “De fato, as primeiras obras de teoria do currículo buscaram constituir um campo epistemológico no qual a seleção e ordenação do conhecimento escolar tornaram-se objeto de intervenção científica e política. [...] Concebida como uma atividade teórica, a elaboração e planejamento do currículo implicaram maior controle sobre o conhecimento e sobre professores e alunos”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Cultura e currículo escolar: Aproximações e inflexões nas pesquisas históricas sobre conhecimentos e práticas escolares. XAVIER, Libânia Nacif et al. (Org). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, p. 74-91, 2005. p. 80.
 De acordo com os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que caracteriza a concepção de currículo para Tyler:
Nota: 20.0
	A	Seu foco estava nos alunos e toma o currículo como um meio para a consecução de objetivos determinados por eles e suas experiências.
	B	Pensa o currículo como experiência necessária para conduzir o processo, sendo guiado pela experiência que determinaram os objetivos, sempre centrado no aluno.
	C	
Seu foco está no professor e encara o currículo como um meio para alcançar os objetivos e fins da educação.
	D	Seu foco está no método, partindo da discussão acerca dos fins da educação. Nessa concepção, propõem-se objetivos a serem alcançados e escolhem-se as experiências adequadas para alcançá-los.
Você acertou!
Nessa concepção, propõem-se objetivos a serem alcançados e escolhem-se as experiências adequadas para alcançá-los. 
Comentário: Tyler encara o currículo como um meio para a consecução de objetivos: discutem-se os fins da educação, propõem-se objetivos a serem alcançados e selecionam-se as experiências que sejam as mais adequadas para atingir os objetivos (livro-base, p. 54).
	E	
Pensa o currículo como um meio para se alcançar objetivos, refletindo sobre quais experiências o professor possui para transmitir ao aluno.
Questão 4/5 - Currículo e sociedade - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “O Projeto político-pedagógico [PPP] pode ser referência e um dispositivo para a construção contínua de inovação, para a organização do trabalho pedagógico da escola, para a clarificação das intencionalidades educacionais e escolares e para a articulação solidária das participações dos diferentes protagonistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos A. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 7.
Considerando a informação dada e conforme a vídeoaula 1 da disciplina Currículo e Sociedade sobre a proposta pedagógica curricular, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	
Refere-se a um acúmulo de conteúdos, assim como o currículo.
	B	É o resultado de uma construção coletiva entre todos os atores da comunidade escolar.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b), pois a proposta pedagógica curricular é o resultado de uma construção coletiva entre todos os atores da comunidade escolar. As demais alternativas são incorretas, porque, a proposta pedagógica não é um acúmulo de conteúdos; ela deve ser construída por todos e não somente pelo diretor e pedagogo da escola e não deve ser realizada somente como uma exigência burocrática, mas porque deve estar dentro de um contexto social (vídeoaula 1, Tema 5, tela 14, 12’’ a 3’42’’).
	C	É o resultado de uma construção realizada pelo diretore pedagogo da escola, devidamente preparados para isso.
	D	Deve ser construída prioritariamente pela Secretaria de Educação e Núcleo Regional, que exigem esse documento.
	E	
O fator social não interfere na proposta curricular, já que todas as escolas devem estar de acordo com a BNCC.
Questão 5/5 - Currículo e sociedade - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Originadas no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos particulares, as tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores. [Assim], consideraremos tendência pedagógica como ‘as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana’”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Telma Alves Pontes de; CORDEIRO, Filomena Maria Gonçalves da Silva. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 2.
 Conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre tendências pedagógicas e teorias do currículo, relacione corretamente as tendências pedagógicas às suas respectivas características:
 
Escola Nova
Escola Tecnicista
Pedagogia critico-reprodutivista
Pedagogia histórico-crítica
 
( ) Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa, a partir do seu currículo tradicional, formar mão de obra especializada. Por isso, defendem que o ensino contenha componentes crítico-reflexivos.
( ) Consideram as questões econômicas, culturais, políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos. Defendem que o currículo seja organizado por áreas do conhecimento, a fim de integrar e inter-relacionar as múltiplas dimensões do conteúdo, de forma a despertar no aluno a análise crítica e reflexiva.
( ) O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar; este é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir ao aluno uma adaptação à sociedade.
( ) Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas. Assim, os conteúdos curriculares são selecionados a partir desse objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	2 – 4 – 1 – 3
	B	3 – 4 – 1 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é: b) 3 – 4 – 1 – 2.
Escola Nova: O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar; o aluno é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir o aluno uma adaptação à sociedade.
Escola Tecnicista: Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas. Assim, os conteúdos curriculares são selecionados a partir desse objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino.
Pedagogia critico-reprodutivista: Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa, a partir do seu currículo tradicional, formar mão de obra especializada. Por isso, defendem que o ensino contenha componentes crítico-reflexivos.
Pedagogia histórico-crítica: Consideram as questões econômicas, culturais, políticas e ideológicas na seleção dos conteúdos. Defendem que o currículo seja organizado por áreas do conhecimento, a fim de integrar e inter-relacionar as múltiplas dimensões do conteúdo, de forma a despertar no aluno a análise crítica e reflexiva.
(livro-base, p. 90-94 e 160).
	C	3 – 1 – 4 – 2
	D	2 – 1 – 3 – 4
	E	4 – 3 – 2 – 1

Continue navegando