Buscar

SLIDE DO TCC DE EDLEIDE LIMA

Prévia do material em texto

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA/ESPANHOL
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
EDLEIDE DE LIMA PEREIRA LINS
A importância do Professor Bilíngue
RESUMO
O presente artigo abordará sobre a importância da formação do professor para atuação de sua docência em escola bilíngues para surdos. Objetiva-se com esse estudo, averiguar a formação acadêmica de professores que atuam em escolas que oferecem educação bilíngue, se eles sentem-se preparados para ministrar aulas bilíngues, e, se são licenciados para fazer jus nas atribuições do contexto. 
INTRODUÇÃO
A língua Brasileira de Sinais tem uma história interessante desde os tempos antigos, onde começou a ser implantada pouco a pouco nos países. A libras é a língua oficial utilizada nas comunidades de pessoas com deficiência auditiva, o quantitativo das pessoas que não conseguem ouvir, ultrapassa a quantidade de 8 milhões de indivíduos de acordo os dados do senso 2010.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96: 
 Art. 58.  Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 
§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE 
Para educar os primeiros surdos, segundo Golfeld (1997) foram criadas diferentes metodologias de ensino para surdos, algumas baseadas na leitura e escrita, outras baseadas no ensino por meio de sinais, e ainda aquelas que admitiam apenas a oralidade como método de ensino. 
Alfabeto Manual produzido por Pablo Bonet em 1620.
A importância da formação do professor na educação bilíngue 
Quando se fala de formação, logo se vem à mente “estudar para melhorar”, trate-se de um termo relativamente correto, pois o professor é um ser que está constantemente em desenvolvimento. 
De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005: 
 Art. 3o  A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
     
METODOLOGIA
Para verificar a satisfação e a formação acadêmica dos professores bilíngues, foi escolhido o método da pesquisa qualitativa, que será aplicada em uma Escola da Rede Pública, as professoras entrevistadas trabalham com o Ensino de Libras.
Resultados da Pesquisa
Toda a entrevista foi muito satisfatória, observou-se que ambas gostavam de exercer a função de professor de Língua Portuguesa Bilíngue, uma das entrevistadas não tinha a licenciatura competente para exercer a função, no entanto, busca desempenhar sua função com muita responsabilidade, e comentou que iniciará brevemente a licenciatura. 
A entrevista serviu para aprimorar conhecimento e valorizar o profissional do Ensino Bilíngue.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Toda a construção deste estudo desde as primeiras ideias ao seu desenvolver por total, foi muito significativo para aprimorar os conhecimentos sobre esta modalidade de ensino.
Foi alcançada a proposta inicial de verificação do nível de estudo de professores bilíngues, que se deu através da realização da entrevista, tendo o método de pesquisa qualitativa como auxílio para levantamentos de dados. 
As contribuições de autores através de argumentações e dos artigos da Lei foram de extrema importância para a fundamentação deste estudo.

Continue navegando