Buscar

diferença entre autores : auguste comte karl marx emile durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA UNINTER
· Sua pergunta é excelente. Sinto-me na sala de aula respondendo a uma pergunta formulada pelo próprio diretor da instituição. Não sei se vou conseguir explicar a diferença e sei que se se tratasse de uma prova eu seria prejudicado, mas em se tratando de debate é dado fazer antes essas considerações para então responder a questão, passemos ao que interessa. 
· Vamos falar de Comte, August Comte, considerado o pai da sociologia, considerava que a sociedade precisava está organizada e acreditava que para responder às questões que sua época apresentava bastava que cada coisa/ator social estivesse no seu devido lugar e cumprindo sua função é por isso que a frase "ordem e progresso" escrita na nossa bandeira, expressa tão bem o seu pensamento sociológico. 
· Durkheim também entendia a sociedade como um todo organizado, só que para ele esta era um organismo que funcionava como um corpo, uma pessoa e assim como uma pessoa que tem necessidades como alimentação, saúde, formação moral, ética, social etc. também a sociedade tinha que satisfazer essas necessidades para estar bem. Se isto não acontecia a sociedade ficaria doente ao que ele chamou de sociedade endêmica. Exemplo de uma sociedade endêmica é quando valores considerados bons são deixados de lado e substiuídos por comportamentos considerados errados, como vemos hoje em que uma pessoa honesta é tida por tola, enquanto um "esperto" é considerado "vivo". Esta frase: "o mundo é dos mais espertos", ilustra muito bem o comportamento da sociedade atual. A diferença entre Comte e Durkheim é que, Comte entende que é se tudo estiver em ordem, isto é, organizado, a sociedade irá viver bem enquanto Durkheim, considerando a sociedade como uma pessoa, deixa claro que sendo como uma pessoa, não se pode receitar para os males de uma sociedade as mesmas medidas que se aplicou a outra, sob pena de não se obter os mesmos resultados, pois sendo comparada a uma pessoa, para Durkheim, havia muita probabilidade de que uma determinada sociedade, teria suas próprias formas de reagir a um mesmo estímulo, portanto não bastava que tudo estivesse no seu lugar e funcionando dentro dos padrões estabelecidos, para que a sociedade seja saudável. 
· Quanto a Marx, poucas pessoas não conhecem o essencial de seu pensamento: a luta de classes. Karl Marx concebe a sociedade dividida em duas classes, a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado cuja única posse é sua força de trabalho que eles a vendem ao capital. Para Marx os interesses entre o Capital e o Trabalho são irreconciliáveis pois enquanto o Capital quer explorar a força de trabalho, ao máximo, para obter cada vez mais lucro, o trabalhador quer aumentar seus ganhos através do valor do salário. Esta disputa constante entre o Capital e o Trabalho constitui a essência do pensamento de Marx, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. É nisto que consiste a diferença entre ele, Marx e Comte e Durkheim, pois enquanto estes dois entendem a sociedade como algo organizado, funcionando, convivendo; Marx afirma que essa convivência só é possível porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e propõe que a classe proletária (trabalhadores), devem se organizar, unir-se e inverter a ordem, ou seja, passar de dominada a dominante, e esta é a principal diferença entre eles pois enquanto os dois primeiros imaginam que a sociedade só precisa ser melhorada, Marx afirma que esta situação não tem remédio pois ela resulta da relação existente entre o capital e o trabalho e que para se chegar a uma sociedade mais justa é necessário que os trabalhadores, que são a maioria, assumam o controle dessa sociedade e isso só se dará por meio de uma revolução. 
E Weber? Sendo Weber o pensador mais recente, ele certamente conhecia tanto o pensamento de Comte e Durkheim quanto o de Marx. Desta forma ele entende que a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim mas também não propõe uma revolução como fez Marx, mas afirma que o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade buscando extrair deles os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, é por isso que sua sociologia recebe o nome de compreensiva. 
· 
· Desta forma podemos sintetizar nossa argumentação da seguinte forma: A sociologia de Comte e Durkheim é positivistas; a de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre estes quatro grandes pensadores.
OUTROS ESTUDOS !!!
Comte foi considerado o pai da sociologia, definida por ele inicialmente como "física social". Defendia o positivismo, vendo a sociedade como um organismo e as pessoas como objetos de estudo.
Émile Durkhein foi um dos mais importantes teóricos da sociologia. Ainda sob influência positivista lutou para fazer das ciências sociais uma disciplina rigorosamente científica. Para ele, a sociologia estuda os "fatos sociais". Estes possuem três características: 
