Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova Segurança Industrial (SEG53)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Segurança Industrial (SEG53)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639390) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15714408
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Processo é o conjunto de equipamentos escolhidos pelas suas funções específicas e interligados de modo a possibilitar a transformação de uma matéria-prima em um produto de interesse, de forma econômica, segura e em escala comercial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um tipo de processo, que é visto como um método usado em indústrias e fábricas, a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível:
	 a)
	Processo contínuo.
	 b)
	Processo gerencial.
	 c)
	Processo por batelada.
	 d)
	Processo descontínuo.
	2.
	A ventilação em uma mina tem como principal objetivo o fornecimento de um fluxo de ar puro em todos os locais de trabalho em subsolo, em quantidades suficientes para assegurar as condições de higiene e segurança dos trabalhadores. Com relação à ventilação em atividades de subsolo na mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A NR 22 apresenta itens que norteiam orientações específicas sobre os sistemas de ventilação em minas subterrâneas.
(    ) A ventilação mecânica, segundo a NR 22, é obrigatória para toda empresa mineradora que tenha minas subterrâneas, devendo atender a critérios especificados por esta norma.
(    ) O projeto de ventilação, previsto pela NR 22, deve ficar devidamente arquivado na empresa e apresentado quando da solicitação da autoridade competente.
(    ) Todo projeto de ventilação deverá ser criado e implementado apresentando fluxograma que deverá ser atualizado constantemente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PINTO. P. C. et al. Construção de um modelo computacional para o circuito de ventilação da Mina Esperança. Disponível em: <http://www.dnpm-pe.gov.br/Geologia/Mineracao.php>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Da ação de cavar minas criou-se o verbo "minar" no séc. XVI e, em consequência da prática de se escavar fossos entorno das fortalezas, durante as batalhas, com a finalidade de fazê-las ruir, adotou-se a palavra "mina" para designar explosivos militares. A associação das duas atividades deu origem ao termo mineração, visto que a escavação das minas se faz frequentemente com o auxílio de explosivos. Com relação à atividade de mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para as minas subterrâneas, deve existir pontos de parada e recolhimento dos trabalhadores, para que se possa dar assistência e prestar os primeiros socorros quando necessário.
(    ) Nas minas subterrâneas, é imprescindível que as saídas de emergências devem estar desimpedidas e sinalizadas.
(    ) É obrigatório que todas as minas elaborem, implementem e mantenham atualizado um plano de emergência.
(    ) Em situações que seja necessário que os trabalhadores deixem os postos de trabalho, somente as vias principais devem oferecer condições para tal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.dnpm-pe.gov.br/Geologia/Mineracao.php>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	A soldagem é o mais importante processo industrial de fabricação de peças metálicas. Processos de soldagem ou processos afins são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte. A atividade de solda, na metalurgia, envolve diversos riscos ocupacionais. Com relação às medidas de ordem coletiva e individual, analise as sentenças a seguir:
I- As luvas de raspa de couro e botinas sem biqueira de aço são EPIs indispensáveis.
II- As bancadas de trabalho e os gabaritos devem ser disponibilizados de forma que possibilite o soldador a sentar.
III- Sempre que possível, a peça deve ser soldada na posição plana.
IV- No processo de soldagem, a máscara com proteção contra radiações não é necessária.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://demet.eng.ufmg.br/wp-content/uploads/2012/10/metalurgia.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Milhares de mineiros morrem por conta de acidentes a cada ano, especialmente no processo de carvão e mineração de rocha dura. De uma forma geral, mineração de superfície normalmente é menos perigosa do que a mineração subterrânea. Com relação à proteção contra incêndios e explosões acidentais na atividade de mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Implementação de equipamentos de prevenção a incêndios e explosões é o ponto-chave para que acidentes e situações indesejáveis não ocorram.
(    ) O PGR de minas e também locais que contenham a presença de gases tóxicos, explosivos ou inflamáveis necessitam apresentar medidas de prevenção e combate a incêndio e de explosões indesejáveis.
(    ) Nas minas subterrâneas, quando concentrações de gás metano ultrapassarem o valor de um por cento (1%) em volume, todas as atividades precisam ser interrompidas, e a supervisão imediata deverá ser comunicada e medidas para a diminuição da concentração do gás devem ser tomadas. 
(    ) A NR 22 trata de questões específicas de atividades em minas subterrâneas, mas as medidas de proteção contra incêndios e explosões são permeadas por normas específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/5757-acidentes-frequentes-em-mineracao/>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	O processo na qual se refere esta questão é realizado em fornos especiais (chamados de conversores) a oxigênio, dos quais o mais utilizado é o chamado conversor LD, no caso de rotas integradas, e o forno elétrico a arco, no caso da rota semi-integrada. O objetivo principal dessa fase é ajustar as quantidades de carbono a proporções necessárias para obtenção das propriedades desejadas, além da redução para níveis aceitáveis de elementos como: fósforo, enxofre, nitrogênio, entre outros. Esta definição refere-se a qual tipo de processo?
FONTE: Disponível em: 
<http://www.ufjf.br/engenhariadeproducao/files/2014/09/2011_3_Jos%C3%A9-Augusto.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	Fundição.
	 b)
	Rebarbação.
	 c)
	Refino.
	 d)
	Preparação da carga.
	7.
	Da ação de cavar minas criou-se o verbo "minar" no séc. XVI e, em consequência da prática de se escavar fossos em torno das fortalezas, durante as batalhas, com a finalidade de fazê-las ruir, adotou-se a palavra "mina" para designar explosivos militares. A associação das duas atividades deu origem ao termo mineração, visto que a escavação das minas se faz frequentemente com o auxílio de explosivos. Com relação às operações com explosivos e acessórios em atividade de mineração, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de fogo, além de previsto na NR 22, necessita ser elaborado por profissional que seja legalmente habilitado para tal.
II- O trabalho que faz uso de explosivos e acessórios, além de atender ao disposto na NR 22, deve atender às especificações de segurança do fabricante.
III- Somente trabalhadores devidamente treinados, segundo as especificações do Departamento de Segurança do Trabalho, podem manipular material explosivo.
IV- Quando da aplicação do plano de fogo, procedimentos de detonar e operar detonações e outras atividades relacionadas, estas devem ser devidamente controladas e implementadas pelo encarregado do fogo, profissional
Página12