Buscar

6 EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

Prévia do material em texto

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
EQUILÍBRIO ESTÁTICO
Pede-se ao paciente que fique com os pés juntos, olhando para a frente, em seguida pede-se para que feche os olhos; se o paciente cair o teste de Romberg foi positivo. Se o paciente cair sempre para o mesmo lado, suspeita-se de acometimento do aparelho vestibular; se o paciente cai aleatoriamente para um lado, suspeita-se de lesão das vias de sensibilidade proprioceptiva (funículo lateral) ou do vermis cerebelar. Se ele cai de olhos abertos, então se suspeita de lesão do vermis cerebelar. Para sensibiliza o teste de Romberg pede-se ao paciente para que eleve os braços ou que coloque um pé na frente do outro.
Atasia significa não conseguir ficar de pé, distasia é ficar de pé com dificuldade. 
EQUILÍBRIO DINÂMICO
Pede-se ao paciente para caminhar, para sensibilizar o exame pode pedir para que ele ande colocando um pé na frente do outro, ou fazer essa tarefa de olhos fechados.
Há vários tipos de marcha: ceifante ou hemiplégica, anserina, parkinsoniana, cerebelar ou do ébrio, tabética, vestibular ou de Babinski-Neil, escarvante, em tesoura.
COORDENAÇÃO
A perda de coordenação é denominada ataxia, a qual pode ser de três tipo: cerebelar, sensitiva ou mista. A visão auxilia na coordenação em casos de lesões na via da sensibilidade proprioceptiva. Dismetria é a falta de precisão do movimento.
Prova dedo-nariz: pede-se ao paciente para manter os olhos fechados e, com o membro estendido na lateral do corpo, encostar a ponta do dedo na ponta do nariz.
Prova calcanhar-joelho: pede-se ao paciente, em decúbito dorsal, para seguir com o calcanhar a crista tibial, do joelho até a extremidade do pé. 
Prova dos movimentos alternados: pede-se ao paciente para pronar e supinar as mãos várias vezes e rapidamente. Diadococinesia refere-se aos movimentos rápidos e alternados. Eudiadococinesia refere-se à capacidade de realizá-los. Disdiadococinsia refere-se a dificuldade de realizá-los e adiococinesia, à incapacidade. 
Manobra de Dix-Hallpike: o paciente fica inicialmente sentado, com a cabeça rodada em aproximadamente 45°. Com o examinador segurando a cabeça do paciente, promove-se um brusco e rápido movimento de deitar em decúbito dorsal, e a cabeça inferior ao nível da maca. Se o paciente sentir-se tonto ou haver tremor nos olhos, fala a favor de lesão vestibular do lado que está para cima.

Continue navegando