1) Coerção social: existe sempre uma força que leva as pessoas a agirem de determinada forma.
2) Exteriores ao indivíduo: leis, costumes, etc, existem independentemente da vontade. 
3) Generalidade: é um estado comum ao grupo, é comum a todos os membros, por exemplo: moral, formas de habitação. 
Para Durkheim os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos. Havendo, assim, formas padronizadas de conduta e pensamento, gerando uma "Consciência Coletiva". 
Cabe ressaltar que para ele, bem como para Comte, pode-se perceber "estágios" nas sociedades, podendo haver sociedades mais atrasadas e outras mais evoluídas, sendo que tal "evolução" se daria sob um modelo comum a todas as sociedades. 
Para ele, o cientista deve estudar a sociedade por um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos. 
Já Max Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade. 
Weber via a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente do positivismo dos anteriores. 
No lugar dos fatos sociais de Durkheim, entra a "ação social" (o indivíduo está sempre dotado de intencionalidade), a qual pode ser motivada por tradição, razão ou emotividade. Para Weber cabe ao cientista descobrir os possíveis sentidos das ações humanas, e fazem isso por motivos particulares. 
Weber criou um instrumento de análise que chamou de "Tipo ideal", não sendo um modelo perfeito e utópico de sociedade, mas se trata da construção de uma "imagem" a partir de casos analisados. Através de um estudo é possível apresentar as características de um determinado tipo. 
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Tomemos o ato de escrever como exemplo. ... Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa.
Ação social: • compreensão de como o ator dá sentido à sua conduta através da racionalização e intencionalidade.
Tipo ideal ou tipo puro é um termo comumente associado ao sociólogo Max Weber (1864-1920). Na concepção de Weber é um instrumento da análise sociológica elaborado para a apreensão de fenômenos sociais complexos, que serve de modelo para casos concretos, reais. 
Karl Marx foi o mais revolucionário pensador sociológico. Seus ideais são tão complexos e abrangentes que é difícil definí-los.
Marx criou o conceito de alienação, fazendo crítica ao modo como os trabalhadores se mantinham distantes do produto final por eles criados na sociedade industrializada. 
Outro conceito de Marx foi os "meios de produção"(elementos necessários para o exercício do trabalho, como matéria-prima, terra, tecnologia, etc.). 
Os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva (ex: escravista, servil, capitalista). 
As formas como essasduas (meios de produção e relações de produção) costituem o que Marx chamou de "modos de produção" (sistema comunal primitivo, modo de produção asiático, modo de produção antigo, modo de produção germânico, modo de produção feudal e modo de produção capitalista). 
Tudo isso acarretaria desigualdades, formando as classes sociais. Estas, em toda a história, se opuseram e provocaram lutas de classes, nem sempre marcadas por guerras declaradas, porém sempre existiu. 
Marx foi um defensor do comunismo em detrimento do capitalismo. Acreditava que o ideal seria uma sociedade igualitária (modelo jamais alcançado em toda história). Para ele, o homem só pode lutar pelo que acredita e recuperar sua condição humana diante a desumanidade criada pela industrialização através da "práxis", ou seja, a ação prática. 
......................................... 
Bom, eu talvez não tenha sido muito clara. Qualquer dúvida é só perguntar, ficarei feliz em responder. Na verdade terei uma prova sobre exatamente esses pensadores na faculdade. Pude estudar um pouco hehe.
Ester Emanuelle · 1 década atrás
6
Aprovado
 
0
Reprovado
Denunciar abuso
Comentário
· 
Comte foi é considerado o pai da sociologia, ele acreditava em uma física social. achava que poderia explicar a sociedade através de leis naturais como na matemática ou na física. Durkhein seguiu um pouco os passos dele pois também acreditava em uma determinação para a sociedade, porém, para ele essa determinação resultaria numa dinâmica social harmônica. ou seja para ele todas as classes sociais deveriam coexistir de uma maneira solidária e que isso seria o natural. para Marx não havia essa de natural. em sua visão a desigualdade social era gerada pela opressão de alguns sobre os outros e que isso deveria acabar. weber achava que o capitalismo era o melhor sistema e que poderia ser melhorado para diminuir as injustiças. os quatro tem visões de mundo diferentes, porem Marx é o que mais se distancia dos outros, pois tem um caráter revolucionário. ele era contra o capitalismo e não admitia qualquer possibilidade que esse sistema pudesse ser menos opressor.

Continue navegando