Buscar

tice módulo 2

Prévia do material em texto

1 . O Texto abaixo (de José Armando Valente - NIED-UNICAMP / PUC-SP e Fernando José de Almeida - PUC-SP):
 
“A História da Informática na Educação no Brasil data de mais de 20 anos. Nasceu no início dos anos 70 a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Nos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tenha uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade. Apesar dos fortes apelos da mídia e das qualidades inerentes ao computador, a sua disseminação nas escolas está hoje muito aquém do que se anunciava e se desejava. A Informática na Educação ainda não impregnou as idéias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional. ”
Significa que:
A( ) A Informática na Educação no Brasil é muito velha e, por isso, não serve mais às necessidades atuais.
B Os professores ainda resistem à idéia de utilização de computadores.
C	 Os estudos na área de informática educativa no Brasil ainda são novidade.
D	 Não se tem como comprovar que o uso de computadores na escola seja interessante.
E	A mídia é a responsável pelo desconhecimento das possibilidades de uso dos computadores e da tecnologia na escola.
	Resposta: B, pois a tecnologia avançou para conhecimentos de novos meios educacional em vários âmbitos, como meio de utilização no decorrer dos avanços tecnológicos.
 2. Qual o principal fator de falta de disseminação de uso de tecnologias digitais nas escolas brasileiras?
A	 Falta de recursos financeiros.
B	 A ampliação da gama de possibilidades pedagógicas.
C	Preparação inadequada de professores.
D	 O desenvolvimento da Informática na Educação nos Estados Unidos.
E	O uso do computador nas escolas é feito de forma adequada aos diversos níveis de percepção dos alunos
Resposta: C , Não uma formação adequada para os profissionais na área da educação na questão das novas tecnologias, por falta de material tecnológico para os alunos e principalmente os professores.
3. O início da Informática na Educação nos Estados Unidos, no princípio dos anos 70, não foi muito diferente do que aconteceu no Brasil. Os recursos tecnológicos existentes no sistema educacional de 1° e 2° graus nos Estados Unidos em 1975 era semelhante ao que existia no Brasil. Por que os programas brasileiros de Informática na Educação acontecem de forma tão diferenciada nos dois países?
A	 Porque a formação de professores voltada para o uso pedagógico do computador nos Estados Unidos aconteceu de maneira sistemática e centralizada.
B	Porque nas universidades americanas, o computador não está sendo usado como recurso para o aluno realizar tarefas.
C	Porque no Estados Unidos as mudanças de ordem tecnológica são fantásticas e palpáveis e têm correspondência com as mudanças pedagógicas.
D	Porque nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente descentralizado e independente das decisões governamentais.
E	 Porque o aparecimento dos microcomputadores, principalmente o Apple, no início dos anos 80 permitiu uma grande disseminação dos microcomputadores nas escolas.
Resposta: D, porque nos Brasil não há uma adequada formação para o sentido do uso das tecnologias para uma verdadeira aprendizagem e também os recursos não chegam aonde deveria chegar.
4. O Texto abaixo (de José Armando Valente - NIED-UNICAMP / PUC-SP e Fernando José de Almeida - PUC-SP):
“A implantação do programa de informática na educação no Brasil inicia-se com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília em 1981 e na Universidade Federal da Bahia em 1982. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o EDUCOM e uma sistemática de trabalho diferente de quaisquer outros programas educacionais iniciados pelo MEC. No caso da Informática na Educação as decisões e as propostas nunca foram totalmente centralizadas no MEC”.
Isso significa que:
A	As decisões eram fruto de discussões e propostas feitas pela comunidade de técnicos e pesquisadores da área.
 B	 As decisões foram importadas dos Estados Unidos e adaptadas ao Brasil.
C	 As decisões foram importadas da França e adaptadas ao Brasil.
D	 A função do MEC era a de controlar, inviabilizar e contestar essas decisões por que Ministérios têm essas funções somente.
E	Porque os especialistas do MEC preferiram não ter trabalho com questões tão tolas e sem importância
Resposta: A, pode se perceber que tudo o que foi realizado ficou no papel, nada além de verdadeiros projetos, deveria de fato ser papel dos que assumiram esses projetos.
