Buscar

A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá

Prévia do material em texto

A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá.
Princípios para uma proposta de educação inovadora
Primeira etapa: iniciação
No começo recém formado, começa a ser chamado para substituir um professor. Ainda se confunde com o alune, intimamente se sente aluno, mas percebe que é visto como uma mistura de professor e aluno. Ele luta para se impor, para impressionar, para ser reconhecido. Procura ser inovador, e, ao mesmo tempo, percebe que reproduzir algumas formas de ensinar que via como aluno, algumas até que criativa. É uma etapa de aprendizagem, de insegurança, de ensinamento, de entusiasmo e de muito medo de fracassar, inova um pouco.
Segunda etapa: consolidação
De semestre em semestre, vai consolidando com seu jeito de ensinar, de lidar com os alunos, consegue ter maior domínio do processo, a qual isso já vai dando uma segurança. Desenvolve formulas para se poupar, repete textos, utiliza um mesmo vídeo para diversos temas.
 Terceira etapa: crise de identidade
Aos poucos o dar aula se torna cansativo, repetitivo, insuportável, algumas turma não querem nada com nada, as reunião de professor são todas iguais, pura perda de tempo, salários baixos. E assim vai tocando, sempre foi preparado para dar respostas, para ser o centro do saber e agora descobre mais claramente que não tem certeza, que cada vez sabe menos. Um dia a explode a crise se generaliza.
 Quarta etapa: mudanças
Procura refletir sobre sua vida profissional e pessoal, se atualiza, tenta estabelecer um relacionamento com seus alunos, prepara melhor as aulas, com dinâmicas, novas tecnologias. Aceitasse melhor, ser mais hulmilde e confiante

Continue navegando