Buscar

Trabalho AVA 2

Prévia do material em texto

NOME: RAIANA DA SILVA SOARES
MATRICULA: 20181300013
1. Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.
Os avanças e dicotomias na globalização são referenciados muitas vezes como facas de dois gumes, ressaltando que o mesmo avanço pode refletir em desfavorecimentos a regiões, classes etc. 
A integração global em um progresso tecnológico retrata um avanço claro, como a maior eficiência nos negócios globais, bem como a ampliação das relações socioeconômicas. Contudo uma desvantagem está na condução desse processo, visto que nem toda população possui acesso a esses recursos e avanços, acarretando em um distanciamento maior dos grandes centros, tornando áreas desfavorecidas cada vez mais periféricas. Além disso, os recursos naturais que podem ser utilizados no processo, bem como a expansão em áreas de proteção ambiental são uma desvantagem para uma maior preservação do meio ambiente.
A globalização financeira, retrata um fator adicional que é o sistema capitalista, que muitos criticam. Assim o mesmo é uma integração plena e mundial do sistema predominante, as vantagens novamente parecem claras, uma maior velocidade nas transações, possibilitando avanço no comércio mundial, além de maior segurança. As desvantagens seguem a mesma linha, diante de tanta interdependência quando ocorre algo errado afeta milhões de pessoas pelo mundo, indicando efeitos de curto e longo prazo. Além disso o mesmo efeito periférico ocorre, com o isolamento de populações de outros países pobres, que estejam fora dos grandes centros desenvolvidos.
2. Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.
Muitos organismos multilaterais como a ONU, UNESCO, UNICEF, FMI, BIRD, OMS muitas vezes são atribuídos como mediadores nas relações globais, apesar da prevalência diplomática do mundo atual ainda é um papel de relevância frente os diversos conflitos. A dinâmica solicitada na questão pode ser melhor observada na OMC que atua diretamente nos acordos de comercio, sendo um mediador declarado para resolução de conflitos de propriedade, práticas abusivas no comércio global etc. Destacando um campo imprescindível para o desenvolvimento e inserção dos países emergentes, possibilitando a competição em condições de equidade.
3. Elabore um texto dissertativo (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas), tendo como referência as duas imagens apresentadas, colocando em relevo os principais desafios na condução da geopolítica mundial.
Inicialmente podemos referendar dois conceitos, que aparentam representar as imagens e que possuem grande relevância na economia e política mundial. São eles a crescente hiperconexão dos negócios, transformando o mercado moderno, e a segundo conceito sobre o desenvolvimento sustentável atrelado, novamente, aos negócios globais.
Essas temáticas são relevantes na condução de políticas públicas, bem como na competitividade empresarial. Diante de cenários árduos da dinâmica global como o BREXIT, pandemia global, imigração e alterações demográficas são um tempero que fazem um ambiente de discussão e debate ser comprometido. Na busca por equilíbrio entre os fatores supracitados é essencial, ou seja, é preciso encontrar uma posição que permita a ampla conexão dos negócios para benefício social e econômica, por meio da tecnologia, contudo observando os recursos naturais, que são limitados nesse processo, além de mitigar os riscos de degradação do planeta como um todo.
Por fim, mesmo pautas prioritárias se devem observar com atenção o cenário exposto, sendo difícil imaginar uma integração global na mesma direção. Principalmente, pelas demandas já mencionadas, que são observadas como mais urgência pelas populações locais.
REFERÊNCIA 
Organizações internacionais - Conheça as principais instituições multilaterais. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/organizacoes-internacionais-conheca-as-principais-instituicoes-multilaterais.htm> Acesso em 20/03/2020.
Globalização financeira e inserção periférica. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8643136/10686> Acesso em 19/03/2020.
Prós e Contras da Globalização. HELD. D. Rio de Janeiro 1. Ed 2001.

Continue navegando