5. É sabido que a maior preocupação dos programas brasileiros de Informática na Educação é a efetivação de mudanças pedagógicas em relação ao uso de tecnologias digitais na educação, porém embora a mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as ações dos projetos de informática na educação, os resultados obtidos não foram suficientes para sensibilizar ou alterar o sistema educacional como um todo. Isso pode ser creditado a:
A	 As ações são incipientes e não contemplam mudanças no ensino de uso de calculadores científicas.
B	 O processo de repensar a escola e preparar o professor para atuar nessa escola transformada estar acontecendo somente nos sistemas públicos de educação, principalmente os sistemas municipais.
C	Principalmente ao fato de terem subestimado as implicações das mudanças pedagógicas propostas no sistema educacional como um todo: a mudança na organização da escola e da sala de aula, no papel do professor e dos alunos, e na relação aluno versus conhecimento.
D	 Mudanças pedagógicas dependem simplesmente da instalação dos computadores nas escolas.
E	Problemas de dimensão do espaço da escola, que é insuficiente para caber computadores
Resposta: C, De acordo com o papel que deveria ser feito no projeto educacional tudo deveria ter uma educação tecnológica de qualidade para que o alunos aprendesse de fato e não permitissem que as aulas fossem monótonas e que houvesse de fato as verdadeiras mudanças.
6. O que é o aspecto mais importante ao se pensar um programa de introdução de informática nas escolas?
A	Que as práticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as instituições se propõem, na introdução de computadores nas escolas, a repensar e a transformar a sua estrutura cristalizada em uma estrutura flexível, dinâmica e articuladora
B	 Pensando na remuneração dos professores, que é ruim, estes devem receber lanches mais adequados às necessidades que a informática coloca.
C	 Pessoas com mais de 30 anos não aprendem mais, por isso os programas devem ser destinados somente para crianças e adolescentes
D	Que se deve ter máquinas e softwares de “primeira”, pois os softwares mais modernos proporcionam um melhor aprendizado do uso dos computadores.
E
Resposta: A, tudo deveria ocorrer com mudanças necessárias para cada aluno e as instituições se adequasse no verdadeiro sentido de educação tecnológicas e que a transformação ocorresse no âmbito educacional.	
7. Em geral credita-se a maioria das dificuldades dos programas de informática educativa ao fato de haver poucos recursos financeiros destinados à aplicação de programas deste tipo. Mas deixar o foco da discussão somente na falta de recursos financeiros parece muito superficial. Qual o motivo mais freqüente para o fracasso de programas deste tipo, além das dificuldades financeiras?
A	A preparação inadequada de professores, em vista dos objetivos de mudança pedagógica, necessária ao sucesso de qualquer programa
B	 O uso de computadores, impressoras e scanneres de qualidade ruim.
C	 A má remuneração dos professores que não podem fazer cursos de informática fora da escola para acompanhar estes programas
D	A bagunça que os alunos fazem na sala de informática quando o professor os leva lá para terem aulas.
E	Os alunos precisarem ter computador em suas casas, conectados a Internet, e o governo não pagar para isso acontecer.
Resposta: A ,vendo do ponto de vista tecnológico pode perceber que há muita falta de recursos para a área da educação tecnológica nasescolas, como também a falta de recursos financeiros por meios dos governos.
8. É uma característica do Programa Brasileiro de Informática em Educação a idéia de que o computador é recurso importante para auxiliar o processo de mudança pedagógica, proporcionando a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução.
Isso implica em:
A	Melhorar a qualidade das aulas de português para que os professores e alunos se comuniquem melhor.
B	Usar equipamentos de qualidade inferior pois assim todos terão como comprar computadores iguais para suas casas e poderão praticar mais fora do horário de aulas.
C	 Proibir o uso de computadores para jogos e censurar a navegação na Internet, liberando apenas o acesso a sites educacionais.
D	Entender o computador como uma maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valores.
E	 Aumentar a carga horária de disciplinas “nobres”, como a matemática e as ciências humanas para que os alunos entendam melhor como as máquinas funcionam e, desta forma, tenham melhor rendimento em informática.
Resposta:D, deveria ser o meio mais prático para um processo de formação pedagógicas e também um desenvolvimento das escolas nesse âmbito digital e compreender que os computadores devem ser usado como meio de aprendizagem e de conhecimento para todos.

Continue navegando